Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanessa dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-09032023-090038/
Resumo: O objetivo deste estudo foi validar o Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey de Clark©, 2014, com estudantes brasileiros de graduação em enfermagem. Realizado em uma escola paulista, constou de três etapas: adaptação cultural, avaliação semântica e análise descritiva e das propriedades psicométricas do instrumento adaptado. A adaptação cultural contou com a tradução, síntese das traduções, retro tradução, análise por comitê de especialistas e apresentação da versão final à autora do survey. A avaliação semântica para o idioma português do Brasil com a população-alvo seguiu o método DISABKIDS® adaptado para o Brasil pelo Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde (GPEMSA CNPq). A terceira etapa analisou as propriedades psicométricas de 24 itens relacionados a comportamentos de estudantes e igual número relacionado a comportamentos de docentes; foram avaliados quanto à validade de construto, por Análise Fatorial Confirmatória, sendo analisados os índices de ajuste 2/GL, RMSEA, NFI, CFI e TLI (NNFI); fidedignidade, pelo teste-reteste para verificação da reprodutibilidade calculada Coeficiente de Correlação Intraclasse e pelo Coeficiente alpha de Cronbach. A parte final do survey consta de questões, que foram analisadas quanto à frequência e tipos de respostas e alcance dos propósitos do instrumento. Os resultados obtidos retratam a construção de uma versão traduzida com poucas divergências da versão original; a avaliação semântica apontou os itens de dificuldade pelos estudantes e sugestões no layout, sendo feitos ajustes em três itens. A versão final adaptada à cultura brasileira foi aprovada pela autora da versão original. A validação de construto evidenciou ajuste ao modelo proposto da Análise fatorial confirmatória, com dois fatores (baixa e alta incivilidade) e para todos os itens referentes ao professor; para os itens relativos aos comportamentos dos estudantes, apenas o valor de ajuste ao modelo RMSEA não foi satisfatório, destacando-se três itens com baixa carga fatorial. Os valores das medidas de ajustes, para os itens correspondentes a comportamentos de estudantes e de professores, respectivamente, foram: 2/GL de 3,461 e 1,957; p-valor 0,000 e 0,000; CFI 1,000 e 1,000; TLI 1,000 e 1,000; NFI 1,000 e 1,000; RMSEA 0,091 e 0,044. O ICC foi 0,53 (-0,02-0,78); a consistência interna foi de 0,94 (0,93;0,95) para os itens de estudantes e de 0,97 (0,97;0,98) para os de professor. A análise descritiva das questões finais mostrou serem as mesmas adequadas para identificar se a incivilidade se apresenta como problema para o curso de enfermagem, os agentes dos comportamentos incivis, o nível de incivilidade, as estratégias para elevar o nível de civilidade. As questões abertas propiciaram a identificação, pelos participantes, de exemplos de comportamentos de incivilidade na instituição, da causa de incivilidade, das consequências desses comportamentos e maneiras de promoter civilidade acadêmica. Ainda, no teste reteste, essas questões evidenciaram ser estáveis. Conclui-se que o INE-R survey versão brasileira apresentou fidelidade; quanto a validade, a AFC reiterou a proposta do modelo original para os itens relacionados a professores e sugerimos a revisão de três dos itens relacionados aos estudantes (itens 1, 5 e 15).
id USP_0b14936159bc13644774e12d00f7b0d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032023-090038
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileirosCultural adaptation, semantic evaluation, descriptive analysis, and psychometric properties of the Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey with Brazilian studentsAlunosEducaçãoEducationEnfermagemEstudos de validaçãoIncivilidadeIncivilityNursingProfessoresStudentsTeachersValidation StudiesO objetivo deste estudo foi validar o Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey de Clark©, 2014, com estudantes brasileiros de graduação em enfermagem. Realizado em uma escola paulista, constou de três etapas: adaptação cultural, avaliação semântica e análise descritiva e das propriedades psicométricas do instrumento adaptado. A adaptação cultural contou com a tradução, síntese das traduções, retro tradução, análise por comitê de especialistas e apresentação da versão final à autora do survey. A avaliação semântica para o idioma português do Brasil com a população-alvo seguiu o método DISABKIDS® adaptado para o Brasil pelo Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde (GPEMSA CNPq). A terceira etapa analisou as propriedades psicométricas de 24 itens relacionados a comportamentos de estudantes e igual número relacionado a comportamentos de docentes; foram avaliados quanto à validade de construto, por Análise Fatorial Confirmatória, sendo analisados os índices de ajuste 2/GL, RMSEA, NFI, CFI e TLI (NNFI); fidedignidade, pelo teste-reteste para verificação da reprodutibilidade calculada Coeficiente de Correlação Intraclasse e pelo Coeficiente alpha de Cronbach. A parte final do survey consta de questões, que foram analisadas quanto à frequência e tipos de respostas e alcance dos propósitos do instrumento. Os resultados obtidos retratam a construção de uma versão traduzida com poucas divergências da versão original; a avaliação semântica apontou os itens de dificuldade pelos estudantes e sugestões no layout, sendo feitos ajustes em três itens. A versão final adaptada à cultura brasileira foi aprovada pela autora da versão original. A validação de construto evidenciou ajuste ao modelo proposto da Análise fatorial confirmatória, com dois fatores (baixa e alta incivilidade) e para todos os itens referentes ao professor; para os itens relativos aos comportamentos dos estudantes, apenas o valor de ajuste ao modelo RMSEA não foi satisfatório, destacando-se três itens com baixa carga fatorial. Os valores das medidas de ajustes, para os itens correspondentes a comportamentos de estudantes e de professores, respectivamente, foram: 2/GL de 3,461 e 1,957; p-valor 0,000 e 0,000; CFI 1,000 e 1,000; TLI 1,000 e 1,000; NFI 1,000 e 1,000; RMSEA 0,091 e 0,044. O ICC foi 0,53 (-0,02-0,78); a consistência interna foi de 0,94 (0,93;0,95) para os itens de estudantes e de 0,97 (0,97;0,98) para os de professor. A análise descritiva das questões finais mostrou serem as mesmas adequadas para identificar se a incivilidade se apresenta como problema para o curso de enfermagem, os agentes dos comportamentos incivis, o nível de incivilidade, as estratégias para elevar o nível de civilidade. As questões abertas propiciaram a identificação, pelos participantes, de exemplos de comportamentos de incivilidade na instituição, da causa de incivilidade, das consequências desses comportamentos e maneiras de promoter civilidade acadêmica. Ainda, no teste reteste, essas questões evidenciaram ser estáveis. Conclui-se que o INE-R survey versão brasileira apresentou fidelidade; quanto a validade, a AFC reiterou a proposta do modelo original para os itens relacionados a professores e sugerimos a revisão de três dos itens relacionados aos estudantes (itens 1, 5 e 15).This study aimed to validate the Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey by Clark©, 2014, with Brazilian undergraduate nursing students. Conducted in a school in São Paulo state, it consisted of three phases: cultural adaptation, semantic evaluation, and descriptive analysis as well as analysis of the adapted instruments psychometric properties. The cultural adaptation included translation, synthesis of translations, back translation, analysis by an expert committee, and presentation of the final version to the author of the survey. The semantic evaluation for Brazilian Portuguese with the target population followed the DISABKIDS® method, which was adapted for Brazil by the Research Group on Health Measures (GPEMSA - CNPq). The third phase analyzed the psychometric properties of 24 items related to students behaviors and the same number of items related to teachers behaviors; their construct validity was evaluated by Confirmatory Factor Analysis, with the following fit indices being analyzed: 2/GL, RMSEA, NFI, CFI and TLI (NNFI); reliability was evaluated by test-retest to verify reproducibility as calculated by the Intraclass Correlation Coefficient and Cronbachs alpha coefficient. The final part of the survey consists of questions, which were analyzed regarding the frequency and types of answers and the scope of the instruments purposes. The results obtained portray the construction of a translated version with few divergences from the original version; the semantic evaluation pointed out the items of difficulty by the students and suggestions regarding the layout, with adjustments being made in three items. The final version, adapted to the Brazilian culture, was approved by the author of the original version. The construct validation showed adjustment to the proposed model of Confirmatory Factor Analysis, with two factors (low and high incivility) and for all teacher-related items related. As for the items related to the students behaviors, only the value of adjustment to the model RMSEA was not satisfactory, highlighting three items with low factor loading. The values of the adjustment measures for the items corresponding to students and teachers behaviors, respectively, were: 2/GL of 3.461 and 1.957; p-value 0.000 and 0.000; CFI 1.000 and 1.000; TLI 1.000 and 1.000; NFI 1.000 and 1.000; RMSEA 0.091 and 0.044. CCI was 0.53 (-0.02-0.78); internal consistency was 0.94 (0.93;0.95) for student items and 0.97 (0.97;0.98) for teacher items. The descriptive analysis of the final questions showed that they were adequate to identify whether incivility presents a problem for the nursing program, the agents of uncivil behavior, the level of incivility, and strategies to raise civility levels. The open-ended questions allowed participants to identify examples of incivility behaviors in the institution, the cause of incivility, the consequences of such behaviors, and ways to promote academic civility. Furthermore, in the test-retest, those questions proved to be stable. It is concluded that the Brazilian version of the INE-R survey showed fidelity; as for validity, AFC reiterated the proposal of the original model for the teacher-related items, and we suggest the revision of three of the student-related items (items 1, 5, and 15).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Emília Campos deRibeiro, Vanessa dos Santos2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-09032023-090038/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-14T11:45:16Zoai:teses.usp.br:tde-09032023-090038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-14T11:45:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
Cultural adaptation, semantic evaluation, descriptive analysis, and psychometric properties of the Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey with Brazilian students
title Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
spellingShingle Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
Ribeiro, Vanessa dos Santos
Alunos
Educação
Education
Enfermagem
Estudos de validação
Incivilidade
Incivility
Nursing
Professores
Students
Teachers
Validation Studies
title_short Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
title_full Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
title_fullStr Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
title_full_unstemmed Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
title_sort Adaptação cultural, avaliação semântica, análise descritiva e propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised (INER) Survey com estudantes brasileiros
author Ribeiro, Vanessa dos Santos
author_facet Ribeiro, Vanessa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Emília Campos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vanessa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Educação
Education
Enfermagem
Estudos de validação
Incivilidade
Incivility
Nursing
Professores
Students
Teachers
Validation Studies
topic Alunos
Educação
Education
Enfermagem
Estudos de validação
Incivilidade
Incivility
Nursing
Professores
Students
Teachers
Validation Studies
description O objetivo deste estudo foi validar o Incivility in Nursing Education - Revised (INE-R) Survey de Clark©, 2014, com estudantes brasileiros de graduação em enfermagem. Realizado em uma escola paulista, constou de três etapas: adaptação cultural, avaliação semântica e análise descritiva e das propriedades psicométricas do instrumento adaptado. A adaptação cultural contou com a tradução, síntese das traduções, retro tradução, análise por comitê de especialistas e apresentação da versão final à autora do survey. A avaliação semântica para o idioma português do Brasil com a população-alvo seguiu o método DISABKIDS® adaptado para o Brasil pelo Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde (GPEMSA CNPq). A terceira etapa analisou as propriedades psicométricas de 24 itens relacionados a comportamentos de estudantes e igual número relacionado a comportamentos de docentes; foram avaliados quanto à validade de construto, por Análise Fatorial Confirmatória, sendo analisados os índices de ajuste 2/GL, RMSEA, NFI, CFI e TLI (NNFI); fidedignidade, pelo teste-reteste para verificação da reprodutibilidade calculada Coeficiente de Correlação Intraclasse e pelo Coeficiente alpha de Cronbach. A parte final do survey consta de questões, que foram analisadas quanto à frequência e tipos de respostas e alcance dos propósitos do instrumento. Os resultados obtidos retratam a construção de uma versão traduzida com poucas divergências da versão original; a avaliação semântica apontou os itens de dificuldade pelos estudantes e sugestões no layout, sendo feitos ajustes em três itens. A versão final adaptada à cultura brasileira foi aprovada pela autora da versão original. A validação de construto evidenciou ajuste ao modelo proposto da Análise fatorial confirmatória, com dois fatores (baixa e alta incivilidade) e para todos os itens referentes ao professor; para os itens relativos aos comportamentos dos estudantes, apenas o valor de ajuste ao modelo RMSEA não foi satisfatório, destacando-se três itens com baixa carga fatorial. Os valores das medidas de ajustes, para os itens correspondentes a comportamentos de estudantes e de professores, respectivamente, foram: 2/GL de 3,461 e 1,957; p-valor 0,000 e 0,000; CFI 1,000 e 1,000; TLI 1,000 e 1,000; NFI 1,000 e 1,000; RMSEA 0,091 e 0,044. O ICC foi 0,53 (-0,02-0,78); a consistência interna foi de 0,94 (0,93;0,95) para os itens de estudantes e de 0,97 (0,97;0,98) para os de professor. A análise descritiva das questões finais mostrou serem as mesmas adequadas para identificar se a incivilidade se apresenta como problema para o curso de enfermagem, os agentes dos comportamentos incivis, o nível de incivilidade, as estratégias para elevar o nível de civilidade. As questões abertas propiciaram a identificação, pelos participantes, de exemplos de comportamentos de incivilidade na instituição, da causa de incivilidade, das consequências desses comportamentos e maneiras de promoter civilidade acadêmica. Ainda, no teste reteste, essas questões evidenciaram ser estáveis. Conclui-se que o INE-R survey versão brasileira apresentou fidelidade; quanto a validade, a AFC reiterou a proposta do modelo original para os itens relacionados a professores e sugerimos a revisão de três dos itens relacionados aos estudantes (itens 1, 5 e 15).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-09032023-090038/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-09032023-090038/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256827912257536