Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gattás, Carmen Lúcia Melges Elias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17112015-094913/
Resumo: Esta investigação tem como objetivo buscar uma educação ambiental crítica, dialógica e democrática, que potencialize a mudança de hábitos e comportamentos, melhorando a qualidade de vida em nosso planeta. A educação ambiental surge comprometida com a proteção da vida na Terra, reconhecendo o papel central da educação na formação de valor e para a ação social. Partiremos de uma concepção complexa e sistêmica da sustentabilidade, chegando a ideia de sustentabilidade humanista. Na USP, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lançou em 2013 o Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, com o intuito de apoiar projetos que tivessem como objetivo a promoção da educação visando à sustentabilidade para construir de forma participativa uma Universidade sustentável, como modelo para a sociedade brasileira. Um dos projetos aprovados, \"A ECA e a EACH em união para a sustentabilidade na USP\", criou a disciplina \"Educomunicação Socioambiental\" no Curso de Educomunicação (ECA/USP), colocando em prática a reflexão sobre os fundamentos e as implicações da Educação Ambiental e produzindo um ecossistema comunicativo capaz de dialogar com as práticas ambientais. Concluiu-se que a Educomunicação Socioambiental tem um grande potencial para desenvolver uma EA eficiente, capaz de transformar hábitos e comportamentos. Ao introduzir o diálogo, empoderando a comunidade e desenvolvendo o protagonismo nos processos de reflexão e produção, ela facilita o intercâmbio de experiências, garantindo uma comunicação participativa e cidadã, capaz de contribuir para a preservação dos recursos naturais.
id USP_0a0408e824b7c77709ffcc13628aacfd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17112015-094913
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora-ComplexidadeComplexityComunicação e EducaçãoEducomunicação SocioambientalEnvironmental EducommunicationHumanismHumanismo, SustentabilidadeSustainability, Communication and EducationEsta investigação tem como objetivo buscar uma educação ambiental crítica, dialógica e democrática, que potencialize a mudança de hábitos e comportamentos, melhorando a qualidade de vida em nosso planeta. A educação ambiental surge comprometida com a proteção da vida na Terra, reconhecendo o papel central da educação na formação de valor e para a ação social. Partiremos de uma concepção complexa e sistêmica da sustentabilidade, chegando a ideia de sustentabilidade humanista. Na USP, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lançou em 2013 o Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, com o intuito de apoiar projetos que tivessem como objetivo a promoção da educação visando à sustentabilidade para construir de forma participativa uma Universidade sustentável, como modelo para a sociedade brasileira. Um dos projetos aprovados, \"A ECA e a EACH em união para a sustentabilidade na USP\", criou a disciplina \"Educomunicação Socioambiental\" no Curso de Educomunicação (ECA/USP), colocando em prática a reflexão sobre os fundamentos e as implicações da Educação Ambiental e produzindo um ecossistema comunicativo capaz de dialogar com as práticas ambientais. Concluiu-se que a Educomunicação Socioambiental tem um grande potencial para desenvolver uma EA eficiente, capaz de transformar hábitos e comportamentos. Ao introduzir o diálogo, empoderando a comunidade e desenvolvendo o protagonismo nos processos de reflexão e produção, ela facilita o intercâmbio de experiências, garantindo uma comunicação participativa e cidadã, capaz de contribuir para a preservação dos recursos naturais.This research aims to seek a critical environmental education, dialogue and democratic, that leverages the changing habits and behaviors, improving the quality of life on our planet. Environmental education appears committed to the protection of life on Earth, recognizing the central role of education in shaping values and social action. Depart from a complex and systemic concept of sustainability, reaching the idea of humanistic sustainability. We will start from a complex and systemic concept of sustainability, reaching the idea of humanistic sustainability. At USP, the Board of Environmental Management (BEM) launched in 2013 the Incentive Program to Sustainability at USP, in order to support projects that have as an objective the promotion of education aiming at sustainability to build in a participatory manner a sustainable University, as model for the Brazilian society. One of the approved projects, \"ECA and the EACH in union for sustainability at USP,\" created the discipline \"Environmental Educommunication\" in Educational Communication Course (ECA / USP), putting into practice the reflection on the foundations and implications of Education Environmental and producing a communications ecosystem capable of dealing with environmental practices. It was concluded that the Environmental Educommunication has great potential to develop an efficient EA, able to transform habits and behaviors. By introducing the dialogue, empowering the community and developing the role of the reflection and production processes, it facilitates the exchange of experience, ensuring a participatory and citizen communication, able to contribute to the preservation of natural resources of the planet.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneGattás, Carmen Lúcia Melges Elias2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17112015-094913/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-17112015-094913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
-
title Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
spellingShingle Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
Gattás, Carmen Lúcia Melges Elias
Complexidade
Complexity
Comunicação e Educação
Educomunicação Socioambiental
Environmental Educommunication
Humanism
Humanismo, Sustentabilidade
Sustainability, Communication and Education
title_short Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
title_full Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
title_fullStr Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
title_full_unstemmed Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
title_sort Novas mediações na interface comunicação e educação: a educomunicação como proposta para uma educação ambiental transformadora
author Gattás, Carmen Lúcia Melges Elias
author_facet Gattás, Carmen Lúcia Melges Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Lucilene
dc.contributor.author.fl_str_mv Gattás, Carmen Lúcia Melges Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Complexity
Comunicação e Educação
Educomunicação Socioambiental
Environmental Educommunication
Humanism
Humanismo, Sustentabilidade
Sustainability, Communication and Education
topic Complexidade
Complexity
Comunicação e Educação
Educomunicação Socioambiental
Environmental Educommunication
Humanism
Humanismo, Sustentabilidade
Sustainability, Communication and Education
description Esta investigação tem como objetivo buscar uma educação ambiental crítica, dialógica e democrática, que potencialize a mudança de hábitos e comportamentos, melhorando a qualidade de vida em nosso planeta. A educação ambiental surge comprometida com a proteção da vida na Terra, reconhecendo o papel central da educação na formação de valor e para a ação social. Partiremos de uma concepção complexa e sistêmica da sustentabilidade, chegando a ideia de sustentabilidade humanista. Na USP, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) lançou em 2013 o Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, com o intuito de apoiar projetos que tivessem como objetivo a promoção da educação visando à sustentabilidade para construir de forma participativa uma Universidade sustentável, como modelo para a sociedade brasileira. Um dos projetos aprovados, \"A ECA e a EACH em união para a sustentabilidade na USP\", criou a disciplina \"Educomunicação Socioambiental\" no Curso de Educomunicação (ECA/USP), colocando em prática a reflexão sobre os fundamentos e as implicações da Educação Ambiental e produzindo um ecossistema comunicativo capaz de dialogar com as práticas ambientais. Concluiu-se que a Educomunicação Socioambiental tem um grande potencial para desenvolver uma EA eficiente, capaz de transformar hábitos e comportamentos. Ao introduzir o diálogo, empoderando a comunidade e desenvolvendo o protagonismo nos processos de reflexão e produção, ela facilita o intercâmbio de experiências, garantindo uma comunicação participativa e cidadã, capaz de contribuir para a preservação dos recursos naturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17112015-094913/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17112015-094913/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257053421109248