Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Guilherme Diniz Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823
Resumo: Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência.
id USP_0bf450e0300078c8dfd0c970c335f284
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062015-113823
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès Design of tradition: plastic expressions of the Hermès brand. 2015-03-03Claudia Regina Garcia VicentiniKathia Castilho CunhaMaria Silvia Barros de HeldJosé Guilherme Diniz AlvesUniversidade de São PauloTêxtil e ModaUSPBR Fashion Hermès Hermès Moda Semiótica Semiotics Tradição Tradition Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência. Based on the concepts of tradition of Eric Hobsbawm and his collaborators, and the theoretical framework of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas, we sought to examine the discursive strategies that weave the significance of tradition in one of the main homes of leather over a century of existence, Hermès. Specifically, we sought to understand how iconic products figurative lifestyles of its consumers brand and convey family values in their different visual settings, revealing itself as well as a traditional brand that reinvents itself every season as a symbol of rigor and excellence. https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:18:12Zoai:teses.usp.br:tde-18062015-113823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:51:25.414891Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Design of tradition: plastic expressions of the Hermès brand.
title Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
spellingShingle Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
José Guilherme Diniz Alves
title_short Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_full Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_fullStr Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_full_unstemmed Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_sort Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
author José Guilherme Diniz Alves
author_facet José Guilherme Diniz Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Regina Garcia Vicentini
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kathia Castilho Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Silvia Barros de Held
dc.contributor.author.fl_str_mv José Guilherme Diniz Alves
contributor_str_mv Claudia Regina Garcia Vicentini
Kathia Castilho Cunha
Maria Silvia Barros de Held
description Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823
url https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Têxtil e Moda
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502834174033920