Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/ |
Resumo: | O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação. |
id |
USP_0a385c4f8da917164d902b67a6aaac40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27022002-121434 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo.Knowledge, discourse and education: contributions for the analysis of education without the metaphysics of rationalism.derridaeducaçãoeducationestruturalismofilosofiaLyotardphilosophypos-estruturalismopost-structuralismrelativismrelativismoRothlederstructuralismWittgensteinO objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJovanovic, Vojislav AleksandarTaddei, Renzo Romano2000-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:08:16Zoai:teses.usp.br:tde-27022002-121434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:08:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. Knowledge, discourse and education: contributions for the analysis of education without the metaphysics of rationalism. |
title |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
spellingShingle |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. Taddei, Renzo Romano derrida educação education estruturalismo filosofia Lyotard philosophy pos-estruturalismo post-structuralism relativism relativismo Rothleder structuralism Wittgenstein |
title_short |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
title_full |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
title_fullStr |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
title_full_unstemmed |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
title_sort |
Conhecimento, discurso e educação: contribuições para a análise da educação sem a metafísica do racionalismo. |
author |
Taddei, Renzo Romano |
author_facet |
Taddei, Renzo Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jovanovic, Vojislav Aleksandar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taddei, Renzo Romano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
derrida educação education estruturalismo filosofia Lyotard philosophy pos-estruturalismo post-structuralism relativism relativismo Rothleder structuralism Wittgenstein |
topic |
derrida educação education estruturalismo filosofia Lyotard philosophy pos-estruturalismo post-structuralism relativism relativismo Rothleder structuralism Wittgenstein |
description |
O objetivo é analisar as implicações da teorização pós-estruturalista para o pensamento educacional, especialmente no que se refere ao relativismo decorrente desta teorização, assunto que ganhou destaque nas discussões acadêmicas não só apenas de filosofia da educação como também nas relacionadas à filosofia da ciência e do pensamento social. Não se objetivou uma análise extensiva das possibilidades da filosofia pós-moderna para a educação, uma vez que a multiplicidade dos discursos, autores e idéias tornaria esta tarefa irrealizável e inadequada no que se refere ao escopo deste trabalho. Antes, o foco é estabelecido sobre a idéia da deposição das fundamentações realistas, racionalistas e naturalistas do discurso educacional, e sobre as críticas mais representativas que este movimento suscita na comunidade de pensadores da educação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-27022002-121434/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257391260762112 |