Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Janaina Carrasco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-13112014-222811/
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral analisar em que condições a inserção do projeto Lugares de aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização da cultura na formação escolar dos estudantes, a partir da abordagem dos estudos culturais. Partindo dos objetivos específicos que pretendem apresentar e caracterizar os estudos culturais como campo teórico e político, que trata das relações na sociedade, e situar o programa Cultura é Currículo nas políticas contemporâneas de educação, a indagação a ser respondida por esse estudo é: em que condições a inserção do projeto Lugares de Aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização cultural na formação dos estudantes? Em nossa hipótese preliminar supomos que a inserção do turismo no currículo escolar permite a aproximação dos estudantes a diferentes espaços culturais, ampliando e diversificando as referências culturais em sua formação. Como metodologia, realizamos pesquisa teórica recorrendo a fontes bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo. Nesta, utilizamos o método observacional com o enfoque preponderantemente qualitativo, e técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Os dados obtidos foram categorizados para análise dos conteúdos. Os resultados alcançados representam a complexidade apreendida nas diversas relações entre os participantes e planejadores do projeto.
id USP_0174ec977ea922c234322cf7b1f279a2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13112014-222811
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturaisPlaces for learning: schooling leaves school in the Cultural Studies viewCultural studiesEducaçãoEducationEstudos culturaisProject "Lugares de aprender: a escola sai da escola" (Places for learning: schooling leaves school)Projeto "Lugares de aprender: a escola sai da Escola"A pesquisa tem como objetivo geral analisar em que condições a inserção do projeto Lugares de aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização da cultura na formação escolar dos estudantes, a partir da abordagem dos estudos culturais. Partindo dos objetivos específicos que pretendem apresentar e caracterizar os estudos culturais como campo teórico e político, que trata das relações na sociedade, e situar o programa Cultura é Currículo nas políticas contemporâneas de educação, a indagação a ser respondida por esse estudo é: em que condições a inserção do projeto Lugares de Aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização cultural na formação dos estudantes? Em nossa hipótese preliminar supomos que a inserção do turismo no currículo escolar permite a aproximação dos estudantes a diferentes espaços culturais, ampliando e diversificando as referências culturais em sua formação. Como metodologia, realizamos pesquisa teórica recorrendo a fontes bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo. Nesta, utilizamos o método observacional com o enfoque preponderantemente qualitativo, e técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Os dados obtidos foram categorizados para análise dos conteúdos. Os resultados alcançados representam a complexidade apreendida nas diversas relações entre os participantes e planejadores do projeto.This research mainly aims to describe on which conditions the insertion of the project Lugares de aprender: a escola sai da escola (Places for learning: schooling leaves school) contributes to the democratization of culture in the schooling of students due to its use of a cultural studies approach. Starting with the specific objectives that firstly intend to present and characterize cultural studies as a theoretical and political field, which covers relations in society, and secondly propose to situate the program Cultura é Currículo (Culture is Curriculum) in contemporary educational policies the question to be answered by this study is, In which conditions the insertion of the project Lugares de aprender: a escola sai da escola (Places for learning: schooling leaves school) contributes to cultural democratization in students\' education? In our preliminary hypothesis, we assume that the inclusion of tourism in the school curriculum allows students to approach different cultural spaces, expanding and diversifying the cultural references in their education. As methodology, we have conducted theoretical research using bibliographic and documentary sources as well as field research. In such research, we have made use of the observational method with a predominantly qualitative approach, as well as techniques of direct observation, interview and questionnaire. Data were categorized for content analysis. The achieved results represent the complexity perceived in different relationships between participants and project planners.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPanosso Netto, AlexandreCastilho, Janaina Carrasco2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-13112014-222811/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-13112014-222811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
Places for learning: schooling leaves school in the Cultural Studies view
title Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
spellingShingle Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
Castilho, Janaina Carrasco
Cultural studies
Educação
Education
Estudos culturais
Project "Lugares de aprender: a escola sai da escola" (Places for learning: schooling leaves school)
Projeto "Lugares de aprender: a escola sai da Escola"
title_short Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
title_full Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
title_fullStr Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
title_full_unstemmed Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
title_sort Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
author Castilho, Janaina Carrasco
author_facet Castilho, Janaina Carrasco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Panosso Netto, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Janaina Carrasco
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural studies
Educação
Education
Estudos culturais
Project "Lugares de aprender: a escola sai da escola" (Places for learning: schooling leaves school)
Projeto "Lugares de aprender: a escola sai da Escola"
topic Cultural studies
Educação
Education
Estudos culturais
Project "Lugares de aprender: a escola sai da escola" (Places for learning: schooling leaves school)
Projeto "Lugares de aprender: a escola sai da Escola"
description A pesquisa tem como objetivo geral analisar em que condições a inserção do projeto Lugares de aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização da cultura na formação escolar dos estudantes, a partir da abordagem dos estudos culturais. Partindo dos objetivos específicos que pretendem apresentar e caracterizar os estudos culturais como campo teórico e político, que trata das relações na sociedade, e situar o programa Cultura é Currículo nas políticas contemporâneas de educação, a indagação a ser respondida por esse estudo é: em que condições a inserção do projeto Lugares de Aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização cultural na formação dos estudantes? Em nossa hipótese preliminar supomos que a inserção do turismo no currículo escolar permite a aproximação dos estudantes a diferentes espaços culturais, ampliando e diversificando as referências culturais em sua formação. Como metodologia, realizamos pesquisa teórica recorrendo a fontes bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo. Nesta, utilizamos o método observacional com o enfoque preponderantemente qualitativo, e técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Os dados obtidos foram categorizados para análise dos conteúdos. Os resultados alcançados representam a complexidade apreendida nas diversas relações entre os participantes e planejadores do projeto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-13112014-222811/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-13112014-222811/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256948677804032