Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/ |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987). |
id |
USP_0bd606b12049d8d7013bccbf809b181f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18072024-155208 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinemaOn the tracks from El Palomar to Los Angeles: Gustavo Santaolallas music in cinema.ComposersCompositoresFilm industryFilm scoreGustavo SantaolallaGustavo SantaolallaHollywoodHollywoodIndústria cinematográficaTrilhas musicaisO presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).The present study aims to investigate the trajectory of Argentine musician, producer, and composer Gustavo Santaolalla and establish his position within the United States film industry. Through an exploration of the involvement of foreign composers in Hollywood, an exploratory analysis of Santaolalla\'s filmography and his career as a musician and producer, documentary research of interviews given by the artist himself and his collaborators, and a film analysis, the study seeks to identify his creative and production processes, the aesthetic qualities of his work, and articulate them with the conditions imposed by the film music market in Hollywood. The results achieved demonstrate that his work draws on elements of Latin American folklore, rock, popular music, globalized rhythms and tones, noise, and silence, and has gained recognition in a market traditionally closed to composers from non-U.S. and non-European countries. The theoretical framework selected for the research includes authors addressing the context of the film industry for composers (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publications on Latin American popular music (KARUSH, 2017; KUN, 2005), as well as the role of the soundtrack in the composition of cinematic works (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicente, EduardoSchacht, Eduardo Calliari2024-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-18T18:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-155208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-18T18:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema On the tracks from El Palomar to Los Angeles: Gustavo Santaolallas music in cinema. |
title |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
spellingShingle |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema Schacht, Eduardo Calliari Composers Compositores Film industry Film score Gustavo Santaolalla Gustavo Santaolalla Hollywood Hollywood Indústria cinematográfica Trilhas musicais |
title_short |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
title_full |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
title_fullStr |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
title_full_unstemmed |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
title_sort |
Na trilha de El Palomar a Los Angeles: a música de Gustavo Santaolalla no cinema |
author |
Schacht, Eduardo Calliari |
author_facet |
Schacht, Eduardo Calliari |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schacht, Eduardo Calliari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composers Compositores Film industry Film score Gustavo Santaolalla Gustavo Santaolalla Hollywood Hollywood Indústria cinematográfica Trilhas musicais |
topic |
Composers Compositores Film industry Film score Gustavo Santaolalla Gustavo Santaolalla Hollywood Hollywood Indústria cinematográfica Trilhas musicais |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do músico, produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla e estabelecer o espaço ocupado por ele na indústria cinematográfica estadunidense. Por meio de uma investigação sobre a participação de compositores estrangeiros em Hollywood, de uma análise exploratória da filmografia de Santaolalla e de sua carreira como músico e produtor, da pesquisa documental de depoimentos concedidos pelo próprio artista e por seus colaboradores e de uma análise fílmica, buscaram-se identificar seus processos criativos e de produção, as qualidades estéticas de seu trabalho e articulá-los com as condições impostas pelo mercado de trilhas musicais em Hollywood. Os resultados alcançados demonstram que sua obra se utiliza de elementos do folclore latino-americano, do rock, da música popular, de ritmos e timbres globalizados, do ruído e do silêncio, e conquistou espaço em um mercado extremamente fechado para compositores vindos de países não pertencentes ao eixo Estados Unidos - Europa. O suporte teórico selecionado para embasamento da pesquisa inclui autores que abordam o contexto da indústria cinematográfica para compositores (FAULKNER, 1983; HEXEL, 2014), publicações sobre a música popular latino-americana (KARUSH, 2017; KUN, 2005), bem como o papel da banda sonora na composição da obra cinematográfica (CARRASCO, 1993; GORBMAN, 1987). |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-18072024-155208/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257104755195904 |