Análise dos aspectos relevantes para integração na cadeia de suprimentos aplicada ao setor de serviços de alimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cônsoli, Matheus Alberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-04022010-095502/
Resumo: O tema gestão da cadeia de suprimentos tem forçado constantemente pesquisadores e gerentes a pensar em termos de gestão das operações e processos através das fronteiras organizacionais (MELNYK et al., 2007). Com base nessas questões, o objetivo desta tese envolveu a avaliação dessas mudanças, seus impactos e implicações relacionadas à integração externa em cadeias de suprimentos de empresas de alimentos que passaram a estruturar atividades específicas para o setor de foodservice. Assim, foi realizada uma análise do setor como objeto de análise da pesquisa e um levantamento conceitual das variáveis de integração na cadeia, por meio da sistematização comparativa de dez modelos e métodos teóricos sobre o assunto, no qual foram consolidadas as seguintes variáveis de integração externa: orientação estratégica para o mercado, integração interfuncional, planejamento conjunto e equitativo, sistemas de informação e monitoramento de performance, gestão de relacionamentos e decisões de estrutura e governança. A partir dessa consolidação, cada variável de integração foi descrita e discutida em termos conceituais, sendo desenvolvidas 33 proposições teóricas sobre a gestão da cadeia de suprimentos no setor de foodservice. Essas proposições foram então verificadas por meio de quatro estudos de caso de empresas do setor de carnes, sendo duas empresas de grande porte, uma cooperativa e uma empresa de médio porte. A partir das análises individuais e análises cruzadas dos estudos de caso, foram validadas 24 das proposições teóricas desenvolvidas, pelas quais se observou a crescente preocupação com a orientação para mercado, gestão de processos interorganizacionais e atividades de gestão de relacionamento com parceiros, além de maior formalização das atividades por meio de contratos. Por outro lado, muitas oportunidades ainda existem para melhorar a troca de informações entre as empresas e desenvolver um planejamento conjunto com outras empresas da cadeia.
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