Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufato, Sonia Aparecida Carreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino Médio
id USP_0ad728d96a1d18cf5dc3b7a07a963803
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19032014-102209
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didáticaLinear system, applications and didfactic sequenceAplicações de sistemas de equações linearesApplications of systems of linear equationsAprendizagem significativaInstructional sequenceMeaningful learningSequência didáticaSistemas de equações linearesSystems of linear equationsEste trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino MédioThe aim in this work is to highlight the importance of studying systems of linear equations for secondary school students through applications that are embedded in day-today, and make significant mathematical knowledge, since students have demonstrated great difficulty relate the content learned throughout their lives with situations everyday problems. For this purpose, this work was organized in three chapters. Chapter I provides an introduction to the study of systems of linear equations over the real numbers, the mathematics fundamental to understanding the methods of resolution. Chapter II presents some applications of linear systems of equations frequently in day-to-day. Chapter III proposes a didactic sequence of a problem situation in context to Secondary SchoolBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, IresRufato, Sonia Aparecida Carreira2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T22:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032014-102209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T22:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
Linear system, applications and didfactic sequence
title Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
spellingShingle Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
Rufato, Sonia Aparecida Carreira
Aplicações de sistemas de equações lineares
Applications of systems of linear equations
Aprendizagem significativa
Instructional sequence
Meaningful learning
Sequência didática
Sistemas de equações lineares
Systems of linear equations
title_short Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
title_full Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
title_fullStr Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
title_full_unstemmed Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
title_sort Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
author Rufato, Sonia Aparecida Carreira
author_facet Rufato, Sonia Aparecida Carreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Ires
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufato, Sonia Aparecida Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicações de sistemas de equações lineares
Applications of systems of linear equations
Aprendizagem significativa
Instructional sequence
Meaningful learning
Sequência didática
Sistemas de equações lineares
Systems of linear equations
topic Aplicações de sistemas de equações lineares
Applications of systems of linear equations
Aprendizagem significativa
Instructional sequence
Meaningful learning
Sequência didática
Sistemas de equações lineares
Systems of linear equations
description Este trabalho tem como objetivo salientar a importância do estudo de sistemas de equações lineares no ensino médio através de aplicações que estão inseridas no dia-a-dia, e, tornar significativo o saber matemático, visto que, os alunos demonstram ter uma grande dificuldade em relacionar os conteúdos aprendidos ao longo de suas vidas com situações problemas cotidianas. Para tanto, esse trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I apresenta uma introdução ao estudo de sistemas de equações lineares sobre números reais, parte da matemática fundamental para a compreensão dos métodos de resolução. O capítulo II apresenta algumas aplicações de sistemas de equações lineares frequentes no dia-a-dia. O capítulo III apresenta uma proposta de sequência didática de uma situação problema contextualizada para o Ensino Médio
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-19032014-102209/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257130047897600