A formação de uma comunidade de aprendizagem: presenças em interações virtuais pelo WhatsApp
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16092020-205731/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como diferentes participantes de um grupo formado no aplicativo WhatsApp Messenger evidenciaram sua presença social, cognitiva e de ensino nesse contexto, propiciando a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Fundamentam teoricamente este estudo: a) os trabalhos produzidos por Alda e Leffa (2014), Braga (2013), Gargiulo e Gargiulo (2015), Mayrink (2018), Mayrink e Costa (2017), entre outros, para desenvolver uma reflexão a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu papel no ensino, que mostra, por exemplo, como os telefones celulares ganharam novos papéis em nossa realidade de ensino; b) os estudos de Feliciano (2016) e Leite (2019), com uma breve discussão sobre os usos do aplicativo WhatsApp na aprendizagem de línguas; c) as reflexões de Dewey (1959), com considerações a respeito da aprendizagem baseada na prática e sobre a formação crítica e reflexiva de professores; d) a discussão de Vygotsky (1998) sobre a aprendizagem colaborativa baseada na interação entre os pares; e) os estudos de Garrison e Anderson (2005), que identificam a presença social, cognitiva e de ensino como essenciais para a formação de uma comunidade de aprendizagem em um contexto de ensino virtual. Os dados da pesquisa foram coletados no segundo semestre de 2017, em aulas de língua espanhola em uma universidade de pública de São Paulo e em aulas de língua portuguesa em uma universidade pública na cidade de Córdoba, na Argentina. A pesquisa é de cunho etnográfico e se caracteriza como qualitativa-interpretativista. Os registros analisados são oriundos do diálogo mantido pelos participantes do grupo na plataforma do aplicativo WhatsApp. A análise se centra nas atividades compartilhadas pelos participantes e na qualidade da interação que houve entre eles. Os dados evidenciaram indícios das três presenças (social, cognitiva e de ensino), mostrando que o grupo evoluiu no sentido da formação de uma comunidade de aprendizagem. |
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A formação de uma comunidade de aprendizagem: presenças em interações virtuais pelo WhatsAppFormation of a learning community: presences in virtual interactions through WhatsApp MessengerComunidade de aprendizagemIntercâmbio virtualLearning communityPortuguês e EspanholPortuguese and SpanishPresença social de ensino e cognitivaSocial cognitive and teaching presenceVirtual exchangeWhatsApp MessengerWhatsApp MessengerO objetivo deste estudo é analisar como diferentes participantes de um grupo formado no aplicativo WhatsApp Messenger evidenciaram sua presença social, cognitiva e de ensino nesse contexto, propiciando a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Fundamentam teoricamente este estudo: a) os trabalhos produzidos por Alda e Leffa (2014), Braga (2013), Gargiulo e Gargiulo (2015), Mayrink (2018), Mayrink e Costa (2017), entre outros, para desenvolver uma reflexão a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu papel no ensino, que mostra, por exemplo, como os telefones celulares ganharam novos papéis em nossa realidade de ensino; b) os estudos de Feliciano (2016) e Leite (2019), com uma breve discussão sobre os usos do aplicativo WhatsApp na aprendizagem de línguas; c) as reflexões de Dewey (1959), com considerações a respeito da aprendizagem baseada na prática e sobre a formação crítica e reflexiva de professores; d) a discussão de Vygotsky (1998) sobre a aprendizagem colaborativa baseada na interação entre os pares; e) os estudos de Garrison e Anderson (2005), que identificam a presença social, cognitiva e de ensino como essenciais para a formação de uma comunidade de aprendizagem em um contexto de ensino virtual. Os dados da pesquisa foram coletados no segundo semestre de 2017, em aulas de língua espanhola em uma universidade de pública de São Paulo e em aulas de língua portuguesa em uma universidade pública na cidade de Córdoba, na Argentina. A pesquisa é de cunho etnográfico e se caracteriza como qualitativa-interpretativista. Os registros analisados são oriundos do diálogo mantido pelos participantes do grupo na plataforma do aplicativo WhatsApp. A análise se centra nas atividades compartilhadas pelos participantes e na qualidade da interação que houve entre eles. Os dados evidenciaram indícios das três presenças (social, cognitiva e de ensino), mostrando que o grupo evoluiu no sentido da formação de uma comunidade de aprendizagem.The objective of this research was to analyze how different individuals - members of a WhatsApp\'s group mark their social, cognitive and teaching presences in a virtual learning environment, in order to contribute to the formation of a virtual learning community. This was grounded on the following theories: a) the researches developed by Alda and Leffa (2014), Braga (2013), Gargiulo and Gargiulo (2015), Mayrink (2018), Mayrink and Costa (2017), among others, in order to reflect upon Information and Communication Technology theory and its role in teaching process, considering, for example, that smartphones are playing new roles in the teaching context; b) the studies made by Feliciano (2016) and Leite (2019), arguing about WhatsApp use in language learning; c) the reflections developed by Dewey (1959), considering the practice-based learning, and a critical-reflective teacher education; d) Vygotsky (1998) discussion about collaborative learning through interactions with the other; e) a research made by Garrison and Anderson (2005), defining the importance of social, cognitive and teaching presences as the basis for the formation of a virtual learning community. Data were collected throughout the second semester of 2017, in Spanish language classes at a public university in São Paulo, Brazil, and Portuguese language classes at a public university in Córdoba, Argentina. This ethnographic study followed the qualitative-interpretive approach. The analyzed data were part of the discourse of the participants built on the learning platform (i.e. WhatsApp group). This analysis focused on the activities shared by the participants, and the quality of the resulted interaction. The interpretation of these data had shown social, cognitive and teaching presences, indicating a group formation of a learning community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'Barbosa, Nicole Helena Binholo2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-16092020-205731/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-17T03:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-16092020-205731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-17T03:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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