Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Regina Aparecida Resek
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-15072009-222513/
Resumo: Historicamente, professores de Língua Portuguesa têm utilizado práticas teatrais em suas aulas. Há, no entanto, um grupo de professores, em especial, que vem articulando práticas de leitura e práticas teatrais. São aqueles que atuam na Hora da Leitura, um projeto implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que introduz uma aula semanal dedicada à leitura de textos literários na matriz curricular das escolas estaduais de Ciclo II do Ensino Fundamental. Este trabalho investigou as motivações e o desenvolvimento destas práticas. Além disso, desenvolveu um experimento que reuniu leitura de textos e jogos de improvisação teatral com um grupo de professores da Hora da Leitura. Este experimento resultou em experiência relevante para o grupo no que se refere ao processo de apreensão do fenômeno teatral e à postura do espectador em face da cena. Para a elaboração, o desenvolvimento e a análise do experimento, recorremos aos pressupostos teóricos que sustentam os jogos improvisacionais, bem como às teorias lingüísticas que estão na base do ensino de Língua Portuguesa, em especial, no que se refere à formação do leitor.
id USP_03fc68b5ca32d02ca05977c82f699308
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15072009-222513
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesaHora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesaEducaçãoEducationEnsino de Língua PortuguesaFormação de LeitoresJogos de Improvisação TeatralPortuguese Language TeachingReaders TrainingTeatroTheaterTheatrical Improvisation GamesHistoricamente, professores de Língua Portuguesa têm utilizado práticas teatrais em suas aulas. Há, no entanto, um grupo de professores, em especial, que vem articulando práticas de leitura e práticas teatrais. São aqueles que atuam na Hora da Leitura, um projeto implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que introduz uma aula semanal dedicada à leitura de textos literários na matriz curricular das escolas estaduais de Ciclo II do Ensino Fundamental. Este trabalho investigou as motivações e o desenvolvimento destas práticas. Além disso, desenvolveu um experimento que reuniu leitura de textos e jogos de improvisação teatral com um grupo de professores da Hora da Leitura. Este experimento resultou em experiência relevante para o grupo no que se refere ao processo de apreensão do fenômeno teatral e à postura do espectador em face da cena. Para a elaboração, o desenvolvimento e a análise do experimento, recorremos aos pressupostos teóricos que sustentam os jogos improvisacionais, bem como às teorias lingüísticas que estão na base do ensino de Língua Portuguesa, em especial, no que se refere à formação do leitor.Historically, Portuguese teachers have made use of theatrical practices in their classes. There is a group of teachers, in particular, who is gathering reading practices and theatrical classes. These teachers carry out the Reading Time, a project introduced in 2005, by Secretariat of Education of São Paulo State, who established a weekly class seeking on the reading of literary texts. This class was included on the basic curriculum of the second stage of primary state schools. This work examined the purposes and the development of these practices. Furthermore, it also brought about an experiment which encompassed the reading of texts and theatrical improvisation games led by a group of teachers from the Reading Time project. This experiment resulted in a relevant experience to the group regarding the understanding process of the theatrical phenomenon and the audiences attitude concerning the scene. Throughout the elaboration, development and analysis of the experiment, the theoretical bases which support the theatrical improvisation games were resorted, as well as the linguistic theories which support the Portuguese Language, especially regarding the readers training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Flavio Augusto Desgranges deSantiago, Regina Aparecida Resek2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-15072009-222513/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-15072009-222513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
title Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
spellingShingle Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
Santiago, Regina Aparecida Resek
Educação
Education
Ensino de Língua Portuguesa
Formação de Leitores
Jogos de Improvisação Teatral
Portuguese Language Teaching
Readers Training
Teatro
Theater
Theatrical Improvisation Games
title_short Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
title_full Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
title_sort Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
author Santiago, Regina Aparecida Resek
author_facet Santiago, Regina Aparecida Resek
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Regina Aparecida Resek
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Ensino de Língua Portuguesa
Formação de Leitores
Jogos de Improvisação Teatral
Portuguese Language Teaching
Readers Training
Teatro
Theater
Theatrical Improvisation Games
topic Educação
Education
Ensino de Língua Portuguesa
Formação de Leitores
Jogos de Improvisação Teatral
Portuguese Language Teaching
Readers Training
Teatro
Theater
Theatrical Improvisation Games
description Historicamente, professores de Língua Portuguesa têm utilizado práticas teatrais em suas aulas. Há, no entanto, um grupo de professores, em especial, que vem articulando práticas de leitura e práticas teatrais. São aqueles que atuam na Hora da Leitura, um projeto implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que introduz uma aula semanal dedicada à leitura de textos literários na matriz curricular das escolas estaduais de Ciclo II do Ensino Fundamental. Este trabalho investigou as motivações e o desenvolvimento destas práticas. Além disso, desenvolveu um experimento que reuniu leitura de textos e jogos de improvisação teatral com um grupo de professores da Hora da Leitura. Este experimento resultou em experiência relevante para o grupo no que se refere ao processo de apreensão do fenômeno teatral e à postura do espectador em face da cena. Para a elaboração, o desenvolvimento e a análise do experimento, recorremos aos pressupostos teóricos que sustentam os jogos improvisacionais, bem como às teorias lingüísticas que estão na base do ensino de Língua Portuguesa, em especial, no que se refere à formação do leitor.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-15072009-222513/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-15072009-222513/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257024928153600