A construção da identidade profissional dos alunos de enfermagem: um estudo à luz da abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-10092019-190917/ |
Resumo: | A formação desponta-se como espaço propício para constituição da identidade profissional, porque nela são oportunizadas as condições para que o sujeito aproprie-se de produções culturais acerca do que consiste ser e agir como enfermeiro numa dada formação social. À vista disso, este estudo possui como objetivo geral analisar a construção da identidade profissional de enfermeiros pelos alunos de graduação no percurso de sua formação. Como objetivos específicos, propõe-se analisar: os elementos do contexto socio-histórico que influenciam na construção da identidade profissional de enfermeiro, pelo aluno em formação; os elementos da formação inicial que participam da construção da identidade profissional; a participação do professor enfermeiro na construção da identidade profissional pelo aluno de graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, analítica, fundamentada nos pressupostos do referencial histórico-cultural, com 23 participantes, acadêmicos vinculados ao oitavo e ao nono períodos de um curso de graduação em enfermagem, modalidade bacharelado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais orientadas por roteiro semi-estruturado, gravadas em áudio e transcritas em editor de texto. Para organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. O trabalho interpretativo resultou em quatro temas: \"O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso\"; \"O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho\", com os subtemas \"Professor: espelho do enfermeiro que se quer ser\" e \"Professor: espelho do enfermeiro que não se quer ser\"; \"Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno\", com dois subtemas, \"Relações que levam ao reconhecimento do professor como modelo\" e \"Relações que levam ao sofrimento e à crise\"; \"Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno\" com os subtemas: \"Condições do exercício profissional da enfermagem\" e \"Condições da formação superior em enfermagem\". A construção da identidade profissional dos alunos parece percorrer um caminho que traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico e depreendem-se particularmente do processo de formação. Contudo, este processo circunscreve-se às condições materiais da existência de cada sujeito historicamente formado. De igual maneira, as interações entre professor enfermeiro e alunos despontaram-se como fundamentais para a construção identitária, pois a depender do modo como se estabelecem as relações e dos significados atribuídos pelos estudantes, o mesmo professor enfermeiro pode se constituir em espelho paradoxal, tomado ora para imitação, ora para modelo a não ser seguido. Exercem também influência as condições histórica e culturalmente situadas, nem sempre favoráveis, que materializam as possibilidades do exercício profissional do enfermeiro - e mesmo a configuração da própria formação superior. Espera-se contribuir para a análise crítica dos saberes e práticas que circunstanciam o processo de ensinar e aprender a constituir-se enfermeiro no particular momento histórico |
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A construção da identidade profissional dos alunos de enfermagem: um estudo à luz da abordagem histórico-culturalThe construction of professional identity of nursing students: a study in light of the historical-cultural approachEnfermagemEstudantes de enfermagemHistorical-cultural psychologyNursingNursing education researchNursing studentsPesquisa em educação em enfermagemPesquisa qualitativaPsicologia histórico-culturalQualitative researchA formação desponta-se como espaço propício para constituição da identidade profissional, porque nela são oportunizadas as condições para que o sujeito aproprie-se de produções culturais acerca do que consiste ser e agir como enfermeiro numa dada formação social. À vista disso, este estudo possui como objetivo geral analisar a construção da identidade profissional de enfermeiros pelos alunos de graduação no percurso de sua formação. Como objetivos específicos, propõe-se analisar: os elementos do contexto socio-histórico que influenciam na construção da identidade profissional de enfermeiro, pelo aluno em formação; os elementos da formação inicial que participam da construção da identidade profissional; a participação do professor enfermeiro na construção da identidade profissional pelo aluno de graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, analítica, fundamentada nos pressupostos do referencial histórico-cultural, com 23 participantes, acadêmicos vinculados ao oitavo e ao nono períodos de um curso de graduação em enfermagem, modalidade bacharelado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais orientadas por roteiro semi-estruturado, gravadas em áudio e transcritas em editor de texto. Para organização e análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. O trabalho interpretativo resultou em quatro temas: \"O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso\"; \"O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho\", com os subtemas \"Professor: espelho do enfermeiro que se quer ser\" e \"Professor: espelho do enfermeiro que não se quer ser\"; \"Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno\", com dois subtemas, \"Relações que levam ao reconhecimento do professor como modelo\" e \"Relações que levam ao sofrimento e à crise\"; \"Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno\" com os subtemas: \"Condições do exercício profissional da enfermagem\" e \"Condições da formação superior em enfermagem\". A construção da identidade profissional dos alunos parece percorrer um caminho que traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico e depreendem-se particularmente do processo de formação. Contudo, este processo circunscreve-se às condições materiais da existência de cada sujeito historicamente formado. De igual maneira, as interações entre professor enfermeiro e alunos despontaram-se como fundamentais para a construção identitária, pois a depender do modo como se estabelecem as relações e dos significados atribuídos pelos estudantes, o mesmo professor enfermeiro pode se constituir em espelho paradoxal, tomado ora para imitação, ora para modelo a não ser seguido. Exercem também influência as condições histórica e culturalmente situadas, nem sempre favoráveis, que materializam as possibilidades do exercício profissional do enfermeiro - e mesmo a configuração da própria formação superior. Espera-se contribuir para a análise crítica dos saberes e práticas que circunstanciam o processo de ensinar e aprender a constituir-se enfermeiro no particular momento históricoThe formation emerges as a space conducive to professional identity constitution, because in it are provided the conditions for subject to appropriate cultural productions of what it is to be and act as a nurse in a specific social formation. In view of this, this study aims to analyze the construction of the professional identity of nurses by undergraduate students in the course of their training. As specific objectives, it is proposed to analyze: the elements of the sociohistorical context that influence the construction of the professional identity of the nurse, by the student in formation; the elements of the initial formation that participate in the construction of the professional identity; the participation of the nurse professor in the construction of the professional identity by the undergraduate nursing student. It is a qualitative, analytical research, based on the assumptions of the historical-cultural framework, with 23 participants, students in the eighth and ninth periods of a bachelor\'s degree course in nursing. Data were collected through individual interviews guided by a semi-structured script, recorded in audio and transcribed in text editor. Thematic Analysis was used to organize and analyze the data. The interpretive work resulted in four themes: \"The moving subject of becoming a nurse: of the experiences prior to joining the course\"; The nurse teacher in the construction of the professional identity of the undergraduate: two directions of the same mirror\", with the subthemes \"Professor: mirror of the nurse who wants to be\" and \"Professor: mirror of the nurse who does not want to be\"; \"Pedagogical relation: instrument for the construction of the student\'s professional identity\", with two sub-themes, \"Relations that lead to the recognition of the professor as a model\" and \"Relations that lead to suffering and crisis\"; \"Historical-cultural conditions: space of construction of the student\'s professional identity\" with the subtopics: \"Conditions of the professional practice of nursing\" and \"Conditions of higher education in nursing\". The construction of the professional identity of the students seems to follow a path that translates the appropriation to the intrapsychic scope of elements that occur, firstly, in the interpsychological space and come especially from the process of formation. However, this process is limited to the material conditions of the existence of each subject, historically formed. Similarly, the interactions between nurse professor and students have emerged as fundamental for the identity construction, because depending on how they are established and the meanings attributed by students, the same nurse teacher can be a paradoxical mirror, which can be taken for imitation, or may also indicate a model to not be followed. It is also influenced by the historically and culturally situated, not always favorable, conditions that materialize the possibilities of the professional practice of nurses - and even the configuration of the higher education itself. It is hoped to contribute to critical analysis of the knowledge and practices that circumscribe the process of teaching and learning to become a nurse in the particular historical momentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGonçalves, Marlene Fagundes CarvalhoLima, Rogério Silva2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-10092019-190917/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T21:22:37Zoai:teses.usp.br:tde-10092019-190917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T21:22:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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