A violência dos contos de fadas dos Irmãos Grimm e a literatura infantil brasileira: transformações e reinterpretações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-05102022-193532/ |
Resumo: | Há cerca de 200 anos, Jacob e Wilhelm Grimm publicaram sua coletânea de contos de fada intitulada Kinder- und Hausmärchen, fruto de uma busca do registro linguístico e cultural de seu povo. Nos dias atuais, não podemos pensar na literatura infantil sem remeter ao trabalho dos dois irmãos, que se proliferou de maneira fértil no Brasil. Com o passar do tempo, as adaptações tomaram conta do cenário brasileiro, e hoje pouco do material original é amplamente conhecido. Os contos populares, de fadas ou maravilhosos são muitas vezes compreendidos como manifestações, nas quais reverberam questões existenciais humanas e sociais, mas também são concebidos como formas de entretenimento; narrativas que carregam e projetam arquétipos; romanticamente são concebidos usualmente como portadores de conceitos idealizados e promessas de finais felizes, chocando seus leitores a partir dessas concepções, quando se deparam com violência e distopia. Esta pesquisa propõe-se a explorar essas narrativas alemãs, revisitando o espaço reservado a atos de violência e como tais atos dinamizavam narrativas através de uma leitura sistemática da violência nos 200 contos dos irmãos Grimm, e a partir dessas constatações, uma análise aprofundada de três contos selecionados: Branca de Neve, O Alfaiatezinho Valente e João e Maria. Estes três contos foram selecionados por sua relevância na cultura moderna e por representarem temas recorrentes na coletânea de contos, principalmente quanto ao papel de seus protagonistas. A reflexão sobre suas trajetória se dará com o intuito de, ao analisar a movência desses contos, depreender em suas adaptações, notadamente, as mais recentes, a ocorrência de alterações na dinâmica da história, mais especificamente no que se refere aos atos de violência, em razão de um imaginário que se forma sobre o jovem leitor |
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A violência dos contos de fadas dos Irmãos Grimm e a literatura infantil brasileira: transformações e reinterpretaçõesThe violence of fairy tales by the Brothers Grimm and Brazilian children's literature: transformations and reinterpretationsBrothers GrimmChildren's LiteratureContos de FadasFairy TalesIrmãos GrimmLiteratura Infanto-JuvenilViolenceViolênciaHá cerca de 200 anos, Jacob e Wilhelm Grimm publicaram sua coletânea de contos de fada intitulada Kinder- und Hausmärchen, fruto de uma busca do registro linguístico e cultural de seu povo. Nos dias atuais, não podemos pensar na literatura infantil sem remeter ao trabalho dos dois irmãos, que se proliferou de maneira fértil no Brasil. Com o passar do tempo, as adaptações tomaram conta do cenário brasileiro, e hoje pouco do material original é amplamente conhecido. Os contos populares, de fadas ou maravilhosos são muitas vezes compreendidos como manifestações, nas quais reverberam questões existenciais humanas e sociais, mas também são concebidos como formas de entretenimento; narrativas que carregam e projetam arquétipos; romanticamente são concebidos usualmente como portadores de conceitos idealizados e promessas de finais felizes, chocando seus leitores a partir dessas concepções, quando se deparam com violência e distopia. Esta pesquisa propõe-se a explorar essas narrativas alemãs, revisitando o espaço reservado a atos de violência e como tais atos dinamizavam narrativas através de uma leitura sistemática da violência nos 200 contos dos irmãos Grimm, e a partir dessas constatações, uma análise aprofundada de três contos selecionados: Branca de Neve, O Alfaiatezinho Valente e João e Maria. Estes três contos foram selecionados por sua relevância na cultura moderna e por representarem temas recorrentes na coletânea de contos, principalmente quanto ao papel de seus protagonistas. A reflexão sobre suas trajetória se dará com o intuito de, ao analisar a movência desses contos, depreender em suas adaptações, notadamente, as mais recentes, a ocorrência de alterações na dinâmica da história, mais especificamente no que se refere aos atos de violência, em razão de um imaginário que se forma sobre o jovem leitorAround 200 years ago, Jacob and Wilhelm Grimm published their second volume of a fairy tale collection entitled \"Kinder-und Hausmärchen\", the result of a search of the linguistic and cultural registry of their people. In current days, we cannot think about children\'s literature without thinking back to the work of the two brothers, which has spread abundantly in Brazil. With the passing years, adaptations took over the Brazilian scene, and today little of the original material is widely known. Folk, fairy, or wonderful tales are often understood as manifestations, in which existential human and social questions reverberate, but also usually conceived as entertainment; narratives that carry and project archetypes; romantically conceived as carriers of utopian ideas and promises of happy endings, shocking the readers when they face dystopian violence. Thus, this research proposes to explore some of these german narratives, revisiting the space reserved for acts of violence, and how these acts dynamized these narratives through a systematic reading of violence in the 200 stories of the Grimm brothers, and from these findings, an in-depth analysis of three selected stories: Snow White, The Brave Little Tailor and Hansel and Gretel. These three tales were selected for their relevance in modern culture and for representing recurrent themes in the collection of fairytales, mainly regarding the role of their protagonists. The reflection on their trajectory will be carried out with the aim of analyzing the movement of these tales, inferring in their adaptations, notably the most recent ones, the occurrence of changes in the dynamics of history, more specifically with regard to acts of violence, due to an imaginary that forms about the young readerBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Maria Zilda daBombonato, Jéssica Ribeiro2022-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-05102022-193532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-06T12:00:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-193532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-06T12:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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