Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391 |
Resumo: | Inúmeras investigações alertam para a necessidade urgente de que as instituições de educação organizem programas sistemáticos, planejados e intencionais para que a convivência na escola seja um valor. Ademais, tanto pesquisas como as legislações sobre educação ressaltam a necessidade de que as escolas tenham ações específicas de combate e prevenção às manifestações de violência, dentre elas o bullying. A presente investigação apresenta dados parciais da implantação de um modelo de Sistema de Apoio entre Iguais denominado Equipes de Ajuda em escolas brasileiras e espanholas. A amostra foi composta por 1.191 estudantes de escolas secundárias de diferentes cidades do Estado de São Paulo e diversas escolas da Espanha. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o INSEBULL, um questionário específico para o diagnóstico de situações de típicas de bullying. Os resultados demonstram que o protagonismo juvenil é uma das soluções possíveis para a superação bullying no contexto da escolar. |
id |
UFS-3_7817a757bcf5053b457eb7a96666e0bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14391 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiencesSchool coexistence. SAI (Support Systems Between Equals). Bullying. Protagonist.Convivencia escolar. SAI (Sistemas de Apoyo entre Iguales). Bullying. Protagonismo.Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo.Inúmeras investigações alertam para a necessidade urgente de que as instituições de educação organizem programas sistemáticos, planejados e intencionais para que a convivência na escola seja um valor. Ademais, tanto pesquisas como as legislações sobre educação ressaltam a necessidade de que as escolas tenham ações específicas de combate e prevenção às manifestações de violência, dentre elas o bullying. A presente investigação apresenta dados parciais da implantação de um modelo de Sistema de Apoio entre Iguais denominado Equipes de Ajuda em escolas brasileiras e espanholas. A amostra foi composta por 1.191 estudantes de escolas secundárias de diferentes cidades do Estado de São Paulo e diversas escolas da Espanha. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o INSEBULL, um questionário específico para o diagnóstico de situações de típicas de bullying. Os resultados demonstram que o protagonismo juvenil é uma das soluções possíveis para a superação bullying no contexto da escolar.Numerosas investigaciones advierten de la urgente necesidad de que las instituciones educativas organicen programas sistemáticos, planificados e intencionales para que la convivencia en la escuela sea un valor. Además de eso, tanto investigaciones como las legislaciones sobre educación señalan la necesidad de que las escuelas tengan acciones específicas de combate y prevención a las manifestaciones de violencia, entre ellas el bullying. Esta investigación presenta datos parciales de la implantación de um modelo de Sistema de Apoyo entre Iguales denominado Equipos de Ayuda en escuelas brasileñas y españolas. La amuestra se compuso por 1.191 estudiantes de escuelas secundarias de diferentes ciudades del Estado de São Paulo y diversas escuelas de España. El instrumento utilizado para la recolecta de datos fue el INSEBULL, uma encuesta específica para el diagnóstico de situaciones típicas de bullying. Los resultados demuestran que el protagonismo juvenil es una de las soluciones posibles para la superación bullying en el contexto escolar.Numerous studies have warned the urgent necessity for educational institutions to organize a systematic, planned and intentional program so that coexistence in school becomes a valuable asset. Furthermore, both studies and legislation on education emphasize the need for schools to carry out specific actions to counter and prevent violence manifestations, including bullying. This paper presents partial data of the establishment of a Support System between Equals model called Help Teams in Brazilian and Spanish schools. The sample consisted of 1,191 students from secondary schools in different cities of São Paulo State and several schools in Spain. The instrument used for data collection was INSEBULL, a specific questionnaire for the diagnosis of typical bullying situations. The results show that youth protagonist is one of the possible solutions to overcome bullying in the school environment.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1439110.20952/revtee.v13i32.14391Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-202358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391/11047https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391/11048Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTognetta, Luciene Regina Paulino Avilés, José Maria M.Knoener, Darlene Ferraz Matos, Ana Luiza Aparecida de Bomfim, Sanderli Aparecida Bicudo 2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14391Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
title |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
spellingShingle |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences Tognetta, Luciene Regina Paulino School coexistence. SAI (Support Systems Between Equals). Bullying. Protagonist. Convivencia escolar. SAI (Sistemas de Apoyo entre Iguales). Bullying. Protagonismo. Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo. |
title_short |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
title_full |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
title_fullStr |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
title_full_unstemmed |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
title_sort |
Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences |
author |
Tognetta, Luciene Regina Paulino |
author_facet |
Tognetta, Luciene Regina Paulino Avilés, José Maria M. Knoener, Darlene Ferraz Matos, Ana Luiza Aparecida de Bomfim, Sanderli Aparecida Bicudo |
author_role |
author |
author2 |
Avilés, José Maria M. Knoener, Darlene Ferraz Matos, Ana Luiza Aparecida de Bomfim, Sanderli Aparecida Bicudo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tognetta, Luciene Regina Paulino Avilés, José Maria M. Knoener, Darlene Ferraz Matos, Ana Luiza Aparecida de Bomfim, Sanderli Aparecida Bicudo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School coexistence. SAI (Support Systems Between Equals). Bullying. Protagonist. Convivencia escolar. SAI (Sistemas de Apoyo entre Iguales). Bullying. Protagonismo. Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo. |
topic |
School coexistence. SAI (Support Systems Between Equals). Bullying. Protagonist. Convivencia escolar. SAI (Sistemas de Apoyo entre Iguales). Bullying. Protagonismo. Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo. |
description |
Inúmeras investigações alertam para a necessidade urgente de que as instituições de educação organizem programas sistemáticos, planejados e intencionais para que a convivência na escola seja um valor. Ademais, tanto pesquisas como as legislações sobre educação ressaltam a necessidade de que as escolas tenham ações específicas de combate e prevenção às manifestações de violência, dentre elas o bullying. A presente investigação apresenta dados parciais da implantação de um modelo de Sistema de Apoio entre Iguais denominado Equipes de Ajuda em escolas brasileiras e espanholas. A amostra foi composta por 1.191 estudantes de escolas secundárias de diferentes cidades do Estado de São Paulo e diversas escolas da Espanha. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o INSEBULL, um questionário específico para o diagnóstico de situações de típicas de bullying. Os resultados demonstram que o protagonismo juvenil é uma das soluções possíveis para a superação bullying no contexto da escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391 10.20952/revtee.v13i32.14391 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.14391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391/11047 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14391/11048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-20 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183330197504 |