A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Maurício de Mattos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25072011-135504/
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a transposição museográfica do conceito de biodiversidade em uma exposição do Aquário de Ubatuba, em Ubatuba, SP. O conceito de biodiversidade é bastante complexo, surgindo na ecologia e rapidamente sendo incorporado por diversos campos, muitas vezes com significados e intenções diferentes. A importância da biodiversidade para a sociedade se torna cada vez mais difundida e com isto a necessidade de compreender os processos educativos que a envolvem. Este trabalho objetiva analisar as transformações que o conceito passa ao percorrer o caminho entre os manuais acadêmicos de ecologia e os corredores da exposição de ecossistemas do Aquário de Ubatuba. A delimitação do saber de referência nos manuais acadêmicos é baseada na noção de que os mesmos refletem as teorias e conceitos estabelecidos da comunidade acadêmica em questão, da ecologia. Para permitir o estudo dos saberes em formatos tão diversos como os textos acadêmicos, os textos da exposição e os objetos expositivos presentes, os tanques, mapas conceituais foram utilizados. Para conhecer o saber sábio foram utilizados três manuais, pesquisados junto a diferentes universidades como os mais utilizados no ensino de ecologia. Para compreender o saber no aquário foi realizada uma entrevista com o diretor fundador e responsável pela exposição, assim como analisados todos os textos e tanques. Os textos da exposição de ecossistemas foram todos transcritos, assim como um método de descrição dos tanques, em 3 níveis de profundidade, foi desenvolvido. Os mapas conceituais produzidos a partir destas duas unidades de análise (livros e exposição) apontaram para uma biodiversidade majoritariamente focada no conceito de diversidade específica nos textos acadêmicos. Este enfoque não se mostrou tão presente na exposição, que possuía na diversidade comportamental os principais elementos da exposição. O papel do homem também se mostrou bastante reduzido no saber exposto, enquanto sua figura era presente, ligada a diversos impactos e também ações de conservação no saber sábio. A análise cuidadosa dos mapas da exposição permite também diferenciar entre as características expositivas de cada objeto, com os tanques sendo claramente adequados à apresentação da diversidade comportamental e pouco adequados para a diversidade genética, ausente na exposição. A determinação dos saberes presentes na exposição pelos mapas conceituais é uma ferramenta útil para o processo de elaboração de exposições, assim como permite perceber as adequações dos objetos aos papeis a eles determinados pela exposição. Esta pesquisa, além de apontar as adequações dos tanques de aquários para ensinar aspectos da biodiversidade pouco apresentados pelos livros acadêmicos, mostra também uma metodologia para mapear objetos complexos presentes em exposições, podendo contribuir para futuras pesquisas.
id USP_048c81274eaeacf755a701068686ba95
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25072011-135504
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituaisMuseographic transposition of the biodiversity concept in the Ubatuba Aquarium: a study through the usage of concept mapsaquáriosaquariumsbiodiversidadebiodiversitydidactic transpositioneducação em museusmuseographic transpositionmuseum educationtransposição didáticatransposição museográficaO presente estudo teve como objetivo analisar a transposição museográfica do conceito de biodiversidade em uma exposição do Aquário de Ubatuba, em Ubatuba, SP. O conceito de biodiversidade é bastante complexo, surgindo na ecologia e rapidamente sendo incorporado por diversos campos, muitas vezes com significados e intenções diferentes. A importância da biodiversidade para a sociedade se torna cada vez mais difundida e com isto a necessidade de compreender os processos educativos que a envolvem. Este trabalho objetiva analisar as transformações que o conceito passa ao percorrer o caminho entre os manuais acadêmicos de ecologia e os corredores da exposição de ecossistemas do Aquário de Ubatuba. A delimitação do saber de referência nos manuais acadêmicos é baseada na noção de que os mesmos refletem as teorias e conceitos estabelecidos da comunidade acadêmica em questão, da ecologia. Para permitir o estudo dos saberes em formatos tão diversos como os textos acadêmicos, os textos da exposição e os objetos expositivos presentes, os tanques, mapas conceituais foram utilizados. Para conhecer o saber sábio foram utilizados três manuais, pesquisados junto a diferentes universidades como os mais utilizados no ensino de ecologia. Para compreender o saber no aquário foi realizada uma entrevista com o diretor fundador e responsável pela exposição, assim como analisados todos os textos e tanques. Os textos da exposição de ecossistemas foram todos transcritos, assim como um método de descrição dos tanques, em 3 níveis de profundidade, foi desenvolvido. Os mapas conceituais produzidos a partir destas duas unidades de análise (livros e exposição) apontaram para uma biodiversidade majoritariamente focada no conceito de diversidade específica nos textos acadêmicos. Este enfoque não se mostrou tão presente na exposição, que possuía na diversidade comportamental os principais elementos da exposição. O papel do homem também se mostrou bastante reduzido no saber exposto, enquanto sua figura era presente, ligada a diversos impactos e também ações de conservação no saber sábio. A análise cuidadosa dos mapas da exposição permite também diferenciar entre as características expositivas de cada objeto, com os tanques sendo claramente adequados à apresentação da diversidade comportamental e pouco adequados para a diversidade genética, ausente na exposição. A determinação dos saberes presentes na exposição pelos mapas conceituais é uma ferramenta útil para o processo de elaboração de exposições, assim como permite perceber as adequações dos objetos aos papeis a eles determinados pela exposição. Esta pesquisa, além de apontar as adequações dos tanques de aquários para ensinar aspectos da biodiversidade pouco apresentados pelos livros acadêmicos, mostra também uma metodologia para mapear objetos complexos presentes em exposições, podendo contribuir para futuras pesquisas.The present work analyses the museographic transposition of the biodiversity concept in an exhibit of Aquario de Ubatuba, Ubatuba, SP. Biodiversity is a complex concept. Originally developed in ecology and the natural sciences, it was quickly integrated in a variety of fields and, often, with different and new meanings and interests. The importance of biodiversity for our society grows, and thus the need to better understand the educational processes that involve it. This research\"s objective is to understand the transformations that biodiversity goes through while being transposed from graduation textbooks to the marine ecosystems aquarium exhibit. The decision to use textbooks to represent reference knowledge is based on the notion that textbooks represent established theories and concepts of the academic community in question, the biology, ecology one. To allow comparison of knowledges in such different states as textbooks, exhibit texts and aquarium tanks, concept maps were used as an analysis tool. In order to study the academic knowledge, 3 graduation textbooks were used, selected by questioning major universities which were the most used ecology textbooks by their teachers. To study the aquarium, an interview with the Director and founder, as well as fully transcribing exhibit texts that belonged to the ecosystem exhibit. A method for describing the aquarium tanks, by using three depth levels, was developed and used in the tanks present in the marine ecosystems exhibit. The concept maps produced by these two units of analysis (books and exhibits) pointed to a much more species diversity focused biodiversity in the textbooks. This emphasis was not found in the exhibit that was preeminently focused around behavioral diversity. Man\"s role and relation with biodiversity while well present and explained in textbooks, connected with environmental threats but also with conservation, had little to show in the exhibit. Careful analysis of the maps allows differentiating the museographic characteristics of each exhibit object. While tanks were clearly adapted to communicating behavioral diversity, they were not good at showing genetic diversity, absent at the exhibit, but present in the academic knowledge as part of the definition of biodiversity. Determining knowledges present in the exhibit through the usage of concept maps is a useful tool in exhibit planning, as well as understanding the different roles that each object can play in communicating the concepts present in the exhibit. This research not only shows how each object in the studied exhibit is suited for teaching an aspect of biodiversity not really explained in depth by textbooks, the behavioral diversity, but also presents a method to produce concept maps of complex exhibit objects, contributing for future research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarandino, MarthaSalgado, Maurício de Mattos2011-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25072011-135504/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-25072011-135504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
Museographic transposition of the biodiversity concept in the Ubatuba Aquarium: a study through the usage of concept maps
title A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
spellingShingle A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
Salgado, Maurício de Mattos
aquários
aquariums
biodiversidade
biodiversity
didactic transposition
educação em museus
museographic transposition
museum education
transposição didática
transposição museográfica
title_short A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
title_full A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
title_fullStr A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
title_full_unstemmed A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
title_sort A transposição museográfica da biodiversidade no aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais
author Salgado, Maurício de Mattos
author_facet Salgado, Maurício de Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marandino, Martha
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Maurício de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv aquários
aquariums
biodiversidade
biodiversity
didactic transposition
educação em museus
museographic transposition
museum education
transposição didática
transposição museográfica
topic aquários
aquariums
biodiversidade
biodiversity
didactic transposition
educação em museus
museographic transposition
museum education
transposição didática
transposição museográfica
description O presente estudo teve como objetivo analisar a transposição museográfica do conceito de biodiversidade em uma exposição do Aquário de Ubatuba, em Ubatuba, SP. O conceito de biodiversidade é bastante complexo, surgindo na ecologia e rapidamente sendo incorporado por diversos campos, muitas vezes com significados e intenções diferentes. A importância da biodiversidade para a sociedade se torna cada vez mais difundida e com isto a necessidade de compreender os processos educativos que a envolvem. Este trabalho objetiva analisar as transformações que o conceito passa ao percorrer o caminho entre os manuais acadêmicos de ecologia e os corredores da exposição de ecossistemas do Aquário de Ubatuba. A delimitação do saber de referência nos manuais acadêmicos é baseada na noção de que os mesmos refletem as teorias e conceitos estabelecidos da comunidade acadêmica em questão, da ecologia. Para permitir o estudo dos saberes em formatos tão diversos como os textos acadêmicos, os textos da exposição e os objetos expositivos presentes, os tanques, mapas conceituais foram utilizados. Para conhecer o saber sábio foram utilizados três manuais, pesquisados junto a diferentes universidades como os mais utilizados no ensino de ecologia. Para compreender o saber no aquário foi realizada uma entrevista com o diretor fundador e responsável pela exposição, assim como analisados todos os textos e tanques. Os textos da exposição de ecossistemas foram todos transcritos, assim como um método de descrição dos tanques, em 3 níveis de profundidade, foi desenvolvido. Os mapas conceituais produzidos a partir destas duas unidades de análise (livros e exposição) apontaram para uma biodiversidade majoritariamente focada no conceito de diversidade específica nos textos acadêmicos. Este enfoque não se mostrou tão presente na exposição, que possuía na diversidade comportamental os principais elementos da exposição. O papel do homem também se mostrou bastante reduzido no saber exposto, enquanto sua figura era presente, ligada a diversos impactos e também ações de conservação no saber sábio. A análise cuidadosa dos mapas da exposição permite também diferenciar entre as características expositivas de cada objeto, com os tanques sendo claramente adequados à apresentação da diversidade comportamental e pouco adequados para a diversidade genética, ausente na exposição. A determinação dos saberes presentes na exposição pelos mapas conceituais é uma ferramenta útil para o processo de elaboração de exposições, assim como permite perceber as adequações dos objetos aos papeis a eles determinados pela exposição. Esta pesquisa, além de apontar as adequações dos tanques de aquários para ensinar aspectos da biodiversidade pouco apresentados pelos livros acadêmicos, mostra também uma metodologia para mapear objetos complexos presentes em exposições, podendo contribuir para futuras pesquisas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25072011-135504/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-25072011-135504/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257333788311552