A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira de Castro, Luciana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814
Resumo: As novas tecnologias em contexto educacional trazem à tona diversas questões para análise. Tendo em vista o grande acesso a aplicativos de redes sociais, esta pesquisa buscou responder à questão: “A utilização do WhatsApp Messenger tem auxiliado nos cursos de pós-graduação?”. Pretendeu-se ainda descrever as ações dos participantes da pesquisa ao utilizar o aplicativo e discutir as formas de utilização desse por discentes de cursos de pós-graduação. Para tanto, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 74 estudantes de cursos de pós-graduação. Os dados evidenciam que o aplicativo foi útil para ações de caráter acadêmico, como: compartilhamento de material de estudo e pesquisa, orientações, informações sobre as aulas, agendamento de horário para coleta de dados, dentre outras, sobretudo no auge da pandemia por COVID-19, quando foi demandado isolamento e distanciamento social. Destaca-se a necessidade da realização de formações sobre utilização de ferramentas tecnológicas, visando melhor explorar as potencialidades das mesmas.
id UTFPR-7_217591ec20254c171a09e8295b06b987
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14814
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus CascavelEnsinoWhatsApp Messenger; Uso do WhatsApp Messenger por alunos de pós-graduação; WhatsApp Messenger para fins acadêmicosAs novas tecnologias em contexto educacional trazem à tona diversas questões para análise. Tendo em vista o grande acesso a aplicativos de redes sociais, esta pesquisa buscou responder à questão: “A utilização do WhatsApp Messenger tem auxiliado nos cursos de pós-graduação?”. Pretendeu-se ainda descrever as ações dos participantes da pesquisa ao utilizar o aplicativo e discutir as formas de utilização desse por discentes de cursos de pós-graduação. Para tanto, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 74 estudantes de cursos de pós-graduação. Os dados evidenciam que o aplicativo foi útil para ações de caráter acadêmico, como: compartilhamento de material de estudo e pesquisa, orientações, informações sobre as aulas, agendamento de horário para coleta de dados, dentre outras, sobretudo no auge da pandemia por COVID-19, quando foi demandado isolamento e distanciamento social. Destaca-se a necessidade da realização de formações sobre utilização de ferramentas tecnológicas, visando melhor explorar as potencialidades das mesmas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira de Castro, Luciana PaulaMalacarne, Vilmar2023-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1481410.3895/rbect.v16n1.14814Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14814/2434https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14814/2435Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14814Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
title A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
spellingShingle A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
Vieira de Castro, Luciana Paula
Ensino
WhatsApp Messenger; Uso do WhatsApp Messenger por alunos de pós-graduação; WhatsApp Messenger para fins acadêmicos
title_short A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
title_full A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
title_fullStr A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
title_full_unstemmed A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
title_sort A pós-graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel
author Vieira de Castro, Luciana Paula
author_facet Vieira de Castro, Luciana Paula
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Malacarne, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira de Castro, Luciana Paula
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
WhatsApp Messenger; Uso do WhatsApp Messenger por alunos de pós-graduação; WhatsApp Messenger para fins acadêmicos
topic Ensino
WhatsApp Messenger; Uso do WhatsApp Messenger por alunos de pós-graduação; WhatsApp Messenger para fins acadêmicos
description As novas tecnologias em contexto educacional trazem à tona diversas questões para análise. Tendo em vista o grande acesso a aplicativos de redes sociais, esta pesquisa buscou responder à questão: “A utilização do WhatsApp Messenger tem auxiliado nos cursos de pós-graduação?”. Pretendeu-se ainda descrever as ações dos participantes da pesquisa ao utilizar o aplicativo e discutir as formas de utilização desse por discentes de cursos de pós-graduação. Para tanto, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 74 estudantes de cursos de pós-graduação. Os dados evidenciam que o aplicativo foi útil para ações de caráter acadêmico, como: compartilhamento de material de estudo e pesquisa, orientações, informações sobre as aulas, agendamento de horário para coleta de dados, dentre outras, sobretudo no auge da pandemia por COVID-19, quando foi demandado isolamento e distanciamento social. Destaca-se a necessidade da realização de formações sobre utilização de ferramentas tecnológicas, visando melhor explorar as potencialidades das mesmas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814
10.3895/rbect.v16n1.14814
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14814
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14814/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14814/2434
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14814/2435
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789911375872