Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José Guilherme Diniz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18062015-113823/
Resumo: Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência.
id USP_0bf450e0300078c8dfd0c970c335f284
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062015-113823
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Design de tradição: as expressões plásticas da marca HermèsDesign of tradition: plastic expressions of the Hermès brand.FashionHermèsHermèsModaSemióticaSemioticsTradiçãoTraditionBaseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência.Based on the concepts of tradition of Eric Hobsbawm and his collaborators, and the theoretical framework of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas, we sought to examine the discursive strategies that weave the significance of tradition in one of the main homes of leather over a century of existence, Hermès. Specifically, we sought to understand how iconic products figurative lifestyles of its consumers brand and convey family values in their different visual settings, revealing itself as well as a traditional brand that reinvents itself every season as a symbol of rigor and excellence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicentini, Claudia Regina GarciaAlves, José Guilherme Diniz2015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18062015-113823/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-18062015-113823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
Design of tradition: plastic expressions of the Hermès brand.
title Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
spellingShingle Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
Alves, José Guilherme Diniz
Fashion
Hermès
Hermès
Moda
Semiótica
Semiotics
Tradição
Tradition
title_short Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_full Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_fullStr Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_full_unstemmed Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
title_sort Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
author Alves, José Guilherme Diniz
author_facet Alves, José Guilherme Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicentini, Claudia Regina Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, José Guilherme Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Fashion
Hermès
Hermès
Moda
Semiótica
Semiotics
Tradição
Tradition
topic Fashion
Hermès
Hermès
Moda
Semiótica
Semiotics
Tradição
Tradition
description Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18062015-113823/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-18062015-113823/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090831589572608