Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102011-104621/
Resumo: O presente trabalho analisou de que forma os estudantes do ensino médio público da cidade de São Paulo projetam e concebem a continuação ou interrupção de sua trajetória escolar, apreendendo suas concepções de universidade e a forma pela qual a escola atua na formação dessa concepção; o papel da família e do trabalho na escolha de prosseguir ou abandonar os estudos; e, ainda, o papel de alguma outra instituição ou experiência social nas decisões relacionadas ao prosseguimento dos estudos. A pesquisa foi realizada por intermédio de um questionário de reconhecimento, respondido por 114 estudantes de três escolas públicas de São Paulo e, principalmente, por meio de entrevistas semidiretivas com 14 estudantes destas mesmas escolas. Foi possível observar que os estudantes que possuem planos com estratégias concretas de prosseguimento são mais influenciados pelo investimento pedagógico da família, que pode ou não apresentar um capital cultural universitário. Há, ainda, estudantes que planejam entrar no ensino superior, no entanto, não possuem estratégias concretas e os planos ficam num patamar de devaneio. Entre aqueles que não visam ao prosseguimento dos estudos, verificou-se um sentimento de insignificância em relação à realidade. Por fim, pode-se afirmar que a escola pública não prepara os estudantes do ensino médio para o planejamento de seu prosseguimento dos estudos e que essa decisão passa por outras determinações sociais, principalmente relacionadas à influência da família.
id USP_066c249ae3662614417607dd5c780179
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17102011-104621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São PauloDreams banned? The school careers of students in public high schools of São PauloEnsino Médio públicoentered in the Universityentrada na Universidadepublic High Schollschool trajectorytrajetória escolarO presente trabalho analisou de que forma os estudantes do ensino médio público da cidade de São Paulo projetam e concebem a continuação ou interrupção de sua trajetória escolar, apreendendo suas concepções de universidade e a forma pela qual a escola atua na formação dessa concepção; o papel da família e do trabalho na escolha de prosseguir ou abandonar os estudos; e, ainda, o papel de alguma outra instituição ou experiência social nas decisões relacionadas ao prosseguimento dos estudos. A pesquisa foi realizada por intermédio de um questionário de reconhecimento, respondido por 114 estudantes de três escolas públicas de São Paulo e, principalmente, por meio de entrevistas semidiretivas com 14 estudantes destas mesmas escolas. Foi possível observar que os estudantes que possuem planos com estratégias concretas de prosseguimento são mais influenciados pelo investimento pedagógico da família, que pode ou não apresentar um capital cultural universitário. Há, ainda, estudantes que planejam entrar no ensino superior, no entanto, não possuem estratégias concretas e os planos ficam num patamar de devaneio. Entre aqueles que não visam ao prosseguimento dos estudos, verificou-se um sentimento de insignificância em relação à realidade. Por fim, pode-se afirmar que a escola pública não prepara os estudantes do ensino médio para o planejamento de seu prosseguimento dos estudos e que essa decisão passa por outras determinações sociais, principalmente relacionadas à influência da família.The present work analyzed the way that the students of the public high school in São Paulo city project and conceive the continuation or interruption of its school trajectory, apprehending its conceptions of university and the way which the school acts in the formation of this conception, the paper of the family and the labour in the choice to continue or to abandon the studies; and, still, the paper of some another institution or social experience in the decisions related to the continuation of the studies. The research was made through a recognition questionnaire, answered by 114 students of three public schools of São Paulo and, mainly, through half-directive interviews with 14 students of these same schools. It was possible to observe that the students who possess plans with concrete strategies of continuation are more influenced by the pedagogical investment of the family, with or without a university cultural capital. It has, still, students who plan to enter in superior education, however, they do not possess concrete strategies and the plans seem like a distant dream. Those who do not aim at to the continuation of the studies showed a feeling of insignificance in relation to the reality. Finally, it can be affirmed that the public school does not prepare the students of high school for the planning of its studies continuation and that this decision passes by other social determination, mainly related to the influence of the family.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParo, Vitor HenriqueWellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros2011-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102011-104621/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-17102011-104621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
Dreams banned? The school careers of students in public high schools of São Paulo
title Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
spellingShingle Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros
Ensino Médio público
entered in the University
entrada na Universidade
public High Scholl
school trajectory
trajetória escolar
title_short Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
title_full Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
title_fullStr Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
title_full_unstemmed Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
title_sort Sonhos interditados?: a carreira escolar dos alunos do ensino médio público de São Paulo
author Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros
author_facet Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paro, Vitor Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellen, Hericka Karla Alencar de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio público
entered in the University
entrada na Universidade
public High Scholl
school trajectory
trajetória escolar
topic Ensino Médio público
entered in the University
entrada na Universidade
public High Scholl
school trajectory
trajetória escolar
description O presente trabalho analisou de que forma os estudantes do ensino médio público da cidade de São Paulo projetam e concebem a continuação ou interrupção de sua trajetória escolar, apreendendo suas concepções de universidade e a forma pela qual a escola atua na formação dessa concepção; o papel da família e do trabalho na escolha de prosseguir ou abandonar os estudos; e, ainda, o papel de alguma outra instituição ou experiência social nas decisões relacionadas ao prosseguimento dos estudos. A pesquisa foi realizada por intermédio de um questionário de reconhecimento, respondido por 114 estudantes de três escolas públicas de São Paulo e, principalmente, por meio de entrevistas semidiretivas com 14 estudantes destas mesmas escolas. Foi possível observar que os estudantes que possuem planos com estratégias concretas de prosseguimento são mais influenciados pelo investimento pedagógico da família, que pode ou não apresentar um capital cultural universitário. Há, ainda, estudantes que planejam entrar no ensino superior, no entanto, não possuem estratégias concretas e os planos ficam num patamar de devaneio. Entre aqueles que não visam ao prosseguimento dos estudos, verificou-se um sentimento de insignificância em relação à realidade. Por fim, pode-se afirmar que a escola pública não prepara os estudantes do ensino médio para o planejamento de seu prosseguimento dos estudos e que essa decisão passa por outras determinações sociais, principalmente relacionadas à influência da família.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102011-104621/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17102011-104621/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257050079297536