Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Dalton Bertini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-11102018-175436/
Resumo: O espaço educacional frequentado pelas crianças tem por gênese o projeto físico de suas instalações, as condições sociais que permitem e impulsionam a sua elaboração, o modo como a criança o vivencia e as simbolizações que emergem na conjunção destes fatores. A leitura do espaço é analisada nesta Tese sob os dois primeiros aspectos com o propósito de reavaliar o devido papel formativo das vivências espaciais das crianças. Para melhor compreender estas relações, foram elencados projetos voltados aos espaços ocupados pelas crianças à luz das aferições experimentadas e do ideário ao qual é submetida no espaço. A constante readaptação e transformação do espaço infantil conforme seu desenvolvimento cognitivo e corporal implica no conceito de espaço aqui desenvolvido como aberto, que é o modo como as transições para novas situações mediam expansão e acolhimento. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa os espaços que remontam às experiências das Escolas Classe Escola Parque propostas pelo educador Anísio Teixeira e da Escola Aberta japonesa originada na experiência britânica das escolas informais do pós-guerra. Ambos os modelos alcançaram escala de experiências na rede pública de ensino fundamental I, em Brasília, e nas novas áreas de desenvolvimento urbano na região metropolitana de Tóquio, respectivamente. A transformação dos espaços escolares ocorreu tanto na escala interna da escola como em sua constituição urbana, e de modo a abarcar este processo, os projetos foram avaliados em três distintos momentos. Primeiro, como uma apreensão dos fatos que levaram à constituição do modelo, no qual o papel do planejamento e da projeção espacial dos arquitetos é ressaltada. Na sequência, apresenta-se o ideário que propiciou o surgimento destes agrupamentos escolares voltados às crianças. Por fim, confronta-se a teoria do espaço projetado pela voz das próprias crianças entre 9 e 10 anos, por meio de oficinas participativas que elucidam a experiência no espaço escolar. Ao longo da Tese são demonstradas diversas representações do espaço escolar como instrumento de pesquisa na elucidação de questões do projeto arquitetônico escolar.
id USP_06d7dd30240acdbdee55b426eab99144
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11102018-175436
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta JaponesaOpen space: between design and experience at escola parque in brasilian and Japanese open-schools.Análise de projetosAnalysisArquitetura escolarDesignEnsino fundamental IEscola parqueEscola Aberta japonesaJapanese open schoolsModelos escolaresPrimary schoolsRepresentaçõesRepresentationsSchool architecture, Escola parqueSchool systemsO espaço educacional frequentado pelas crianças tem por gênese o projeto físico de suas instalações, as condições sociais que permitem e impulsionam a sua elaboração, o modo como a criança o vivencia e as simbolizações que emergem na conjunção destes fatores. A leitura do espaço é analisada nesta Tese sob os dois primeiros aspectos com o propósito de reavaliar o devido papel formativo das vivências espaciais das crianças. Para melhor compreender estas relações, foram elencados projetos voltados aos espaços ocupados pelas crianças à luz das aferições experimentadas e do ideário ao qual é submetida no espaço. A constante readaptação e transformação do espaço infantil conforme seu desenvolvimento cognitivo e corporal implica no conceito de espaço aqui desenvolvido como aberto, que é o modo como as transições para novas situações mediam expansão e acolhimento. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa os espaços que remontam às experiências das Escolas Classe Escola Parque propostas pelo educador Anísio Teixeira e da Escola Aberta japonesa originada na experiência britânica das escolas informais do pós-guerra. Ambos os modelos alcançaram escala de experiências na rede pública de ensino fundamental I, em Brasília, e nas novas áreas de desenvolvimento urbano na região metropolitana de Tóquio, respectivamente. A transformação dos espaços escolares ocorreu tanto na escala interna da escola como em sua constituição urbana, e de modo a abarcar este processo, os projetos foram avaliados em três distintos momentos. Primeiro, como uma apreensão dos fatos que levaram à constituição do modelo, no qual o papel do planejamento e da projeção espacial dos arquitetos é ressaltada. Na sequência, apresenta-se o ideário que propiciou o surgimento destes agrupamentos escolares voltados às crianças. Por fim, confronta-se a teoria do espaço projetado pela voz das próprias crianças entre 9 e 10 anos, por meio de oficinas participativas que elucidam a experiência no espaço escolar. Ao longo da Tese são demonstradas diversas representações do espaço escolar como instrumento de pesquisa na elucidação de questões do projeto arquitetônico escolar.The educational space attended by the child has its genesis in the facilities design, the social conditions that allow and drive its elaboration, the child spatial interaction and the symbolizations that emerge as a conjunction of these factors. How children interpret space is analyzed in this Thesis regarding the first two aspects, aiming to reassess a proper formative role in the child\'s spatial experiences. The object of this research is the transformation of school spaces design in the light of the child\'s experiences and the former concept to which it is submitted in space. The constant readjustment and change of children\'s space according to their cognitive and corporal development implies the central argument of space developed here as \"open space\", which is how transitions to new situations are dealt either with expansion or embracement. The analysis of spaces designed for children at the accomplished experiences of the Escolas Classe Escola Parque proposed by the educator Anísio Teixeira and the Japanese Open School model originated at the British experience of informal post-war schools are used throughout the research to illustrate these premises. Both models reached the scale of experiences in the elementary public school system of Brasília and at the new development area of of Tokyo Metropolis, respectively. The transformation of school spaces are dealt both internally and at the urban scale, and as a methodology of the analysis, the projects were evaluated in three different moments. First, a compilation of the facts that led to the constitution of the model, in which the role of planning and spatial projection of the architect is highlighted. Next, the ideology that propitiated the emergence of these school groupings directed to the child is presented. Finally, the theory is confronted by the voice of the children themselves, through workshops which enable children´s experience of school spaces to emerge. Multiple representation supports are used in this Thesis as instruments of research to elucidate questions that arise at the practice of school design.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, Angela MariaRuas, Dalton Bertini2018-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-11102018-175436/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-11102018-175436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
Open space: between design and experience at escola parque in brasilian and Japanese open-schools.
title Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
spellingShingle Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
Ruas, Dalton Bertini
Análise de projetos
Analysis
Arquitetura escolar
Design
Ensino fundamental I
Escola parque
Escola Aberta japonesa
Japanese open schools
Modelos escolares
Primary schools
Representações
Representations
School architecture, Escola parque
School systems
title_short Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
title_full Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
title_fullStr Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
title_full_unstemmed Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
title_sort Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
author Ruas, Dalton Bertini
author_facet Ruas, Dalton Bertini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Angela Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Dalton Bertini
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de projetos
Analysis
Arquitetura escolar
Design
Ensino fundamental I
Escola parque
Escola Aberta japonesa
Japanese open schools
Modelos escolares
Primary schools
Representações
Representations
School architecture, Escola parque
School systems
topic Análise de projetos
Analysis
Arquitetura escolar
Design
Ensino fundamental I
Escola parque
Escola Aberta japonesa
Japanese open schools
Modelos escolares
Primary schools
Representações
Representations
School architecture, Escola parque
School systems
description O espaço educacional frequentado pelas crianças tem por gênese o projeto físico de suas instalações, as condições sociais que permitem e impulsionam a sua elaboração, o modo como a criança o vivencia e as simbolizações que emergem na conjunção destes fatores. A leitura do espaço é analisada nesta Tese sob os dois primeiros aspectos com o propósito de reavaliar o devido papel formativo das vivências espaciais das crianças. Para melhor compreender estas relações, foram elencados projetos voltados aos espaços ocupados pelas crianças à luz das aferições experimentadas e do ideário ao qual é submetida no espaço. A constante readaptação e transformação do espaço infantil conforme seu desenvolvimento cognitivo e corporal implica no conceito de espaço aqui desenvolvido como aberto, que é o modo como as transições para novas situações mediam expansão e acolhimento. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa os espaços que remontam às experiências das Escolas Classe Escola Parque propostas pelo educador Anísio Teixeira e da Escola Aberta japonesa originada na experiência britânica das escolas informais do pós-guerra. Ambos os modelos alcançaram escala de experiências na rede pública de ensino fundamental I, em Brasília, e nas novas áreas de desenvolvimento urbano na região metropolitana de Tóquio, respectivamente. A transformação dos espaços escolares ocorreu tanto na escala interna da escola como em sua constituição urbana, e de modo a abarcar este processo, os projetos foram avaliados em três distintos momentos. Primeiro, como uma apreensão dos fatos que levaram à constituição do modelo, no qual o papel do planejamento e da projeção espacial dos arquitetos é ressaltada. Na sequência, apresenta-se o ideário que propiciou o surgimento destes agrupamentos escolares voltados às crianças. Por fim, confronta-se a teoria do espaço projetado pela voz das próprias crianças entre 9 e 10 anos, por meio de oficinas participativas que elucidam a experiência no espaço escolar. Ao longo da Tese são demonstradas diversas representações do espaço escolar como instrumento de pesquisa na elucidação de questões do projeto arquitetônico escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-11102018-175436/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-11102018-175436/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090629242716160