Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino Médio |
id |
USP_0ad728d96a1d18cf5dc3b7a07a963803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19032014-102209 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didáticaLinear system, applications and didfactic sequenceAplicações de sistemas de equações linearesApplications of systems of linear equationsAprendizagem significativaInstructional sequenceMeaningful learningSequência didáticaSistemas de equações linearesSystems of linear equationsEste trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino MédioThe aim in this work is to highlight the importance of studying systems of linear equations for secondary school students through applications that are embedded in day-today, and make significant mathematical knowledge, since students have demonstrated great difficulty relate the content learned throughout their lives with situations everyday problems. For this purpose, this work was organized in three chapters. Chapter I provides an introduction to the study of systems of linear equations over the real numbers, the mathematics fundamental to understanding the methods of resolution. Chapter II presents some applications of linear systems of equations frequently in day-to-day. Chapter III proposes a didactic sequence of a problem situation in context to Secondary SchoolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, IresRufato, Sonia Aparecida Carreira2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T22:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032014-102209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T22:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática Linear system, applications and didfactic sequence |
title |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
spellingShingle |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática Rufato, Sonia Aparecida Carreira Aplicações de sistemas de equações lineares Applications of systems of linear equations Aprendizagem significativa Instructional sequence Meaningful learning Sequência didática Sistemas de equações lineares Systems of linear equations |
title_short |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
title_full |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
title_fullStr |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
title_full_unstemmed |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
title_sort |
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática |
author |
Rufato, Sonia Aparecida Carreira |
author_facet |
Rufato, Sonia Aparecida Carreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Ires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufato, Sonia Aparecida Carreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicações de sistemas de equações lineares Applications of systems of linear equations Aprendizagem significativa Instructional sequence Meaningful learning Sequência didática Sistemas de equações lineares Systems of linear equations |
topic |
Aplicações de sistemas de equações lineares Applications of systems of linear equations Aprendizagem significativa Instructional sequence Meaningful learning Sequência didática Sistemas de equações lineares Systems of linear equations |
description |
Este trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino Médio |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257130047897600 |