\"Para além da curva da estrada\": a influência da socialização religiosa nas trajetórias e projetos de vida de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Rachel Omoto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01102020-124905/
Resumo: O presente estudo investiga de que maneira os processos de formação e socialização vivenciados por jovens em instituições religiosas influenciam suas trajetórias de vida e projetos de futuro. Indo além de espaços tradicionalmente explorados pela Sociologia da Educação, procura-se entender como certas instituições religiosas configuram-se em espaços educativos, com pedagogias e metodologias próprias, que podem ter influência nas escolhas (pessoais, profissionais, políticas etc.) dos jovens que delas participam, sem deixar de balizar o peso da religião em suas correlações com outras instâncias socializadoras, como a família e a escola, a fim de analisar como esses sujeitos estruturam seu agir no mundo. A pesquisa de campo enfoca jovens católicos frequentadores do Anchietanum, centro de juventude mantido pela Companhia de Jesus no Brasil, na cidade de São Paulo/SP. Os procedimentos empregados nesta pesquisa qualitativa exploratória incluem entrevista semiestruturada de caráter biográfico, aplicação de questionário e observação de campo, em conversação com um referencial analítico-teórico bourdieusiano. Com base na análise dos dados coletados, conquanto a família ainda exerça papel fundamental como agência socializadora, a religião revelou-se categoria-chave na constituição da subjetividade dos participantes do estudo, exercendo considerável influência em suas distintas e desiguais trajetórias. Conjuntamente, verificou-se que os Exercícios Espirituais e a espiritualidade inaciana buscados pelos jovens no centro de juventude enfocado emergiram como importante recurso para o exercício da reflexividade, a qual tem se tornado imperativa para o enfrentamento dos desafios impostos pelas constantes mutações na sociedade contemporânea e excludente realidade brasileira. A socialização religiosa apresenta-se, assim, como importante campo investigativo para a compreensão dos processos de socialização contemporâneos e das relações entre juventude e fé em um contexto social de aceleradas transformações e crescente exclusão.
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Indo além de espaços tradicionalmente explorados pela Sociologia da Educação, procura-se entender como certas instituições religiosas configuram-se em espaços educativos, com pedagogias e metodologias próprias, que podem ter influência nas escolhas (pessoais, profissionais, políticas etc.) dos jovens que delas participam, sem deixar de balizar o peso da religião em suas correlações com outras instâncias socializadoras, como a família e a escola, a fim de analisar como esses sujeitos estruturam seu agir no mundo. A pesquisa de campo enfoca jovens católicos frequentadores do Anchietanum, centro de juventude mantido pela Companhia de Jesus no Brasil, na cidade de São Paulo/SP. Os procedimentos empregados nesta pesquisa qualitativa exploratória incluem entrevista semiestruturada de caráter biográfico, aplicação de questionário e observação de campo, em conversação com um referencial analítico-teórico bourdieusiano. Com base na análise dos dados coletados, conquanto a família ainda exerça papel fundamental como agência socializadora, a religião revelou-se categoria-chave na constituição da subjetividade dos participantes do estudo, exercendo considerável influência em suas distintas e desiguais trajetórias. Conjuntamente, verificou-se que os Exercícios Espirituais e a espiritualidade inaciana buscados pelos jovens no centro de juventude enfocado emergiram como importante recurso para o exercício da reflexividade, a qual tem se tornado imperativa para o enfrentamento dos desafios impostos pelas constantes mutações na sociedade contemporânea e excludente realidade brasileira. A socialização religiosa apresenta-se, assim, como importante campo investigativo para a compreensão dos processos de socialização contemporâneos e das relações entre juventude e fé em um contexto social de aceleradas transformações e crescente exclusão.This study investigates how the learning and socialization processes experienced by young people in religious institutions influence their life trajectories and future projects. Going beyond realms traditionally explored by Sociology of Education, we seek to understand how certain religious institutions become educational territories that use their own pedagogical and methodological approaches, and might have influence on the (personal, professional, political, etc.) choices of young people. Taking into account not only the weight of religion, but also of family and school, we analyze how young people structure their actions in the world focusing on young Catholics attending Anchietanum, a youth center maintained by the Society of Jesus in Brazil, in the city of São Paulo/SP. The procedures employed in this exploratory qualitative research include semi-structured biographical interview, questionnaire application and field observation, in conversation with a Bourdieusian theoretical and analytical framework. Based on the analysis of the collected data, although family still plays a fundamental role as a socializing agency, religion proved to be a key category in the constitution of the subjectivity of the study participants, exerting considerable influence on their distinct and unequal trajectories. It was also found that the Spiritual Exercises and Ignatian spirituality pursued by young people in the focused youth center emerged as an important resource for the exercise of reflexivity, which has become imperative for facing the challenges imposed by the constant changes in contemporary society and excluding Brazilian reality. Religious socialization is thus an important research domain for understanding contemporary socialization processes and the relationship between youth and faith in a social context of accelerated transformations and growing exclusion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTomizaki, Kimi AparecidaGabriel, Rachel Omoto2020-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-01102020-124905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-10-27T20:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-01102020-124905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-10-27T20:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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