Rir para resistir: a luta contra a ditadura na imprensa paraibana (1970-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rosildo Raimundo de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21092020-202512/
Resumo: Esta tese consiste na realização de um estudo histórico acerca da produção satírico-humorística impressa, presente na imprensa paraibana durante os anos 1970, com ênfase no conteúdo representativo da experiência social marcante que foi a ditadura civil-militar brasileira. O objetivo deste trabalho é, pois, identificar e analisar, dentro de uma perspectiva metodológica de análise crítico-histórica, o modo de como a resistência e enfrentamento à ditadura civil-militar foi representada na imprensa paraibana. Para tanto, a atenção está focada especialmente na produção das charges e dos quadrinhos publicados nos principais jornais em circulação nos anos 1970 e que compunham a imprensa tradicional e a imprensa alternativa, através dos quais, este estudo buscou descrever as formas de resistência e de combate desenvolvidas pelos humoristas gráficos durante aquela época. Fundamentada na contribuição teórico-metodológica de diversos autores dos campos da História Social e a da História Cultural, a análise evidenciou não apenas o caráter de documento histórico de que os desenhos de humor se revestem como também fez ver a importância que esses representam para a pesquisa histórica quando associados a articulações com diferentes práticas sociais e documentos da época estudados e interpretados à luz de problemáticas de conhecimento histórico (SILVA, M., 2018). Dentre as diversas conclusões apresentadas ao final deste trabalho decorrentes, especialmente, da observação em torno da narratividade com que os cartunistas paraibanos construíram a memória social acerca do embate político-ideológico aqui em destaque, está a nítida evidência de que, para além de artefatos culturais revestidos de um poder simbólico significativo, conforme ressalta Kucinski (2001), os desenhos satírico-humorísticos mais que meros símbolos de resistência da sociedade civil ao autoritarismo, ou expressão de um movimento de resistência, eles são em si mesmos, a própria resistência. Instrumentos a revelarem, que o riso não é mera escapatória. Representa, conforme tenta atestar este estudo, fazendo valer as palavras de George Minois (2003), uma maneira de enfrentar as coisas, de se afirmar diante das ameaças e da incongruência ou da insipidez de todos os horrores da vida cotidiana.
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Para tanto, a atenção está focada especialmente na produção das charges e dos quadrinhos publicados nos principais jornais em circulação nos anos 1970 e que compunham a imprensa tradicional e a imprensa alternativa, através dos quais, este estudo buscou descrever as formas de resistência e de combate desenvolvidas pelos humoristas gráficos durante aquela época. Fundamentada na contribuição teórico-metodológica de diversos autores dos campos da História Social e a da História Cultural, a análise evidenciou não apenas o caráter de documento histórico de que os desenhos de humor se revestem como também fez ver a importância que esses representam para a pesquisa histórica quando associados a articulações com diferentes práticas sociais e documentos da época estudados e interpretados à luz de problemáticas de conhecimento histórico (SILVA, M., 2018). Dentre as diversas conclusões apresentadas ao final deste trabalho decorrentes, especialmente, da observação em torno da narratividade com que os cartunistas paraibanos construíram a memória social acerca do embate político-ideológico aqui em destaque, está a nítida evidência de que, para além de artefatos culturais revestidos de um poder simbólico significativo, conforme ressalta Kucinski (2001), os desenhos satírico-humorísticos mais que meros símbolos de resistência da sociedade civil ao autoritarismo, ou expressão de um movimento de resistência, eles são em si mesmos, a própria resistência. Instrumentos a revelarem, que o riso não é mera escapatória. Representa, conforme tenta atestar este estudo, fazendo valer as palavras de George Minois (2003), uma maneira de enfrentar as coisas, de se afirmar diante das ameaças e da incongruência ou da insipidez de todos os horrores da vida cotidiana.This thesis consists in the realization of a historical study about the printed satirical-humoristic production, present in the Paraiba press during the 1970s, with emphasis on the representative content of the remarkable social experience that was the Brazilian civil-military dictatorship. The objective of this work is, therefore, to identify and analyze, within a methodological perspective of critical-historical analysis, the way in which the resistance and confrontation to the civil-military dictatorship was represented in the Paraiba press. To this end, attention is focused especially on the production of cartoons and comics published in the main newspapers in circulation in the 1970s and which comprised the traditional press and the alternative press, through which this study sought to describe the forms of resistance and combat developed by graphic comedians during that time. Based on the theoretical-methodological contribution of several authors from the fields of Social History and Cultural History, the analysis showed not only the character of a historical document that humor drawings are coated with, but also made clear the importance they represent for research historical when associated with articulations with different social practices and documents of the time studied and interpreted in the light of problems of historical knowledge (SILVA, M., 2018). Among the various conclusions presented at the end of this work, arising, especially, from the observation around the narrativity with which the cartoonists from Paraíba built the social memory about the political-ideological clash here highlighted, is the clear evidence that, in addition to cultural artifacts coated with a significant symbolic power, as Kucinski (2001) points out, satirical-humorous designs are more than mere symbols of civil society\'s resistance to authoritarianism, or the expression of a resistance movement, they are themselves resistance. Instruments to reveal, that laughter is not just an escape. It represents, as attempts to attest to this study, making use of the words of George Minois (2003), a way of facing things, of asserting itself in the face of threats and the incongruity or insipidity of all the horrors of everyday life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Marcos Antonio daBrito, Rosildo Raimundo de2020-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21092020-202512/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-23T00:09:02Zoai:teses.usp.br:tde-21092020-202512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-23T00:09:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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