A percepção sensorial do corpo vestido: uma análise têxtil sob o ponto de vista feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-19122016-135502/ |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado dispõe-se a estudar as relações existentes entre a percepção sensorial têxtil e o corpo vestido, sob a perspectiva de mulheres videntes e não videntes, buscando as semelhanças e diferenças entre essas formas de percepção para assim refletir sobre a ação dos sentidos na interação com o produto têxtil e, mais especificamente, a influência da visão na percepção tátil. Para isso, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas que abordam a relação simbólica do tecido com a sociedade, tendo como base a observação de um grupo formado por 45 mulheres com cegueira total congênita, adquirida e também por mulheres dotadas do sentido da visão. Os diálogos estabelecidos na relação do universo feminino e do têxtil como matéria-prima base para a criação das roupas e como as diversas variações de tecidos e suas funções em contato com a pele estimulam diferentes sensações, buscando enfatizar a importância da percepção e sua influência nas preferências e escolhas de consumo de produtos de moda. Com o objetivo de analisar como é possível estabelecer diferentes formas de perceber o tecido e o corpo que o veste e a maneira como auxiliam na formação da identidade visual como elemento constitutivo de uma cultura contemporânea |
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A percepção sensorial do corpo vestido: uma análise têxtil sob o ponto de vista femininoSensory perception the dress body: a textile analysis from the female point of viewFabricsFashionIdentidadeIdentityModaPercepção sensorialSensory perceptionTecidosEsta pesquisa de mestrado dispõe-se a estudar as relações existentes entre a percepção sensorial têxtil e o corpo vestido, sob a perspectiva de mulheres videntes e não videntes, buscando as semelhanças e diferenças entre essas formas de percepção para assim refletir sobre a ação dos sentidos na interação com o produto têxtil e, mais especificamente, a influência da visão na percepção tátil. Para isso, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas que abordam a relação simbólica do tecido com a sociedade, tendo como base a observação de um grupo formado por 45 mulheres com cegueira total congênita, adquirida e também por mulheres dotadas do sentido da visão. Os diálogos estabelecidos na relação do universo feminino e do têxtil como matéria-prima base para a criação das roupas e como as diversas variações de tecidos e suas funções em contato com a pele estimulam diferentes sensações, buscando enfatizar a importância da percepção e sua influência nas preferências e escolhas de consumo de produtos de moda. Com o objetivo de analisar como é possível estabelecer diferentes formas de perceber o tecido e o corpo que o veste e a maneira como auxiliam na formação da identidade visual como elemento constitutivo de uma cultura contemporâneaThis dissertation proposes to study the relations between the textile sensorial perception and the dressed body under the perspective of seeing and non-seeing women, researching the similarities and differences from these ways of perception and, specifically, the visions influence over the textile perception. For this, it was made several theoretical and practical researches that approaches the fabrics symbolic relation with the society, which was based on the observation of a group with 45 women with congenital total blindness, by women who have acquired it and also by seing women. The dialogues stated in the relation between the feminine universe and the textile as an element to the creation of clothes and how different tissues and its functions in contact with the skin stimulates different sensations, seeking to emphasize the importance of the perception and its influence on personal preferences and fashion produts consumptions choices. It was analyzed how it is possible to connect different ways of perceiving the fabric and the body that wears it so that assists on the formation of the visual identity as an element to institute a contemporary cultureBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Suzana Helena de AvelarMariano, Renata Fambelio Gomes2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-19122016-135502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-19122016-135502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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