Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schacht, Eduardo Calliari
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).
id USP_0bd606b12049d8d7013bccbf809b181f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18072024-155208
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinemaOn the tracks from El Palomar to Los Angeles: Gustavo Santaolallas music in cinema.ComposersCompositoresFilm industryFilm scoreGustavo SantaolallaGustavo SantaolallaHollywoodHollywoodIndústria cinematográficaTrilhas musicaisO presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).The present study aims to investigate the trajectory of Argentine musician, producer, and composer Gustavo Santaolalla and establish his position within the United States film industry. Through an exploration of the involvement of foreign composers in Hollywood, an exploratory analysis of Santaolalla\'s filmography and his career as a musician and producer, documentary research of interviews given by the artist himself and his collaborators, and a film analysis, the study seeks to identify his creative and production processes, the aesthetic qualities of his work, and articulate them with the conditions imposed by the film music market in Hollywood. The results achieved demonstrate that his work draws on elements of Latin American folklore, rock, popular music, globalized rhythms and tones, noise, and silence, and has gained recognition in a market traditionally closed to composers from non-U.S. and non-European countries. The theoretical framework selected for the research includes authors addressing the context of the film industry for composers (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publications on Latin American popular music (KARUSH, 2017; KUN, 2005), as well as the role of the soundtrack in the composition of cinematic works (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicente, EduardoSchacht, Eduardo Calliari2024-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-18T18:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-155208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-18T18:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
On the tracks from El Palomar to Los Angeles: Gustavo Santaolallas music in cinema.
title Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
spellingShingle Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
Schacht, Eduardo Calliari
Composers
Compositores
Film industry
Film score
Gustavo Santaolalla
Gustavo Santaolalla
Hollywood
Hollywood
Indústria cinematográfica
Trilhas musicais
title_short Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
title_full Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
title_fullStr Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
title_full_unstemmed Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
title_sort Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
author Schacht, Eduardo Calliari
author_facet Schacht, Eduardo Calliari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Schacht, Eduardo Calliari
dc.subject.por.fl_str_mv Composers
Compositores
Film industry
Film score
Gustavo Santaolalla
Gustavo Santaolalla
Hollywood
Hollywood
Indústria cinematográfica
Trilhas musicais
topic Composers
Compositores
Film industry
Film score
Gustavo Santaolalla
Gustavo Santaolalla
Hollywood
Hollywood
Indústria cinematográfica
Trilhas musicais
description O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090834805555200