O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14072020-203743/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar os aspectos centrais do ator e do teatro, segundo Diderot, do século XVIII, bem como o ator na concepção de Bertolt Brecht no século XX. No primeiro caso, somos levados à compreensão do modelo de representação teatral apontado por Diderot em seu Paradoxo sobre o comediante, no segundo, temos a possibilidade de verificar como o cerne da discussão contido no referido opúsculo repercutiu na cena germânica do século XX no Berliner Ensemble, sobretudo no que diz respeito ao \"efeito de distanciamento\" criado por Brecht. |
id |
USP_0b25e88b1d6056203ecf0add771c5035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14072020-203743 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro DialéticoThe Stage of Enlightenment: from Bourgeois Drama to Dialectical TheatreAestheticsAutocontroleComedianteComedienDiderotDiderotDistanciation effectEfeito de distanciamentoEstéticaParadoxParadoxoRepresentaçãoRepresentationSelf-controlSensibilidadeSensibilityO presente trabalho tem por objetivo apresentar os aspectos centrais do ator e do teatro, segundo Diderot, do século XVIII, bem como o ator na concepção de Bertolt Brecht no século XX. No primeiro caso, somos levados à compreensão do modelo de representação teatral apontado por Diderot em seu Paradoxo sobre o comediante, no segundo, temos a possibilidade de verificar como o cerne da discussão contido no referido opúsculo repercutiu na cena germânica do século XX no Berliner Ensemble, sobretudo no que diz respeito ao \"efeito de distanciamento\" criado por Brecht.The present work aims to show the central aspects of the actor and his theatre, according to Diderot, of the eighteenth century, as well the actor in the conception of Bertolt Brecht in the twentieth century. In the first case, we are led to understand the Diderot\'s model of theatrical representation in his Paradox of Comedian, in the second, we have the possibility to verify how the core of the discussion contained in this booklet had repercussions on the German scene of the 20th century in the Berliner Ensemble, especially with regard to the \"distancing effect\" created by Brecht.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatos, Luiz Fernando Batista Franklin deCosta, Gabriel da2020-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14072020-203743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-15T02:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-14072020-203743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-15T02:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético The Stage of Enlightenment: from Bourgeois Drama to Dialectical Theatre |
title |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
spellingShingle |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético Costa, Gabriel da Aesthetics Autocontrole Comediante Comedien Diderot Diderot Distanciation effect Efeito de distanciamento Estética Paradox Paradoxo Representação Representation Self-control Sensibilidade Sensibility |
title_short |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
title_full |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
title_fullStr |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
title_full_unstemmed |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
title_sort |
O palco das Luzes: do Drama Burguês ao Teatro Dialético |
author |
Costa, Gabriel da |
author_facet |
Costa, Gabriel da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Luiz Fernando Batista Franklin de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gabriel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aesthetics Autocontrole Comediante Comedien Diderot Diderot Distanciation effect Efeito de distanciamento Estética Paradox Paradoxo Representação Representation Self-control Sensibilidade Sensibility |
topic |
Aesthetics Autocontrole Comediante Comedien Diderot Diderot Distanciation effect Efeito de distanciamento Estética Paradox Paradoxo Representação Representation Self-control Sensibilidade Sensibility |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os aspectos centrais do ator e do teatro, segundo Diderot, do século XVIII, bem como o ator na concepção de Bertolt Brecht no século XX. No primeiro caso, somos levados à compreensão do modelo de representação teatral apontado por Diderot em seu Paradoxo sobre o comediante, no segundo, temos a possibilidade de verificar como o cerne da discussão contido no referido opúsculo repercutiu na cena germânica do século XX no Berliner Ensemble, sobretudo no que diz respeito ao \"efeito de distanciamento\" criado por Brecht. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14072020-203743/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14072020-203743/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090714408058880 |