Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro, Ariane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/
Resumo: Os resíduos sólidos são gerados por todos os seres humanos desde sempre, mas com o advento da industrialização, urbanização, facilidades e tecnologias, tornaram-se um grande problema mundial, gerando sérios impactos socioambientais. Sendo uma temática corriqueira em muitos espaços educativos, deveria ser discutida nas suas variadas dimensões, a saber: ambiental, política, cultural, econômica, educacional, social, estética entre outras. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de trabalho, na temática dos resíduos sólidos, em uma perspectiva de educação ambiental crítica, para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos). A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada \"João e Maria: as aventuras do papel\", contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.
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A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada \"João e Maria: as aventuras do papel\", contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.Solid waste has been generated by all human beings since always, but with the advent of industrialization, urbanization, facilities and technologies, it has become a major global problem, generating serious socio-environmental impacts. As a common theme in many educational spaces, it should be discussed in its various dimensions, namely: environmental, political, cultural, economic, educational, social, aesthetic, among others. That said, the objective of this research is to present a work proposal, on the theme of solid waste, in a perspective of critical environmental education, for early childhood education (children aged 4 and 5 years). The methodology used was an exploratory, bibliographic, documentary and descriptive survey. The research involved a vast bibliographic survey, document analysis and an online questionnaire aimed at a sample of early childhood education teachers, aiming at the validation of the didactic proposal produced and improvement for its future application. As a result, in addition to the definition of theoretical assumptions that involve the discussion about the path of environmental education in the world and in Brazil, the various conceptions of environmental education, the guiding principles of an education in solid waste considering the complexity of the problem and environmental education in solid waste in early childhood education, there was the elaboration of the didactic sequence entitled \"João and Maria: the adventures of paper\", contemplating the life cycle of paper (raw material, development, production, consumption, final disposal) and its impacts on each step. This material was validated by 20 (twenty) early childhood teachers who reiterated the relevance of the proposal, by classifying 15 (fifteen) statements distributed in four dimensions: structure and organization, problematization, contents and concepts and teaching and evaluation methodologies. The participants also made suggestions for improvement (jokes and political involvement), resulting in the expansion of the possibilities of its use in the classroom. As an educational product, a manual for the application of the validated didactic sequence was designed, containing guidelines, entries, reading suggestions and complementary activities for teachers of early childhood education and also for the early years of elementary school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Maria Olimpia de OliveiraDestro, Ariane2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-26T20:30:15Zoai:teses.usp.br:tde-23082022-083452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-26T20:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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