Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Alexander de Cerqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022018-151942/
Resumo: A presente pesquisa propõe um olhar reflexivo sobre os papéis exercidos pela experiência direta e pela mediação cultural na relação entre a arte contemporânea e o seu público. Buscando, para isso, apoio em teorias e proposições que primem pela participação, e apresentando um recorte das investigações artísticas de Jorge Menna Barreto como terreno fértil para o florescimento de experiências que estimulem o pensamento sensível e reflexivo. Alicerçado por uma abordagem crítica dos pressupostos de John Dewey e Nicolas Bourriaud, o conceito de experiência será delimitado com base na interação atenta entre sujeitos, obras e contextos. Por seu turno, a ideia de mediação será expandida a fim de posicionar-se como um esforço educacional não diretivo, mas provocativo e vinculado à noção de experiência aqui defendida.
id USP_00d2a9d8dbdadd701733c89485eec190
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22022018-151942
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto-Art as ExperienceArte como ExperiênciaArte ContemporâneaContemporary ArtEducational TurnEstética RelacionalJorge Menna BarretoJorge Menna BarretoRelational AestheticsVirada EducacionalA presente pesquisa propõe um olhar reflexivo sobre os papéis exercidos pela experiência direta e pela mediação cultural na relação entre a arte contemporânea e o seu público. Buscando, para isso, apoio em teorias e proposições que primem pela participação, e apresentando um recorte das investigações artísticas de Jorge Menna Barreto como terreno fértil para o florescimento de experiências que estimulem o pensamento sensível e reflexivo. Alicerçado por uma abordagem crítica dos pressupostos de John Dewey e Nicolas Bourriaud, o conceito de experiência será delimitado com base na interação atenta entre sujeitos, obras e contextos. Por seu turno, a ideia de mediação será expandida a fim de posicionar-se como um esforço educacional não diretivo, mas provocativo e vinculado à noção de experiência aqui defendida.This research proposes a reflexive view on the role of direct experience and cultural mediation exerted on the relation between contemporary art and its public. Searching support in theories and propositions that prioritizes participation, and presenting a clipping of the artistic investigations of Jorge Menna Barreto as a fertile field to flourish experiences which stimulate sensitive and reflexive thinking. Supported by a critical approach of the assumptions of John Dewey and Nicolas Bourriaud, the concept of experience will be delimitated based on the concerned interaction among subjects, works and contexts. The idea of mediation, in turn, will be expanded in order to be placed as an educational and non directed effort, but provocative and linked to the notion of experience defended here.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosenthal, DáliaSantiago, Alexander de Cerqueira2017-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022018-151942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-22022018-151942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
-
title Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
spellingShingle Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
Santiago, Alexander de Cerqueira
Art as Experience
Arte como Experiência
Arte Contemporânea
Contemporary Art
Educational Turn
Estética Relacional
Jorge Menna Barreto
Jorge Menna Barreto
Relational Aesthetics
Virada Educacional
title_short Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
title_full Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
title_fullStr Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
title_full_unstemmed Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
title_sort Experiência e educação na obra de Jorge Menna Barreto
author Santiago, Alexander de Cerqueira
author_facet Santiago, Alexander de Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosenthal, Dália
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Alexander de Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Art as Experience
Arte como Experiência
Arte Contemporânea
Contemporary Art
Educational Turn
Estética Relacional
Jorge Menna Barreto
Jorge Menna Barreto
Relational Aesthetics
Virada Educacional
topic Art as Experience
Arte como Experiência
Arte Contemporânea
Contemporary Art
Educational Turn
Estética Relacional
Jorge Menna Barreto
Jorge Menna Barreto
Relational Aesthetics
Virada Educacional
description A presente pesquisa propõe um olhar reflexivo sobre os papéis exercidos pela experiência direta e pela mediação cultural na relação entre a arte contemporânea e o seu público. Buscando, para isso, apoio em teorias e proposições que primem pela participação, e apresentando um recorte das investigações artísticas de Jorge Menna Barreto como terreno fértil para o florescimento de experiências que estimulem o pensamento sensível e reflexivo. Alicerçado por uma abordagem crítica dos pressupostos de John Dewey e Nicolas Bourriaud, o conceito de experiência será delimitado com base na interação atenta entre sujeitos, obras e contextos. Por seu turno, a ideia de mediação será expandida a fim de posicionar-se como um esforço educacional não diretivo, mas provocativo e vinculado à noção de experiência aqui defendida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022018-151942/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22022018-151942/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090976840417280