Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taddei, Renzo Romano
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/
Resumo: O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação.
id USP_0a385c4f8da917164d902b67a6aaac40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022002-121434
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.Knowledge, discourse and education: contributions for the analysis of education without the metaphysics of rationalism.derridaeducaçãoeducationestruturalismofilosofiaLyotardphilosophypos-estruturalismopost-structuralismrelativismrelativismoRothlederstructuralismWittgensteinO objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJovanovic, Vojislav AleksandarTaddei, Renzo Romano2000-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-27022002-121434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
Knowledge, discourse and education: contributions for the analysis of education without the metaphysics of rationalism.
title Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
spellingShingle Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
Taddei, Renzo Romano
derrida
educação
education
estruturalismo
filosofia
Lyotard
philosophy
pos-estruturalismo
post-structuralism
relativism
relativismo
Rothleder
structuralism
Wittgenstein
title_short Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
title_full Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
title_fullStr Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
title_full_unstemmed Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
title_sort Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
author Taddei, Renzo Romano
author_facet Taddei, Renzo Romano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jovanovic, Vojislav Aleksandar
dc.contributor.author.fl_str_mv Taddei, Renzo Romano
dc.subject.por.fl_str_mv derrida
educação
education
estruturalismo
filosofia
Lyotard
philosophy
pos-estruturalismo
post-structuralism
relativism
relativismo
Rothleder
structuralism
Wittgenstein
topic derrida
educação
education
estruturalismo
filosofia
Lyotard
philosophy
pos-estruturalismo
post-structuralism
relativism
relativismo
Rothleder
structuralism
Wittgenstein
description O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091115272372224