MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421
Resumo: Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandéz
id UNICAMP-30_e581f39c92776ac659c6343cbf9b4445
oai_identifier_str oai::1094453
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a MedicinaMEET (Medical Education Empowered by Theater) : a sensitive encounter between the Theater and MedicineEducação médicaImprovisação (Representação teatral)Jogos teatraisTeatro do oprimidoMedical educationImprovisation (Theatrical performance)Theater gamesTheatre of the oppressedOrientador: Márcia Maria Strazzacappa HernandézDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente texto discorre sobre uma metodologia ativa usada em aulas obrigatórias para alunos do segundo ano do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foi criada de maneira coletiva, pautada em improvisações e jogos teatrais. Para denominar a referida metodologia usamos o acrônimo MEET (Medical Education Empowered by Theater) por acreditarmos no que ele significa: ENCONTRO. A dissertação apresenta os embasamentos e conceitos que alicerçam a estrutura do MEET. As aulas da metodologia são conduzidas por artistas e por médicos, numa simbiose entre a Arte da Cena e a Educação Médica. Essa metodologia transdisciplinar foi inicialmente proposta para o desenvolvimento da comunicação e da relação médico-paciente. No entanto, percebemos por meio de depoimentos dos estudantes e relato de experiências acontecidas em sala de aula que o aprendizado era muito maior, atuando sobre a formação da identidade profissional. Nas aulas, incentivamos os estudantes a imergirem no universo cênico e a aprenderem com o corpo todo. Após vivenciarem os jogos teatrais e as improvisações, eles criam suas próprias cenas de acordo com o tema da aula. São livres para se colocarem em experiência, e, consequentemente, fazem emergir questionamentos (conscientes e inconscientes) sobre a profissão médica, sobre as relações com a equipe de saúde e pacientes. E? também uma oportunidade para os estudantes entrarem em contato com suas próprias emoções, dúvidas e inquietações. Encerramos as aulas com um debriefing dialogando sobre a experiência, as sensações, os exercícios, as cenas teatrais e traçamos um paralelo entre os acontecimentos do dia e a vida acadêmica, profissional e pessoal. Para a presente pesquisa analisamos depoimentos e relatos de experiências dos encontros ocorridos no ano de 2017. Também foram analisadas três cenas teatrais desenvolvidas, buscando identificar as discussões e os sentimentos suscitados dentro de cada uma das propostas criadas pelos estudantes. O encontro sensível, mobilizado pelo fazer teatral e a Estética do Oprimido, possibilita um espaço para os estudantes dialogarem, reconhecerem as opressões e dificuldades que os assolam e a vislumbrarem alternativas para melhorar o ambiente em que vivem. Os jogos teatrais permitem, de maneira lúdica, que os alunos exerçam a liberdade pessoal, a inventividade, a criatividade, motivados a experienciarem as sensações e se reconhecerem como sujeitos na criação do conhecimento. Verificou-se que a metodologia MEET é eficaz para se trabalhar aspectos essenciais de uma formação mais humanizada no curso de medicina da UNICAMPAbstract: This text is about an active methodology which has been used at mandatory classes for second year students of the Medicine School of Unicamp - Universidade Estadual de Campinas [State University of Campinas, São Paulo, Brazil]. Collectively created, MEET (Medical Educational Empowered by Theater) is a methodology focused on improvisation and theatre games. We chose the acronym because we believe in its meaning: ENCOUNTER. The thesis presents the foundations and concepts of MEET's structure. Methodology classes are given by artists and physicians, in a symbiosis of Art Scene and Medical Education. This transdisciplinar methodology was initially proposed for developing the communication between physician and patient. Nevertheless, by means of testimonials and reports on classroom experiences written by the students, we realized that its impact was wider than expected, since it affects the development of professional identity. During the classes, the students are invited to dive in the scenic universe and learn with their entire bodies. After experiencing the theatre games and improvisations, they create their own scenes according to a theme proposed for each class. They are free to live these scenes so, as a consequence, conscientious and unconscientious issues arise. These issues are mainly about the medical profession and the relationship between health professionals and patients. It is also an opportunity for the students to deal with their own emotions, doubts and concerns. The classes were concluded with a debriefing on sensations, exercises and improvised scenes so we were able to trace a parallel between the events of the day and academic, professional and personal life. For this research, we analyzed testimonials and reports from encounters of 2017. We also analyzed three theatrical scenes developed by the students, aiming to identify the discussions and feelings that emerged from the proposals. The sensitive encounter, mobilized by the theatrical act and the Aesthetics of the Oppressed, creates a space where students can dialogue, recognize oppressions and challenges they suffer in order to look for alternatives that improve their environment. Theatrical games allow, playfully, students to exercise their freedom, originality, and creativity, motivated to experience sensations and to recognize themselves as subjects of knowledge creation. MEET methodology was proven to be effective to work with essential aspects of a more humanized approach at the Medicine School of Unicamp - Universidade Estadual de Campinas [State University of Campinas, São Paulo, Brazil]MestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES1719426[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Faria, Alessandra Ancona deCarvalho Filho, Marco Antonio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFrutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-20192019-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421FRUTUOSO, Leticia Rodrigues. MEET (Medical Education Empowered by Theater): um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina. 2019. 1 recurso online (196 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094453Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-01T16:21:38Zoai::1094453Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-01T16:21:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
MEET (Medical Education Empowered by Theater) : a sensitive encounter between the Theater and Medicine
title MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
spellingShingle MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
Frutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-
Educação médica
Improvisação (Representação teatral)
Jogos teatrais
Teatro do oprimido
Medical education
Improvisation (Theatrical performance)
Theater games
Theatre of the oppressed
title_short MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
title_full MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
title_fullStr MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
title_full_unstemmed MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
title_sort MEET (Medical Education Empowered by Theater) : um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina
author Frutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-
author_facet Frutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Faria, Alessandra Ancona de
Carvalho Filho, Marco Antonio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Frutuoso, Leticia Rodrigues, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Improvisação (Representação teatral)
Jogos teatrais
Teatro do oprimido
Medical education
Improvisation (Theatrical performance)
Theater games
Theatre of the oppressed
topic Educação médica
Improvisação (Representação teatral)
Jogos teatrais
Teatro do oprimido
Medical education
Improvisation (Theatrical performance)
Theater games
Theatre of the oppressed
description Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernandéz
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421
FRUTUOSO, Leticia Rodrigues. MEET (Medical Education Empowered by Theater): um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina. 2019. 1 recurso online (196 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421
identifier_str_mv FRUTUOSO, Leticia Rodrigues. MEET (Medical Education Empowered by Theater): um encontro sensível entre o Teatro e a Medicina. 2019. 1 recurso online (196 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637421. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094453
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189151514296320