Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/ |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada |
id |
USP_0ce7bd9e429e1f51e599ea89f9fca2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23072021-164202 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de físicaPlayful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachersEDUCAÇÃO PERMANENTEFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)FORMAÇÃO DE PROFESSORESPERMANENT EDUCATIONPHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHER TRAININGO presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuadaThe current work is a qualitative research that approaches a project of continued formation of teachers, developed as a course. Its purpose was to develop a specific content of Mechanics through ways of experimenting and entertaining by using materials which are easily obtained at low costs. The course analyzed was implemental within the ambit of the Pró-Ciências CAPES/FAPESP Program and it is directed to Physics Teachers of São Paulo and Grande São Paulo. The main question of this work was the reflection around the experimental practice in classroom through entertaining activities, which are developed with low cost materials, and more specifically the acknowledgement of these developed ideas in teachers\' speech observed during the course. Reflexive diaries and questionnaires developed by teachers during the course were used to analyze the problems. Through the achieved analysis, the teachers\' implessions could be evaluated in terms of the usage of experimental activities, the low cost materials and the approach of entertaining as a strategy of the course among others. This work also discusses the problem of lack of regularity in the programs of continued formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Norberto CardosoSantos, Emerson Izidoro dos2003-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-31T23:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-164202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T23:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física Playful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachers |
title |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
spellingShingle |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física Santos, Emerson Izidoro dos EDUCAÇÃO PERMANENTE FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES PERMANENT EDUCATION PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHER TRAINING |
title_short |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
title_full |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
title_fullStr |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
title_sort |
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física |
author |
Santos, Emerson Izidoro dos |
author_facet |
Santos, Emerson Izidoro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Norberto Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Emerson Izidoro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PERMANENTE FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES PERMANENT EDUCATION PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHER TRAINING |
topic |
EDUCAÇÃO PERMANENTE FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES PERMANENT EDUCATION PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHER TRAINING |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-164202/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091019003658240 |