A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Savio Camara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12112021-131553/
Resumo: Língua é dinamismo, fluidez, e pulsa dentro de cada um de nós. Como entidade viva, traz consigo marcas históricas, ideológicas e socioculturais. Assim, ao enunciarmos, nós nos posicionamos no mundo com nossas crenças, ideologias e preconceitos (SABOTA, 2018). O(a) aluno(a) do século XXI, no seio social, tem acesso ao inglês das mais diversas formas: imagens, sons, links, hiperlinks, memes e, mais recentemente, pequenos vídeos em plataformas de rede social. Sendo assim, a escola/universidade precisa repensar suas práticas, visando a um processo educacional mais significativo para esse(a) aluno(a) nativo(a) digital. O intuito desta pesquisa é investigar práticas de educação linguística e letramentos, no ensino superior, nas aulas de contextos de formação de professores(as). Para tanto, foi utilizada a etnografia da prática escolar, em um curso de formação inicial docente, em uma universidade pública do estado de São Paulo. Para dar aporte teórico a esta pesquisa, o primeiro Capítulo discorre sobre a contextualização e a metodologia do estudo; o segundo debate as premissas da Educação Linguística; o terceiro contempla a (de)formação de professores (de línguas); o Capítulo quatro elenca as questões dos (Multi)Letramentos, e o quinto discorre sobre a (de)formação de professores, alinhada com a Educação Linguística e os Letramentos. Este trabalho almeja, ainda, apresentar a Educação Linguística como proposta alternativa para o binarismo \"ensino x aprendizagem de línguas\" e fomentar no(a) professor(a)-aluno(a) o estímulo de um trabalho mais agentivo, emancipador e congruente com as premissas do século XXI, práticas essas tão caras à agenda da educação linguística.
id USP_0d7e0773782bdd4ab48b7d4077c7acd3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12112021-131553
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicialLanguage Teacher Education: a critical view(De)Formação docente inicial(Multi)Letramentos(Multi)LiteraciesEducação linguísticaLanguage educationTeacher educationLíngua é dinamismo, fluidez, e pulsa dentro de cada um de nós. Como entidade viva, traz consigo marcas históricas, ideológicas e socioculturais. Assim, ao enunciarmos, nós nos posicionamos no mundo com nossas crenças, ideologias e preconceitos (SABOTA, 2018). O(a) aluno(a) do século XXI, no seio social, tem acesso ao inglês das mais diversas formas: imagens, sons, links, hiperlinks, memes e, mais recentemente, pequenos vídeos em plataformas de rede social. Sendo assim, a escola/universidade precisa repensar suas práticas, visando a um processo educacional mais significativo para esse(a) aluno(a) nativo(a) digital. O intuito desta pesquisa é investigar práticas de educação linguística e letramentos, no ensino superior, nas aulas de contextos de formação de professores(as). Para tanto, foi utilizada a etnografia da prática escolar, em um curso de formação inicial docente, em uma universidade pública do estado de São Paulo. Para dar aporte teórico a esta pesquisa, o primeiro Capítulo discorre sobre a contextualização e a metodologia do estudo; o segundo debate as premissas da Educação Linguística; o terceiro contempla a (de)formação de professores (de línguas); o Capítulo quatro elenca as questões dos (Multi)Letramentos, e o quinto discorre sobre a (de)formação de professores, alinhada com a Educação Linguística e os Letramentos. Este trabalho almeja, ainda, apresentar a Educação Linguística como proposta alternativa para o binarismo \"ensino x aprendizagem de línguas\" e fomentar no(a) professor(a)-aluno(a) o estímulo de um trabalho mais agentivo, emancipador e congruente com as premissas do século XXI, práticas essas tão caras à agenda da educação linguística.Language is dynamism, fluidity, and it pulsates within us. As a living entity, it brings historical, ideological and sociocultural marks. Therefore, as we enunciate, we position ourselves in the world with our beliefs, ideologies and prejudice (SABOTA, 2018). The 21st century student has access to English in many ways: via images, sounds, links, hyperlinks, memes and more recently, through short videos in online platforms like social media. Thus, the school/university needs to rethink its practices aiming at a more meaningful educational process for the students who are digital natives. The goal of this work is to investigate practices of language education and critical literacy in the academic context of teacher education. To do so, ethnography of the classroom was used in a course of teacher education of a public university of São Paulo. So as to give theoretical backgroung to this research, it was established that the first chapter discusses the contextualization of this research and methodology, the second chapter debates the premisses of language education, the third chapter contemplates the premisses of teacher education; the fourth chapter concentrates (multi) literacies; the fifth chapter talks about teacher education alligned with the concepts of language education and (multi)literacies. This project also aims at presenting language education and (multi)literacies as an alternative proposal to the \"teacher and learning English\" and foster in the future teachers a more agentive, emancipatory work as well as consistent with the premisses of the 21st century, which are so important to the language education agenda.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Daniel de MelloLeite, Savio Camara2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12112021-131553/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-12T16:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-12112021-131553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-12T16:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
Language Teacher Education: a critical view
title A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
spellingShingle A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
Leite, Savio Camara
(De)Formação docente inicial
(Multi)Letramentos
(Multi)Literacies
Educação linguística
Language education
Teacher education
title_short A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
title_full A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
title_fullStr A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
title_full_unstemmed A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
title_sort A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
author Leite, Savio Camara
author_facet Leite, Savio Camara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Daniel de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Savio Camara
dc.subject.por.fl_str_mv (De)Formação docente inicial
(Multi)Letramentos
(Multi)Literacies
Educação linguística
Language education
Teacher education
topic (De)Formação docente inicial
(Multi)Letramentos
(Multi)Literacies
Educação linguística
Language education
Teacher education
description Língua é dinamismo, fluidez, e pulsa dentro de cada um de nós. Como entidade viva, traz consigo marcas históricas, ideológicas e socioculturais. Assim, ao enunciarmos, nós nos posicionamos no mundo com nossas crenças, ideologias e preconceitos (SABOTA, 2018). O(a) aluno(a) do século XXI, no seio social, tem acesso ao inglês das mais diversas formas: imagens, sons, links, hiperlinks, memes e, mais recentemente, pequenos vídeos em plataformas de rede social. Sendo assim, a escola/universidade precisa repensar suas práticas, visando a um processo educacional mais significativo para esse(a) aluno(a) nativo(a) digital. O intuito desta pesquisa é investigar práticas de educação linguística e letramentos, no ensino superior, nas aulas de contextos de formação de professores(as). Para tanto, foi utilizada a etnografia da prática escolar, em um curso de formação inicial docente, em uma universidade pública do estado de São Paulo. Para dar aporte teórico a esta pesquisa, o primeiro Capítulo discorre sobre a contextualização e a metodologia do estudo; o segundo debate as premissas da Educação Linguística; o terceiro contempla a (de)formação de professores (de línguas); o Capítulo quatro elenca as questões dos (Multi)Letramentos, e o quinto discorre sobre a (de)formação de professores, alinhada com a Educação Linguística e os Letramentos. Este trabalho almeja, ainda, apresentar a Educação Linguística como proposta alternativa para o binarismo \"ensino x aprendizagem de línguas\" e fomentar no(a) professor(a)-aluno(a) o estímulo de um trabalho mais agentivo, emancipador e congruente com as premissas do século XXI, práticas essas tão caras à agenda da educação linguística.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12112021-131553/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12112021-131553/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256995605774336