Modelo de sintese automatizada e otimizada da estrutura de navios graneleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Filho, Gabriel Lima da Silva
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-27032024-093440/
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de síntese automatizada e otimizada para a estrutura de navios graneleiros. Abrange a estrutura longitudinal, a estrutura transversal e a estrutura das anteparas de porão, numa região correspondente a 0.4 L a meio navio. O principal objetivo, foi desenvolver uma técnica e uma ferramenta que possibilitasse ao projetista obter uma síntese estrutural rápida e eficiente, com elevado grau de otimização. Ela pode ser utilizada nos diferentes estágios do processo de concepção e projeto do navio. Os limites de aplicação, quanto ao tamanho e tipo do navio e quanto ao tipo da carga, são bastante amplos. Deve ser entendido como projeto eficiente, aquele que engloba as características de mínimo peso ou custo, convenientemente aliadas às boas práticas de construção, operação e manutenção de navios. Foi feito um estudo do processo de síntese estrutural, considerando-se sua posição com relação ao problema global do projeto do navio. O modelo adotado contem vários aspectos de otimização local. Foi elaborado um modelo matemático para representar a geometria do navio, bem como, um método para gerar os parâmetros que definem a geometria do navio e de sua estrutura. Todas as espessuras de chapas são arredondadas para padrões estabelecidos pelo usuário. Também, os perfis laminados são escolhidos dentro dos arquivos incluídos no modelo, podendo o usuário, especificar os perfis dentre aqueles do arquivo, a ele disponíveis, ou ainda, especificar que sejam adotados perfis construídos, os quais terão suas dimensões ótimas definidas pelo modelo. Como produto final, foi elaborado um programa de computador. Apresentamos um exemplo de sua aplicação, e algumas conclusões quanto a influência de diversos parâmetros no peso da estrutura, que obtivemos aplicando o programa a uma série de famílias de navios.
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