Uma contribuição a mensuração do resultado econômico da decisão de investimento em qualidade em empresas de serviços contábeis: uma abordagem da gestão econômica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-12092003-112202/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta o tema Resultado Econômico das decisões de Investimentos em qualidade nas empresas de serviços contábeis". Trata do sistema empresa de serviços contábeis, caracterizando estes serviços dentro de uma visão sistêmica, e da identificação do conceito de qualidade aplicável a este segmento econômico. Tendo a teoria de gestão econômica como referencial teórico, busca a formulação de um modelo de decisão de investimentos em qualidade aplicável a estas organizações. A qualidade nas empresas de serviços contábeis é fruto, principalmente, da percepção positiva dos clientes entre a informação requerida e a informação gerada, no tocante à relevância, confiabilidade e a utilidade para o processo de controle patrimonial e para o processo de tomada de decisão. Entendendo, então, que a qualidade de um serviço está ligada à sua capacidade de satisfazer requisitos e que o resultado econômico é o incremento da riqueza líquida entre dois dados momentos de tempo, o objetivo desta dissertação é formular um modelo de decisão de investimentos em qualidade para as empresas prestadoras de serviços contábeis que evidencie os impactos destas decisões no valor econômico da empresa. Sendo que é, o resultado econômico, o melhor indicador da eficácia organizacional e acreditando que os investimentos em qualidade somente se justificam pelo aumento nos fluxos de benefícios futuros das organizações, esta dissertação se justifica pelo menor número de estudos dirigidos à qualidade nos serviços e pela falta de trabalhos que relacionam a qualidade com os resultados econômicos. |
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Uma contribuição a mensuração do resultado econômico da decisão de investimento em qualidade em empresas de serviços contábeis: uma abordagem da gestão econômica. Economic results of the investment decisions in quality of the accounting services companies.accounting serviceseconomic resultsqualidadequalityresultado econômicoserviço contábilEste trabalho apresenta o tema Resultado Econômico das decisões de Investimentos em qualidade nas empresas de serviços contábeis". Trata do sistema empresa de serviços contábeis, caracterizando estes serviços dentro de uma visão sistêmica, e da identificação do conceito de qualidade aplicável a este segmento econômico. Tendo a teoria de gestão econômica como referencial teórico, busca a formulação de um modelo de decisão de investimentos em qualidade aplicável a estas organizações. A qualidade nas empresas de serviços contábeis é fruto, principalmente, da percepção positiva dos clientes entre a informação requerida e a informação gerada, no tocante à relevância, confiabilidade e a utilidade para o processo de controle patrimonial e para o processo de tomada de decisão. Entendendo, então, que a qualidade de um serviço está ligada à sua capacidade de satisfazer requisitos e que o resultado econômico é o incremento da riqueza líquida entre dois dados momentos de tempo, o objetivo desta dissertação é formular um modelo de decisão de investimentos em qualidade para as empresas prestadoras de serviços contábeis que evidencie os impactos destas decisões no valor econômico da empresa. Sendo que é, o resultado econômico, o melhor indicador da eficácia organizacional e acreditando que os investimentos em qualidade somente se justificam pelo aumento nos fluxos de benefícios futuros das organizações, esta dissertação se justifica pelo menor número de estudos dirigidos à qualidade nos serviços e pela falta de trabalhos que relacionam a qualidade com os resultados econômicos.The theme of this work is Economic Results of the Investment decisions in quality of the accounting services companies". It deals with the system of the accounting Services Company, characterizing these systems into a systemic vision, and the identification of the quality concept applied to this economic segment. Having the theory of economic management as a theoretical support, it searches for a formulation of decisions of the investment model that is applied, in quality, to such organizations. The quality in the companies of accounting services is, thereby, a result of, mainly, the positive perception of clients between a required and produced information in relation to relevancy, confiability and the utility for the process of patrimony control and of decision making. Understanding, therefore, that the quality of a service is linked to its capacity to satisfy requirements and that the economic result is the increase of liquid richness between two moments of time, the aim of this dissertation is to formulate a model of investment decision in quality for accounting services companies that show the impacts of such decisions in the economic value of the company. As being , the economic result, the best indicator of the organizational efficacy , and believing that the investments in quality justify themselves only with reference to the increase in of future organizations benefits, this work justifies itself for the least number of studies related to the quality of services and for the lack of work that link quality to the economic results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatelli, ArmandoLyra, Ricardo Luiz Wüst Corrêa de2003-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-12092003-112202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-12092003-112202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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