Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro, Ariane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/
Resumo: Os resíduos sólidos são gerados por todos os seres humanos desde sempre, mas com o advento da industrialização, urbanização, facilidades e tecnologias, tornaram-se um grande problema mundial, gerando sérios impactos socioambientais. Sendo uma temática corriqueira em muitos espaços educativos, deveria ser discutida nas suas variadas dimensões, a saber: ambiental, política, cultural, econômica, educacional, social, estética entre outras. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de trabalho, na temática dos resíduos sólidos, em uma perspectiva de educação ambiental crítica, para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos). A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada \"João e Maria: as aventuras do papel\", contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.
id USP_055b7cfa5229d329e0b05324abcc646f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082022-083452
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantilSolid waste: a proposal for a didactic sequence for early childhood educationCritical environmental educationEarly childhood educationEducação ambiental críticaEducação infantilLixoResíduos sólidosSolid wasteTrashOs resíduos sólidos são gerados por todos os seres humanos desde sempre, mas com o advento da industrialização, urbanização, facilidades e tecnologias, tornaram-se um grande problema mundial, gerando sérios impactos socioambientais. Sendo uma temática corriqueira em muitos espaços educativos, deveria ser discutida nas suas variadas dimensões, a saber: ambiental, política, cultural, econômica, educacional, social, estética entre outras. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de trabalho, na temática dos resíduos sólidos, em uma perspectiva de educação ambiental crítica, para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos). A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada \"João e Maria: as aventuras do papel\", contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.Solid waste has been generated by all human beings since always, but with the advent of industrialization, urbanization, facilities and technologies, it has become a major global problem, generating serious socio-environmental impacts. As a common theme in many educational spaces, it should be discussed in its various dimensions, namely: environmental, political, cultural, economic, educational, social, aesthetic, among others. That said, the objective of this research is to present a work proposal, on the theme of solid waste, in a perspective of critical environmental education, for early childhood education (children aged 4 and 5 years). The methodology used was an exploratory, bibliographic, documentary and descriptive survey. The research involved a vast bibliographic survey, document analysis and an online questionnaire aimed at a sample of early childhood education teachers, aiming at the validation of the didactic proposal produced and improvement for its future application. As a result, in addition to the definition of theoretical assumptions that involve the discussion about the path of environmental education in the world and in Brazil, the various conceptions of environmental education, the guiding principles of an education in solid waste considering the complexity of the problem and environmental education in solid waste in early childhood education, there was the elaboration of the didactic sequence entitled \"João and Maria: the adventures of paper\", contemplating the life cycle of paper (raw material, development, production, consumption, final disposal) and its impacts on each step. This material was validated by 20 (twenty) early childhood teachers who reiterated the relevance of the proposal, by classifying 15 (fifteen) statements distributed in four dimensions: structure and organization, problematization, contents and concepts and teaching and evaluation methodologies. The participants also made suggestions for improvement (jokes and political involvement), resulting in the expansion of the possibilities of its use in the classroom. As an educational product, a manual for the application of the validated didactic sequence was designed, containing guidelines, entries, reading suggestions and complementary activities for teachers of early childhood education and also for the early years of elementary school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Maria Olimpia de OliveiraDestro, Ariane2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-26T20:30:15Zoai:teses.usp.br:tde-23082022-083452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-26T20:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
Solid waste: a proposal for a didactic sequence for early childhood education
title Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
spellingShingle Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
Destro, Ariane
Critical environmental education
Early childhood education
Educação ambiental crítica
Educação infantil
Lixo
Resíduos sólidos
Solid waste
Trash
title_short Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
title_full Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
title_fullStr Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
title_full_unstemmed Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
title_sort Resíduos sólidos: uma proposta de sequência didática para a educação infantil
author Destro, Ariane
author_facet Destro, Ariane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Maria Olimpia de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Destro, Ariane
dc.subject.por.fl_str_mv Critical environmental education
Early childhood education
Educação ambiental crítica
Educação infantil
Lixo
Resíduos sólidos
Solid waste
Trash
topic Critical environmental education
Early childhood education
Educação ambiental crítica
Educação infantil
Lixo
Resíduos sólidos
Solid waste
Trash
description Os resíduos sólidos são gerados por todos os seres humanos desde sempre, mas com o advento da industrialização, urbanização, facilidades e tecnologias, tornaram-se um grande problema mundial, gerando sérios impactos socioambientais. Sendo uma temática corriqueira em muitos espaços educativos, deveria ser discutida nas suas variadas dimensões, a saber: ambiental, política, cultural, econômica, educacional, social, estética entre outras. Posto isto, o objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta de trabalho, na temática dos resíduos sólidos, em uma perspectiva de educação ambiental crítica, para a educação infantil (crianças de 4 e 5 anos). A metodologia utilizada foi exploratória de cunho bibliográfico documental e descritiva de levantamento. A pesquisa envolveu vasto levantamento bibliográfico, análise documental e questionário online destinado a uma amostra de professores da educação infantil, visando a validação da proposta didática produzida e aperfeiçoamento para sua futura aplicação. Como resultados, além da definição dos pressupostos teóricos que envolvem a discussão sobre o percurso da educação ambiental no mundo e no Brasil, as variadas concepções de educação ambiental, os princípios norteadores de uma educação em resíduos sólidos considerando a complexidade da problemática e a educação ambiental em resíduos sólidos na educação infantil, houve a elaboração da sequência didática intitulada \"João e Maria: as aventuras do papel\", contemplando o ciclo de vida do papel (matéria-prima, desenvolvimento, produção, consumo, disposição final) e seus impactos em cada etapa. Este material foi validado por 20 (vinte) professores da educação infantil que reiteraram a relevância da proposta, ao classificar 15 (quinze) afirmativas distribuídas em quatro dimensões: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos e metodologias de ensino e avaliação. Os participantes também fizeram sugestões de aprimoramento (brincadeiras e envolvimento político), resultando na ampliação das possibilidades de seu uso em sala de aula. Como produto educativo, foi concebido um manual de aplicação da sequência didática validada, contendo orientações, verbetes, sugestões de leitura e atividades complementares para os professores da educação infantil e também dos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-23082022-083452/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257370293436416