Extensão universitária e economia solidária na América Latina: a universidade em disputa nas trajetórias da USP/Brasil e Udelar/Uruguai
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-05112024-115023/ |
Resumo: | Esta tese tem como tema a importância da construção de uma Universidade Pública para além do capital na América Latina. Em um contexto de disputa da universidade, marcado pela mercantilização da educação e submissão a uma lógica produtivista e competitiva em âmbito internacional (CHAUÍ, 2003; SILVA, 2006) analisamos diferentes estratégias de transformação desta instituição, desenvolvidas por iniciativas de extensão universitária, vinculadas ao movimento de economia solidária. Os casos analisados são a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (USP) e a atual Área de Estudios Cooperativos y Economía Solidaria Universidade da República do Uruguai (Udelar). Estas experiências se vinculam à lutas históricas pela universidade pública e gratuita na região e a afirmação de seu potencial como instrumento na construção da autonomia política, cultural e econômica dos países (RIBEIRO, 1969; FERNANDES, 2020), atrelado ao compromisso desta com a luta dos trabalhadores e a importância do vínculo com os movimentos sociais. Seu potencial de transformação está ligado à capacidade de articulação com diferentes atores, constituindo um campo mais amplo de incidência nas políticas públicas, como ocorreu durante a Segunda Reforma da Udelar e também no âmbito da articulação nacional do movimento de economia solidária e da Rede de ITCPs no Brasil. Além disso, ambas trajetórias demonstram a importância da autogestão e da construção de experiências de formação coletivas na manutenção das iniciativas em momentos de crise. |
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Extensão universitária e economia solidária na América Latina: a universidade em disputa nas trajetórias da USP/Brasil e Udelar/UruguaiUniversity extension and solidarity economy in Latin America: the university in dispute in the trajectories of USP/Brazil and Udelar/UruguayAmérica LatinaEconomia SolidáriaEducação PopularExtensão UniversitáriaLatin AmericaPopular EducationSolidarity EconomyUniversity ExtensionEsta tese tem como tema a importância da construção de uma Universidade Pública para além do capital na América Latina. Em um contexto de disputa da universidade, marcado pela mercantilização da educação e submissão a uma lógica produtivista e competitiva em âmbito internacional (CHAUÍ, 2003; SILVA, 2006) analisamos diferentes estratégias de transformação desta instituição, desenvolvidas por iniciativas de extensão universitária, vinculadas ao movimento de economia solidária. Os casos analisados são a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (USP) e a atual Área de Estudios Cooperativos y Economía Solidaria Universidade da República do Uruguai (Udelar). Estas experiências se vinculam à lutas históricas pela universidade pública e gratuita na região e a afirmação de seu potencial como instrumento na construção da autonomia política, cultural e econômica dos países (RIBEIRO, 1969; FERNANDES, 2020), atrelado ao compromisso desta com a luta dos trabalhadores e a importância do vínculo com os movimentos sociais. Seu potencial de transformação está ligado à capacidade de articulação com diferentes atores, constituindo um campo mais amplo de incidência nas políticas públicas, como ocorreu durante a Segunda Reforma da Udelar e também no âmbito da articulação nacional do movimento de economia solidária e da Rede de ITCPs no Brasil. Além disso, ambas trajetórias demonstram a importância da autogestão e da construção de experiências de formação coletivas na manutenção das iniciativas em momentos de crise.The theme of this thesis is the importance of building a public university beyond capital in Latin America. In a context of university disputes, marked by the mercantilization of education and submission to an internationally competitive and productivist logic (CHAUÍ, 2003; SILVA, 2006), we analyze different strategies for transforming this institution, developed by university extension initiatives linked to the solidarity economy movement. The cases analyzed are the Technological Incubator of Popular Cooperatives at the University of São Paulo (USP) and the current Area of Cooperative Studies and Solidarity Economy at the University of the Republic of Uruguay (Udelar). These experiences are linked to the historical fights for free and public universities in the region and the affirmation of their potential as an instrument for building the political, cultural and economic autonomy of countries (RIBEIRO, 1969; FERNANDES, 2020), coupled with their commitment to the workers\' struggle and the importance of links with social movements. Its potential for transformation is linked to its ability to articulate with different actors, constituting a broader field of influence on public policies, as occurred during the Second Reform of the Udelar and also within the framework of the national articulation of the solidarity economy movement and the ITCPs Network in Brazil. In addition, both trajectories demonstrate the importance of self-management and the construction of collective formative experiences in maintaining initiatives in times of crisis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKruppa, Sonia Maria PortellaLaporte, Ana Luzia Alvares de2024-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-05112024-115023/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-05T23:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112024-115023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-05T23:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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