Argumentação em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosca, Jessica de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-01072021-125553/
Resumo: A atividade de produção escrita nas aulas de português tem se transformado com as novas práticas digitais. Nesta dissertação, partimos da concepção teórico-metodológica de Bakhtin (2019) e o Círculo (VOLÓCHINOV, 2018), que definem os gêneros do discurso como \"tipos relativamente estáveis de enunciado\" que devem ser entendidos dentro de um contexto enunciativo-discursivo; tomou-se, como fundamentação, os conceitos de tecnogêneros e de comentário de Paveau (2015, 2017). A autora define tecnogêneros como textos oriundos de ambientes on-line que possuem tecnologias tecnolinguageiras, e o comentário como um texto produzido em ambientes digitais em espaços materialmente dedicados. Ao relacionar as teorias dos gêneros discursivos com os gêneros nativos digitais, retomamos a posição de Rojo (2012; 2013; 2019), que articula as práticas de linguagem com o funcionamento das esferas digitais, de modo a intervir nas propostas didáticas. A composição da proposta partiu da leitura de uma reportagem como texto norteador para a produção de comentários on-line (em Google Docs), realizados, simultaneamente, por três turmas do 9º ano durante uma semana do mês de setembro de 2019, momento dos incêndios ocorridos na Amazônia e no Pantanal. A importância da escolha do gênero comentário on-line se deve pelo posicionamento que assume o comentador diante do texto-fonte, um procedimento dialógico. Nesse espaço discursivo, é possível recuperar o modo como os alunos retomam o texto-fonte e assumem um ponto de vista, expressando a relação ativa entre enunciados (VOLÓCHINOV, 2018). Para compor o corpus desta dissertação, selecionamos 24 de 57 comentários escritos por alunos que participaram de, pelo menos, três das cinco aulas em que as atividades foram desenvolvidas, os quais retomam o texto-fonte e apresentam marcas enunciativas que colaborem para o desenvolvimento e defesa de um ponto de vista. Os resultados obtidos apontam que os comentadores assumem um posicionamento diante do texto-fonte, utilizando-se de um procedimento dialógico, retomando-o por meio de citações e paráfrases, e usando estratégias argumentativas. Diante disso, assinalamos a importância da abordagem de tecnogêneros nas aulas de língua portuguesa, numa perspectiva de trabalho que considere as particularidades dos gêneros nativos digitais, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas.
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Ao relacionar as teorias dos gêneros discursivos com os gêneros nativos digitais, retomamos a posição de Rojo (2012; 2013; 2019), que articula as práticas de linguagem com o funcionamento das esferas digitais, de modo a intervir nas propostas didáticas. A composição da proposta partiu da leitura de uma reportagem como texto norteador para a produção de comentários on-line (em Google Docs), realizados, simultaneamente, por três turmas do 9º ano durante uma semana do mês de setembro de 2019, momento dos incêndios ocorridos na Amazônia e no Pantanal. A importância da escolha do gênero comentário on-line se deve pelo posicionamento que assume o comentador diante do texto-fonte, um procedimento dialógico. Nesse espaço discursivo, é possível recuperar o modo como os alunos retomam o texto-fonte e assumem um ponto de vista, expressando a relação ativa entre enunciados (VOLÓCHINOV, 2018). Para compor o corpus desta dissertação, selecionamos 24 de 57 comentários escritos por alunos que participaram de, pelo menos, três das cinco aulas em que as atividades foram desenvolvidas, os quais retomam o texto-fonte e apresentam marcas enunciativas que colaborem para o desenvolvimento e defesa de um ponto de vista. Os resultados obtidos apontam que os comentadores assumem um posicionamento diante do texto-fonte, utilizando-se de um procedimento dialógico, retomando-o por meio de citações e paráfrases, e usando estratégias argumentativas. Diante disso, assinalamos a importância da abordagem de tecnogêneros nas aulas de língua portuguesa, numa perspectiva de trabalho que considere as particularidades dos gêneros nativos digitais, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas.Writing assignments in Portuguese language classes have been undergoing a transformation due to new digital practices. Based on the theories and methodologies of Bakhtin (2019) and the Circle (VOLÓCHINOV, 2018), which define speech genres as \"relatively stable types of utterances\" that should be understood within an utterance-discursive context, this dissertation takes Paveau\'s (2015, 2017) concepts of techno-genre and comment as fundamental. The author defines techno-genres as texts taken from online environments that have techno-language related technologies, and comments as texts created in these digital environments and materially dedicated spaces. By relating speech genre theory with digitally native genres, we reprise Rojo\'s (2012; 2013; 2019) position, which articulates language practices with the workings of digital spheres in order to intervene in didactic propositions. The writing assignments began with students reading a news article as a guiding element for writing online comments (in Google Docs), these assignments were simultaneously performed by three 9th grade classes for a week in September of 2019, when wild fires were taking place in the Amazon and Pantanal. The online comment genre is important due to the stance the commenting party takes in relation to the source text, which is a dialogic procedure. In this discursive space, it\'s possible to establish how students reference the source text and adopt a point of view, expressing an active relationship between utterances (VOLÓCHINOV, 2018). The corpus of this dissertation is comprised of 24 comments taken from a total of 57 that were written by students participating in at least three of the five lectures in which this activity took place. These comments reference the source text and show utterance marks that collaborate in the development and defense of different points of view. The results show that the commenting parties adopt a given stance in relation to the source text by means of a dialogic procedure, referencing it through citation and paraphrase, and adopting argumentative strategies. In light of that, we highlight the importance of bringing techno-genres to Portuguese language classes in a work perspective that takes into consideration the particular features of natively digital genres in order to bring contemporary linguistic practices to the classroom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, Maria Inês BatistaMosca, Jessica de Lima2021-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-01072021-125553/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:11:03Zoai:teses.usp.br:tde-01072021-125553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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