Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Karina Paizano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110317
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral compreender como se dá o gerenciamento de marca a partir dos conteúdos e interações presentes na página oficial da Caixa no Facebook. O estudo busca refletir sobre a forma que se dá a comunicação entre clientes e empresa, a partir das ferramentas disponibilizadas pela rede social e como ela se apropria disso de maneira a agregar valor para a marca. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na análise de conteúdo e o corpus foi constituído de publicações na página oficial da Caixa Econômica Federal no Facebook. Através de conceitos como ciberconsumidor, interação mediada, branding e imagem, foram analisadas 80 postagens do período de junho a setembro de 2014, 600 comentários do público em quatro dessas publicações, relacionando o conteúdo dos comentários com a postagem original. O estudo evidencia a importância da apropriação da geração de conteúdo pelo consumidor de maneira positiva, ao ter um efetivo atendimento das reivindicações e demonstrar preocupação na resolução dos conflitos.
id UFRGS-2_a37a31610750161016cbbaf1fe6e08eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110317
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Karina PaizanoPieniz, Mônica Bertholdo2015-02-25T01:57:44Z2014http://hdl.handle.net/10183/110317000952685Esta monografia tem como objetivo geral compreender como se dá o gerenciamento de marca a partir dos conteúdos e interações presentes na página oficial da Caixa no Facebook. O estudo busca refletir sobre a forma que se dá a comunicação entre clientes e empresa, a partir das ferramentas disponibilizadas pela rede social e como ela se apropria disso de maneira a agregar valor para a marca. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na análise de conteúdo e o corpus foi constituído de publicações na página oficial da Caixa Econômica Federal no Facebook. Através de conceitos como ciberconsumidor, interação mediada, branding e imagem, foram analisadas 80 postagens do período de junho a setembro de 2014, 600 comentários do público em quatro dessas publicações, relacionando o conteúdo dos comentários com a postagem original. O estudo evidencia a importância da apropriação da geração de conteúdo pelo consumidor de maneira positiva, ao ter um efetivo atendimento das reivindicações e demonstrar preocupação na resolução dos conflitos.This monograph has as main objective to understand how happen brand management from the content and interactions present on the Caixa's official page on Facebook. The study reflects about communication between customers and company, from the tools provided by the social network and how it appropriates in order to add value to the brand. The methodological procedures were inspired by the content analysis and the corpus consisted of publications on the Caixa's official page on Facebook. Through concepts such as ciberconsumidor, mediated interaction, branding and image were analyzed 80 posts for the period from June to September 2014, 600 public comments on four of these publications, relating the content of the comments to the original posting. The study highlights the importance of ownership of the generation of content by the consumer in a positive way, to have an effective meeting the demands and show concern in conflict resolution.application/pdfporCaixa Econômica FederalGestão de marcasBrand managementInteractionFacebookGerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952685.pdf000952685.pdfTexto completoapplication/pdf3268007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/1/000952685.pdfd6196d58b6dbc243ae76fbf74faaa52aMD51TEXT000952685.pdf.txt000952685.pdf.txtExtracted Texttext/plain162773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/2/000952685.pdf.txt472cfb549f394e1b6586fac2753361b9MD52THUMBNAIL000952685.pdf.jpg000952685.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/3/000952685.pdf.jpg18a9d74efbf8d2e7b9008c14632b9342MD5310183/1103172023-03-25 03:31:03.601106oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
title Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
spellingShingle Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
Almeida, Karina Paizano
Caixa Econômica Federal
Gestão de marcas
Brand management
Interaction
Facebook
title_short Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
title_full Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
title_fullStr Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
title_full_unstemmed Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
title_sort Gerenciamento da marca a partir das interações cliente-empresa: uma análise da página da Caixa Econômica Federal no Facebook
author Almeida, Karina Paizano
author_facet Almeida, Karina Paizano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Karina Paizano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
contributor_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
dc.subject.por.fl_str_mv Caixa Econômica Federal
Gestão de marcas
topic Caixa Econômica Federal
Gestão de marcas
Brand management
Interaction
Facebook
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand management
Interaction
Facebook
description Esta monografia tem como objetivo geral compreender como se dá o gerenciamento de marca a partir dos conteúdos e interações presentes na página oficial da Caixa no Facebook. O estudo busca refletir sobre a forma que se dá a comunicação entre clientes e empresa, a partir das ferramentas disponibilizadas pela rede social e como ela se apropria disso de maneira a agregar valor para a marca. Os procedimentos metodológicos foram inspirados na análise de conteúdo e o corpus foi constituído de publicações na página oficial da Caixa Econômica Federal no Facebook. Através de conceitos como ciberconsumidor, interação mediada, branding e imagem, foram analisadas 80 postagens do período de junho a setembro de 2014, 600 comentários do público em quatro dessas publicações, relacionando o conteúdo dos comentários com a postagem original. O estudo evidencia a importância da apropriação da geração de conteúdo pelo consumidor de maneira positiva, ao ter um efetivo atendimento das reivindicações e demonstrar preocupação na resolução dos conflitos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-25T01:57:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110317
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952685
url http://hdl.handle.net/10183/110317
identifier_str_mv 000952685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/1/000952685.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/2/000952685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110317/3/000952685.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6196d58b6dbc243ae76fbf74faaa52a
472cfb549f394e1b6586fac2753361b9
18a9d74efbf8d2e7b9008c14632b9342
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224479433555968