Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Ghidini da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092023-151453/
Resumo: Apesar das inúmeras contribuições teóricas e empíricas para a atualização do currículo de física, a atenção para a Natureza da Ciência e o uso de tecnologia em sala de aula, eles permanecem ainda hoje como desafios para a educação científica. A Física de Partículas, por sua vez, tem características especiais, havendo uma notória ausência de trabalhos de cunho histórico-epistemológicos e diversos problemas conceituais na prática de ensino, além dos obstáculos didático-epistemológicos e didático-pedagógicos do ensino de Física Moderna e Contemporânea. Nesse texto, dissertamos sobre uma pesquisa teórico-empírica no contexto da Inovação Curricular. Mais especificamente, nosso objetivo é investigar os obstáculos manifestados durante a relação de ensino-aprendizagem de um tópico de física moderna, tanto numa dimensão epistemológica quanto pedagógica. Entretanto, como forma de potencializar o valor dessa investigação, nossas reflexões não se restringem aos efeitos manifestados. Trata-se de pensar também como essa proposta se articula em um projeto educacional mais amplo, bem como quais são as condições de contorno devido a uma característica peculiar do nosso trabalho a saber, a de fazer parte de um projeto de detecção de raios cósmicos. A junção entre a investigação empírica e a investigação teórica exige, ao nosso ver, um planejamento que para construir, precisa ser construído no caso, realizado a partir da literatura das Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA). Notamos que ao final, apesar dos estudantes abandonarem certas concepções prévias, aspectos conceituais e investigativos associados ao funcionamento comum de um detector permanecem como obstáculos, emergindo a necessidade de mudar a SEA inicial.
id USP_6709049fdc4b1a5e16e71f6fb99afcba
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092023-151453
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexõesElaboration and evaluation of a Teaching-Learning Sequence on Cosmic Rays: Propositions and Reflections.Curriculum InnovationFísica Moderna e ContemporâneaModern and Contemporary PhysicsNature of Science,ObstaclesObstáculos,Sequências de Ensino-AprendizagemTeaching-Learning SequencesApesar das inúmeras contribuições teóricas e empíricas para a atualização do currículo de física, a atenção para a Natureza da Ciência e o uso de tecnologia em sala de aula, eles permanecem ainda hoje como desafios para a educação científica. A Física de Partículas, por sua vez, tem características especiais, havendo uma notória ausência de trabalhos de cunho histórico-epistemológicos e diversos problemas conceituais na prática de ensino, além dos obstáculos didático-epistemológicos e didático-pedagógicos do ensino de Física Moderna e Contemporânea. Nesse texto, dissertamos sobre uma pesquisa teórico-empírica no contexto da Inovação Curricular. Mais especificamente, nosso objetivo é investigar os obstáculos manifestados durante a relação de ensino-aprendizagem de um tópico de física moderna, tanto numa dimensão epistemológica quanto pedagógica. Entretanto, como forma de potencializar o valor dessa investigação, nossas reflexões não se restringem aos efeitos manifestados. Trata-se de pensar também como essa proposta se articula em um projeto educacional mais amplo, bem como quais são as condições de contorno devido a uma característica peculiar do nosso trabalho a saber, a de fazer parte de um projeto de detecção de raios cósmicos. A junção entre a investigação empírica e a investigação teórica exige, ao nosso ver, um planejamento que para construir, precisa ser construído no caso, realizado a partir da literatura das Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA). Notamos que ao final, apesar dos estudantes abandonarem certas concepções prévias, aspectos conceituais e investigativos associados ao funcionamento comum de um detector permanecem como obstáculos, emergindo a necessidade de mudar a SEA inicial.Despite the numerous theoretical and empirical contributions to updating the physics curriculum, the attention to the Nature of Science and the use of technology in the classroom, they still remain challenges for science education. Particle Physics, in turn, has special characteristics, with a notorious absence of works of a historical-epistemological nature and several conceptual problems in teaching practice, in addition to the didactic-epistemological and didactic-pedagogical obstacles of teaching Modern and Contemporary Physics. In this text, we discuss a theoretical and empirical research in the context of Curriculum Innovation. More specifically, our objective is to investigate the obstacles manifested during the teaching-learning relationship of a modern physics topic, both in an epistemological and pedagogical dimension. However, as a way of enhancing the value of this investigation, our reflections are not restricted to the manifested effects. It is also about thinking about how this proposal is articulated in a broader educational project, as well as what are the boundary conditions due to a peculiar characteristic of our work namely, that of being part of a cosmic ray detection project. The junction between empirical investigation and theoretical investigation requires, in our view, planning that, in order to be constructed, needs to be constructed in this case, based on the literature of Teaching-Learning Sequences (TLS). We note that in the end, despite the students abandoning certain previous conceptions, conceptual and investigative aspects associated with the common operation of a detector remain obstacles, emerging the need to change the initial TLS.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGurgel, IvãMunhoz, Marcelo GameiroSilva, João Pedro Ghidini da2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092023-151453/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-02T18:38:03Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-151453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-02T18:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
Elaboration and evaluation of a Teaching-Learning Sequence on Cosmic Rays: Propositions and Reflections.
title Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
spellingShingle Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
Silva, João Pedro Ghidini da
Curriculum Innovation
Física Moderna e Contemporânea
Modern and Contemporary Physics
Nature of Science,
Obstacles
Obstáculos,
Sequências de Ensino-Aprendizagem
Teaching-Learning Sequences
title_short Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
title_full Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
title_fullStr Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
title_full_unstemmed Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
title_sort Elaboração e avaliação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre raios cósmicos: proposições e reflexões
author Silva, João Pedro Ghidini da
author_facet Silva, João Pedro Ghidini da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gurgel, Ivã
Munhoz, Marcelo Gameiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Pedro Ghidini da
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculum Innovation
Física Moderna e Contemporânea
Modern and Contemporary Physics
Nature of Science,
Obstacles
Obstáculos,
Sequências de Ensino-Aprendizagem
Teaching-Learning Sequences
topic Curriculum Innovation
Física Moderna e Contemporânea
Modern and Contemporary Physics
Nature of Science,
Obstacles
Obstáculos,
Sequências de Ensino-Aprendizagem
Teaching-Learning Sequences
description Apesar das inúmeras contribuições teóricas e empíricas para a atualização do currículo de física, a atenção para a Natureza da Ciência e o uso de tecnologia em sala de aula, eles permanecem ainda hoje como desafios para a educação científica. A Física de Partículas, por sua vez, tem características especiais, havendo uma notória ausência de trabalhos de cunho histórico-epistemológicos e diversos problemas conceituais na prática de ensino, além dos obstáculos didático-epistemológicos e didático-pedagógicos do ensino de Física Moderna e Contemporânea. Nesse texto, dissertamos sobre uma pesquisa teórico-empírica no contexto da Inovação Curricular. Mais especificamente, nosso objetivo é investigar os obstáculos manifestados durante a relação de ensino-aprendizagem de um tópico de física moderna, tanto numa dimensão epistemológica quanto pedagógica. Entretanto, como forma de potencializar o valor dessa investigação, nossas reflexões não se restringem aos efeitos manifestados. Trata-se de pensar também como essa proposta se articula em um projeto educacional mais amplo, bem como quais são as condições de contorno devido a uma característica peculiar do nosso trabalho a saber, a de fazer parte de um projeto de detecção de raios cósmicos. A junção entre a investigação empírica e a investigação teórica exige, ao nosso ver, um planejamento que para construir, precisa ser construído no caso, realizado a partir da literatura das Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA). Notamos que ao final, apesar dos estudantes abandonarem certas concepções prévias, aspectos conceituais e investigativos associados ao funcionamento comum de um detector permanecem como obstáculos, emergindo a necessidade de mudar a SEA inicial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092023-151453/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28092023-151453/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091160137793536