Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823 |
Resumo: | Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência. |
id |
USP_0bf450e0300078c8dfd0c970c335f284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18062015-113823 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès Design of tradition: plastic expressions of the Hermès brand. 2015-03-03Claudia Regina Garcia VicentiniKathia Castilho CunhaMaria Silvia Barros de HeldJosé Guilherme Diniz AlvesUniversidade de São PauloTêxtil e ModaUSPBR Fashion Hermès Hermès Moda Semiótica Semiotics Tradição Tradition Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência. Based on the concepts of tradition of Eric Hobsbawm and his collaborators, and the theoretical framework of discursive semiotics developed by Algirdas Julien Greimas, we sought to examine the discursive strategies that weave the significance of tradition in one of the main homes of leather over a century of existence, Hermès. Specifically, we sought to understand how iconic products figurative lifestyles of its consumers brand and convey family values in their different visual settings, revealing itself as well as a traditional brand that reinvents itself every season as a symbol of rigor and excellence. https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:18:12Zoai:teses.usp.br:tde-18062015-113823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:51:25.414891Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Design of tradition: plastic expressions of the Hermès brand. |
title |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
spellingShingle |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès José Guilherme Diniz Alves |
title_short |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
title_full |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
title_fullStr |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
title_full_unstemmed |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
title_sort |
Design de tradição: as expressões plásticas da marca Hermès |
author |
José Guilherme Diniz Alves |
author_facet |
José Guilherme Diniz Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Regina Garcia Vicentini |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kathia Castilho Cunha |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Silvia Barros de Held |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José Guilherme Diniz Alves |
contributor_str_mv |
Claudia Regina Garcia Vicentini Kathia Castilho Cunha Maria Silvia Barros de Held |
description |
Baseando-se nos conceitos de tradição de Eric Hobsbawn e seus colaboradores, e no referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, buscou-se examinar as estratégias discursivas que tecem a significação de tradição em uma das principais casas de marroquinaria, com mais de um século de existência, a Hermès. Especificamente, procurou-se compreender como os produtos icônicos da marca figurativizam modos de vida de seus consumidores e veiculam valores da família em suas distintas configurações plásticas, revelando-se, assim, como uma marca tradicional que se reinventa a cada temporada, como um símbolo de rigor e excelência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.100.2015.tde-18062015-113823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Têxtil e Moda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502834174033920 |