Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniela Melo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-23032022-124721/
Resumo: Diadococinesia é a habilidade de realizar movimentos rápidos, repetidos e alternados. Os testes de diadococinesia avaliam o desempenho da fala e dos membros superiores, e são utilizados na prática clínica e em pesquisa para avaliar pacientes com distúrbios neurológicos. OBJETIVO: Desenvolver um protocolo de avaliação interdisciplinar da diadococinesia, com testes para os membros superiores (direito, esquerdo, fase e antifase) e orais (/pa/, /ta/, /ka/, /pataka/ e /patakakatapa/); investigar possíveis relações entre a diadococinesia oral e de membros superiores; investigar possíveis efeitos da idade e da escolaridade no desempenho motor; e investigar possíveis relações entre diadococinesia e função executiva. MÉTODO: Foram avaliados 180 voluntários da comunidade com o mínimo de 2 anos de educação formal e visão normal ou corrigida por lentes. Os participantes foram divididos em duas faixas etárias: adultos (30-64 anos de idade) e idosos (65-89 anos) e em três grupos de escolaridade: baixa (2-5 anos de estudo formal); média (6-11 anos); alta (12 anos ou mais). RESULTADOS: O número de movimentos em antifase foi significativamente menor do que nas demais condições (p < 0,001). O número de repetições de /patakakatapa/ foi significativamente menor que nas demais condições (p < 0,001). Foram encontradas correlações fracas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores. Indivíduos com alto nível de escolaridade apresentaram maior número de repetições de diadococinesia de membros superiores e oral. Foram encontradas correlações moderadas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores e os testes que avaliam a função executiva. CONCLUSÃO: Desenvolvemos um protocolo interdisciplinar de avaliação da diadococinesia. A escolaridade apresentou maior influência que a idade no desempenho dos participantes. Sugerimos que as tarefas de diadococinesia oral e dos membros superiores avaliam habilidades diferentes, e que as tarefas de diadococinesia de pronação e supinação dos membros superiores contêm um componente cognitivo
id USP_08e3a06e693db575a69c1ba15ca1568e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23032022-124721
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridadeInterdisciplinary diadochokinesia assessment: motor coordination, executive function and educational statusDesempenho psicomotorDiadochokinesiaDiadococinesiaEducational statusEscolaridadeExecutive functionFunção executivaInterdisciplinary placementPrática interdisciplinarPsychomotor performanceDiadococinesia é a habilidade de realizar movimentos rápidos, repetidos e alternados. Os testes de diadococinesia avaliam o desempenho da fala e dos membros superiores, e são utilizados na prática clínica e em pesquisa para avaliar pacientes com distúrbios neurológicos. OBJETIVO: Desenvolver um protocolo de avaliação interdisciplinar da diadococinesia, com testes para os membros superiores (direito, esquerdo, fase e antifase) e orais (/pa/, /ta/, /ka/, /pataka/ e /patakakatapa/); investigar possíveis relações entre a diadococinesia oral e de membros superiores; investigar possíveis efeitos da idade e da escolaridade no desempenho motor; e investigar possíveis relações entre diadococinesia e função executiva. MÉTODO: Foram avaliados 180 voluntários da comunidade com o mínimo de 2 anos de educação formal e visão normal ou corrigida por lentes. Os participantes foram divididos em duas faixas etárias: adultos (30-64 anos de idade) e idosos (65-89 anos) e em três grupos de escolaridade: baixa (2-5 anos de estudo formal); média (6-11 anos); alta (12 anos ou mais). RESULTADOS: O número de movimentos em antifase foi significativamente menor do que nas demais condições (p < 0,001). O número de repetições de /patakakatapa/ foi significativamente menor que nas demais condições (p < 0,001). Foram encontradas correlações fracas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores. Indivíduos com alto nível de escolaridade apresentaram maior número de repetições de diadococinesia de membros superiores e oral. Foram encontradas correlações moderadas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores e os testes que avaliam a função executiva. CONCLUSÃO: Desenvolvemos um protocolo interdisciplinar de avaliação da diadococinesia. A escolaridade apresentou maior influência que a idade no desempenho dos participantes. Sugerimos que as tarefas de diadococinesia oral e dos membros superiores avaliam habilidades diferentes, e que as tarefas de diadococinesia de pronação e supinação dos membros superiores contêm um componente cognitivoDiadochokinesia is the ability to perform rapid, repeated and alternated movements. Diadochokinesia tests assess speech and upper limbs performance, and they are applied in clinical practice and research to assess patients with neurological disorders. OBJECTIVE: To develop an interdisciplinary diadochokinesia assessment protocol, with upper limbs (right, left, phase and antiphase) and oral (/pa/, /ta/, /ka/, /pataka/ and /patakakatapa/) tests; to investigate possible relationships between oral and upper limbs diadochokinesia; to investigate possible effects of age and education on motor performance; and to investigate possible relationships between diadochokinesia and executive function. METHOD: 180 community volunteers with at least 2 years of formal education and normal or lens-corrected vision were evaluated. Volunteers were divided into two age groups: adults (30-64 years old) and elderly people (65-89 years old), and into three educational groups: low (2-5 years of formal education); average (6-11 years); high (12 years or more). RESULTS: The number of movements in antiphase was significantly lower than in other conditions (p < 0.001). The number of repetitions of /patakakatapa/ was significantly lower than in the other conditions (p < 0.001). Weak correlations were found between oral and upper limb diadochokinesia tests. Individuals with higher level of education had higher number of repetitions of upper limbs and oral diadochokinesia. Moderate correlations were found between oral and upper limbs diadochokinesia and tests that assess executive function. CONCLUSION: We developed an interdisciplinary diadochokinesia assessment protocol. Education had a greater influence than age on the participants\' performance. We suggest that oral and upper limb diadochokinesis tasks assess different abilities, and that upper limb pronation and supination diadochokinesis tasks contain a cognitive componentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoos, Mariana CallilAlmeida, Daniela Melo de2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-23032022-124721/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-30T11:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-23032022-124721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-30T11:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
Interdisciplinary diadochokinesia assessment: motor coordination, executive function and educational status
title Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
spellingShingle Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
Almeida, Daniela Melo de
Desempenho psicomotor
Diadochokinesia
Diadococinesia
Educational status
Escolaridade
Executive function
Função executiva
Interdisciplinary placement
Prática interdisciplinar
Psychomotor performance
title_short Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
title_full Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
title_fullStr Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
title_full_unstemmed Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
title_sort Avaliação interdisciplinar da diadococinesia: coordenação motora, função executiva e escolaridade
author Almeida, Daniela Melo de
author_facet Almeida, Daniela Melo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voos, Mariana Callil
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Daniela Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho psicomotor
Diadochokinesia
Diadococinesia
Educational status
Escolaridade
Executive function
Função executiva
Interdisciplinary placement
Prática interdisciplinar
Psychomotor performance
topic Desempenho psicomotor
Diadochokinesia
Diadococinesia
Educational status
Escolaridade
Executive function
Função executiva
Interdisciplinary placement
Prática interdisciplinar
Psychomotor performance
description Diadococinesia é a habilidade de realizar movimentos rápidos, repetidos e alternados. Os testes de diadococinesia avaliam o desempenho da fala e dos membros superiores, e são utilizados na prática clínica e em pesquisa para avaliar pacientes com distúrbios neurológicos. OBJETIVO: Desenvolver um protocolo de avaliação interdisciplinar da diadococinesia, com testes para os membros superiores (direito, esquerdo, fase e antifase) e orais (/pa/, /ta/, /ka/, /pataka/ e /patakakatapa/); investigar possíveis relações entre a diadococinesia oral e de membros superiores; investigar possíveis efeitos da idade e da escolaridade no desempenho motor; e investigar possíveis relações entre diadococinesia e função executiva. MÉTODO: Foram avaliados 180 voluntários da comunidade com o mínimo de 2 anos de educação formal e visão normal ou corrigida por lentes. Os participantes foram divididos em duas faixas etárias: adultos (30-64 anos de idade) e idosos (65-89 anos) e em três grupos de escolaridade: baixa (2-5 anos de estudo formal); média (6-11 anos); alta (12 anos ou mais). RESULTADOS: O número de movimentos em antifase foi significativamente menor do que nas demais condições (p < 0,001). O número de repetições de /patakakatapa/ foi significativamente menor que nas demais condições (p < 0,001). Foram encontradas correlações fracas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores. Indivíduos com alto nível de escolaridade apresentaram maior número de repetições de diadococinesia de membros superiores e oral. Foram encontradas correlações moderadas entre os testes de diadococinesia oral e dos membros superiores e os testes que avaliam a função executiva. CONCLUSÃO: Desenvolvemos um protocolo interdisciplinar de avaliação da diadococinesia. A escolaridade apresentou maior influência que a idade no desempenho dos participantes. Sugerimos que as tarefas de diadococinesia oral e dos membros superiores avaliam habilidades diferentes, e que as tarefas de diadococinesia de pronação e supinação dos membros superiores contêm um componente cognitivo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-23032022-124721/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5138/tde-23032022-124721/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257296479977472