A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092007-132925/ |
Resumo: | A presente dissertação aborda a interferência do uso da tecnologia da computação gráfica na criação e no gerenciamento de marcas corporativas. O estudo começa com uma discussão sobre a terminologia utilizada na área, seguido por um manifesto sobre a importância do Design e o relato histórico da evolução do computador. A análise termina com o estudo do caso da Caixa Econômica Federal, que teve a sua marca remodelada algumas vezes em quase 150 anos de existência, com diversas formas e níveis de influência do computador neste processo. O resultado é permeado de recomendações para se usar o computador como uma poderosa ferramenta e se atingir a melhor solução ao trabalho de Design. |
id |
USP_0cb3db72fdd2fd64f4d8c2569e5efc0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18092007-132925 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica FederalThe influence of the computer as a tool in the process of brand development the case of Caixa Econômica Federal.BrandCaixa Econômica FederalCaixa Econômica Federal.ComputadorComputerDesignDesignLogotipoLogotypeMarcaA presente dissertação aborda a interferência do uso da tecnologia da computação gráfica na criação e no gerenciamento de marcas corporativas. O estudo começa com uma discussão sobre a terminologia utilizada na área, seguido por um manifesto sobre a importância do Design e o relato histórico da evolução do computador. A análise termina com o estudo do caso da Caixa Econômica Federal, que teve a sua marca remodelada algumas vezes em quase 150 anos de existência, com diversas formas e níveis de influência do computador neste processo. O resultado é permeado de recomendações para se usar o computador como uma poderosa ferramenta e se atingir a melhor solução ao trabalho de Design.This dissertation covers the influence of the computer graphics technology use in the corporate brand creation and development. The study begins by reasoning over the nomenclature in this specific field, followed by a design heightening manifest and the historical report on computer evolution. The analysis finishes with the Caixa Econômica Federal case, which brand was redesigned few times over almost 150 years of existence, in different ways and levels of computer influence in this process. The outcome is enriched by recommendations in how to use the computer as a powerful tool and how to achieve the best solution in the design work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVentura, AlessandroMoura, Paulo Henrique Frediani de2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092007-132925/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-18092007-132925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal The influence of the computer as a tool in the process of brand development the case of Caixa Econômica Federal. |
title |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
spellingShingle |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal Moura, Paulo Henrique Frediani de Brand Caixa Econômica Federal Caixa Econômica Federal. Computador Computer Design Design Logotipo Logotype Marca |
title_short |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
title_full |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
title_fullStr |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
title_full_unstemmed |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
title_sort |
A influência da ferramenta \"computador\" no processo de desenvolvimento de uma marca: o caso da Caixa Ecômica Federal |
author |
Moura, Paulo Henrique Frediani de |
author_facet |
Moura, Paulo Henrique Frediani de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Alessandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Paulo Henrique Frediani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brand Caixa Econômica Federal Caixa Econômica Federal. Computador Computer Design Design Logotipo Logotype Marca |
topic |
Brand Caixa Econômica Federal Caixa Econômica Federal. Computador Computer Design Design Logotipo Logotype Marca |
description |
A presente dissertação aborda a interferência do uso da tecnologia da computação gráfica na criação e no gerenciamento de marcas corporativas. O estudo começa com uma discussão sobre a terminologia utilizada na área, seguido por um manifesto sobre a importância do Design e o relato histórico da evolução do computador. A análise termina com o estudo do caso da Caixa Econômica Federal, que teve a sua marca remodelada algumas vezes em quase 150 anos de existência, com diversas formas e níveis de influência do computador neste processo. O resultado é permeado de recomendações para se usar o computador como uma poderosa ferramenta e se atingir a melhor solução ao trabalho de Design. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092007-132925/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092007-132925/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257110629318656 |