Saberes e práticas docentes para a inovação curricular: uma análise das práticas da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinomiya, George Kouzo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11102013-160523/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os saberes docentes no processo de inovação curricular, especificamente, na introdução da física moderna e contemporânea no ensino médio. Com esta finalidade acompanhamos quatro professores do ensino médio, que elaboraram e aplicaram sequências didáticas sobre tópicos de física moderna e contemporânea em suas respectivas salas de aula. A escolha dos sujeitos para esta pesquisa se deu por oportunidade, ou seja, foram escolhidos devido à participação deles num curso de formação continuada realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O curso em questão foi elaborado para a capacitação de professores da rede pública do Estado de São Paulo e foi estruturado em três turmas, cada qual, englobando um tópico de física moderna e contemporânea: Linhas Espectrais, Partículas Elementares e Relatividade. Este curso foi repetido em três oportunidades, o que permitiu que alguns dos professores participassem de todas as turmas. O acompanhamento dos professores teve início com a aplicação da sequência didática em sala de aula, no primeiro semestre de 2011. Os primeiros dados recolhidos tiveram origem nas filmagens das aulas destes professores, durante a aplicação das sequências didáticas no ensino médio. Em seguida, realizamos três entrevistas semiestruturadas. As duas primeiras tiveram como objetivo levantar alguns aspectos relacionados à vivência dos professores, começando com a etapa de formação na escola de ensino básico até a sua graduação. Também foram levantados alguns aspectos relacionados à atuação profissional dos professores e ao seu contato com a física moderna e contemporânea, tanto na formação inicial quanto no exercício de sua profissão. A terceira entrevista teve como objetivo aprofundar a análise referente às práticas docentes utilizadas no desenvolvimento da sequência didática. Essas práticas compõem o que Maurice Tardif chama de saberes docentes. De acordo com a natureza dos dados obtidos, esta pesquisa se enquadra nos referenciais da pesquisa qualitativa, na medida em que, os dados principais são descritivos, compostos de gráficos e transcrições, os quais foram recolhidos em forma de gravações em áudio ou vídeo. Os resultados permitiram a construção de categorias que podem servir de base para a elaboração de um conjunto de saberes necessários ao processo de inovação curricular e serem incorporados na formação inicial dos futuros professores, contribuindo para que eles sejam mais bem preparados para trabalhar com os processos de inovação. As categorias encontradas empiricamente são: saber transpor os conteúdos específicos para a sala de aula, saber utilizar os recursos didáticos audiovisuais, saber organizar e planejar atividades didáticas, saber construir os mecanismos de avaliação e saber gerir a sala de aula.
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O curso em questão foi elaborado para a capacitação de professores da rede pública do Estado de São Paulo e foi estruturado em três turmas, cada qual, englobando um tópico de física moderna e contemporânea: Linhas Espectrais, Partículas Elementares e Relatividade. Este curso foi repetido em três oportunidades, o que permitiu que alguns dos professores participassem de todas as turmas. O acompanhamento dos professores teve início com a aplicação da sequência didática em sala de aula, no primeiro semestre de 2011. Os primeiros dados recolhidos tiveram origem nas filmagens das aulas destes professores, durante a aplicação das sequências didáticas no ensino médio. Em seguida, realizamos três entrevistas semiestruturadas. As duas primeiras tiveram como objetivo levantar alguns aspectos relacionados à vivência dos professores, começando com a etapa de formação na escola de ensino básico até a sua graduação. Também foram levantados alguns aspectos relacionados à atuação profissional dos professores e ao seu contato com a física moderna e contemporânea, tanto na formação inicial quanto no exercício de sua profissão. A terceira entrevista teve como objetivo aprofundar a análise referente às práticas docentes utilizadas no desenvolvimento da sequência didática. Essas práticas compõem o que Maurice Tardif chama de saberes docentes. De acordo com a natureza dos dados obtidos, esta pesquisa se enquadra nos referenciais da pesquisa qualitativa, na medida em que, os dados principais são descritivos, compostos de gráficos e transcrições, os quais foram recolhidos em forma de gravações em áudio ou vídeo. Os resultados permitiram a construção de categorias que podem servir de base para a elaboração de um conjunto de saberes necessários ao processo de inovação curricular e serem incorporados na formação inicial dos futuros professores, contribuindo para que eles sejam mais bem preparados para trabalhar com os processos de inovação. As categorias encontradas empiricamente são: saber transpor os conteúdos específicos para a sala de aula, saber utilizar os recursos didáticos audiovisuais, saber organizar e planejar atividades didáticas, saber construir os mecanismos de avaliação e saber gerir a sala de aula.This research aims to analyze the teaching knowledge in the process of curriculum innovation, specifically the introduction of modern physics in high school. To that end we investigated four high school teachers who have developed and applied didactic sequences on topics of modern physics in their classrooms. The choice of these teachers was made by chance, i.e., they participated in an in-service education course, held at the Faculty of Education, University of São Paulo. The course has been prepared for the training of public school teachers of the State of São Paulo and was divided into three groups, on topics of modern physics: Spectral Lines, Elementary Particles and Relativity. This course was repeated three times. Some teachers participated in all courses. The accompanying teachers began with the application of instructional sequence in the classroom, in the first half of 2011. The first data collected originated in the video of the teachers of these classes during the application of didactic sequences in their classrooms. Then we conducted three semi-structured interviews. The first two were intended to raise some issues related to their training, starting with step training in secondary school until his graduation. Were also raised some issues related to the professional performance of teachers and contact with modern physics, both in initial training and in professional practice. The third interview was to further examine regarding teaching practices used in the development of didactical sequence. These practices comprise what Maurice Tardif calls teaching knowledge. According to the nature of the data obtained in this study fit the qualitative references, to the extent that the main data are descriptive compounds, graphics, and transcripts which were collected in the form of audio or video recordings. The results allowed the build of categories that can serve as a basis for the elaboration of a set of knowledge necessary to the process of curriculum innovation and to be incorporated in the pre-service training of future teachers, prepared to work with the innovation processes. The categories found empirically are able to transpose the specific content for the classroom, knowing how to use audiovisual teaching resources, know how to organize and plan educational activities, namely building evaluation mechanisms and know how to manage the classroom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicardo, Elio CarlosShinomiya, George Kouzo2013-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11102013-160523/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-11102013-160523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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