Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emerson Izidoro dos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada
id USP_0ce7bd9e429e1f51e599ea89f9fca2cb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072021-164202
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de físicaPlayful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachersEDUCAÇÃO PERMANENTEFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)FORMAÇÃO DE PROFESSORESPERMANENT EDUCATIONPHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHER TRAININGO presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuadaThe current work is a qualitative research that approaches a project of continued formation of teachers, developed as a course. Its purpose was to develop a specific content of Mechanics through ways of experimenting and entertaining by using materials which are easily obtained at low costs. The course analyzed was implemental within the ambit of the Pró-Ciências CAPES/FAPESP Program and it is directed to Physics Teachers of São Paulo and Grande São Paulo. The main question of this work was the reflection around the experimental practice in classroom through entertaining activities, which are developed with low cost materials, and more specifically the acknowledgement of these developed ideas in teachers\' speech observed during the course. Reflexive diaries and questionnaires developed by teachers during the course were used to analyze the problems. Through the achieved analysis, the teachers\' implessions could be evaluated in terms of the usage of experimental activities, the low cost materials and the approach of entertaining as a strategy of the course among others. This work also discusses the problem of lack of regularity in the programs of continued formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Norberto CardosoSantos, Emerson Izidoro dos2003-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-31T23:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-164202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T23:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
Playful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachers
title Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
spellingShingle Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
Santos, Emerson Izidoro dos
EDUCAÇÃO PERMANENTE
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERMANENT EDUCATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
title_short Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
title_full Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
title_fullStr Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
title_full_unstemmed Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
title_sort Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
author Santos, Emerson Izidoro dos
author_facet Santos, Emerson Izidoro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norberto Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emerson Izidoro dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO PERMANENTE
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERMANENT EDUCATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
topic EDUCAÇÃO PERMANENTE
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERMANENT EDUCATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
description O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091019003658240