Agenda 2030 e a sua localização: chegamos à metade! E agora?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-02082024-175156/ |
Resumo: | Introdução: A Agenda 2030 é um pacto global para a \"transformação do nosso mundo\" firmado por 193 países em 2015. Em 2016 o grupo interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 lança a adaptação em português da publicação \"Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: implementação e acompanhamento no nível subnacional\" para apoiar cidades e regiões no cumprimento da Agenda 2030 em âmbito local. Em outras palavras, explicita que embora a agenda 2030 seja formulada globalmente, apresenta uma preocupação com a territorialização reconhecendo o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi colocar em cena a implementação da Agenda 2030 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Especificamente, levando em conta o marco teórico da gestão do conhecimento e da necessária tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas, organizamos um conjunto de publicações sobre a localização da Agenda 2030; discutimos os aspectos que levaram alguns municípios a adotarem a Agenda 2030 em seus Planos Plurianuais (PPA); interpretamos indicadores sobre a situação dos ODS na Região Metropolitana de São Paulo; analisamos o caso da criação da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na cidade de São Paulo. A metodologia da pesquisa se valeu da combinação de múltiplos métodos que permitiu identificar diferenças e desigualdades territoriais. A pesquisa é presidida pela hipótese de que os municípios que explicitamente manifestam a Agenda 2030 em seus processos de planejamentos e mecanismos de gestão apresentaram melhores indicadores dos ODS. Os resultados da pesquisa evidenciam em parte a hipótese levantada e a organização e sistematização da literatura disponível sobre localização dos ODS pode se constituir em um dispositivo efetivo para a disseminação do tema e sua adoção. Concluímos que estamos atrasados. Passado metade do período ainda há muito a ser realizado, tanto no que diz respeito à materialidade concreta das ações e iniciativas, quanto no sentido do alcance dos resultados desejados. |
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Agenda 2030 e a sua localização: chegamos à metade! E agora?2030 Agenda and its localization: we\'ve reached the Midpoint! What now?2030 AgendaAgenda 2030Collective HealthImplementaçãoImplementationLocalizaçãoLocalizationODSSaúde ColetivaSDGsIntrodução: A Agenda 2030 é um pacto global para a \"transformação do nosso mundo\" firmado por 193 países em 2015. Em 2016 o grupo interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 lança a adaptação em português da publicação \"Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: implementação e acompanhamento no nível subnacional\" para apoiar cidades e regiões no cumprimento da Agenda 2030 em âmbito local. Em outras palavras, explicita que embora a agenda 2030 seja formulada globalmente, apresenta uma preocupação com a territorialização reconhecendo o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi colocar em cena a implementação da Agenda 2030 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Especificamente, levando em conta o marco teórico da gestão do conhecimento e da necessária tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas, organizamos um conjunto de publicações sobre a localização da Agenda 2030; discutimos os aspectos que levaram alguns municípios a adotarem a Agenda 2030 em seus Planos Plurianuais (PPA); interpretamos indicadores sobre a situação dos ODS na Região Metropolitana de São Paulo; analisamos o caso da criação da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na cidade de São Paulo. A metodologia da pesquisa se valeu da combinação de múltiplos métodos que permitiu identificar diferenças e desigualdades territoriais. A pesquisa é presidida pela hipótese de que os municípios que explicitamente manifestam a Agenda 2030 em seus processos de planejamentos e mecanismos de gestão apresentaram melhores indicadores dos ODS. Os resultados da pesquisa evidenciam em parte a hipótese levantada e a organização e sistematização da literatura disponível sobre localização dos ODS pode se constituir em um dispositivo efetivo para a disseminação do tema e sua adoção. Concluímos que estamos atrasados. Passado metade do período ainda há muito a ser realizado, tanto no que diz respeito à materialidade concreta das ações e iniciativas, quanto no sentido do alcance dos resultados desejados.Introduction: The 2030 Agenda is a global pact to \"transformation of our world\" signed by 193 countries in 2015. In 2016, the UN interagency group in Brazil for the 2030 Agenda launched the Portuguese adaptation of the publication \"Guide for the Localization of Sustainable Development Goals: implementation and monitoring at the subnational level\" to support cities and regions in fulfilling the 2030 Agenda at the local level. In other words, it makes explicit that although the 2030 Agenda is formulated globally, it expresses a concern for territorialization, recognizing the fundamental role of local and regional governments in promoting sustainable development. The objective of this research was to spotlight the implementation of the 2030 Agenda in the São Paulo Metropolitan Region (RMSP). Specifically, considering the theoretical framework of knowledge management and the necessary translation of knowledge for the implementation of public policies, we organized a set of publications on the localization of 2030 Agenda; we discussed aspects that led some municipalities to adopt the Agenda 2023 in their Planos Plurianuais (PPA); we interpreted indicators on the situation of SDGs in the São Paulo Metropolitan Region; we analyzed the case of the creation of the Municipal Commission on Sustainable Development Goals (SDGs) in the city of São Paulo. The research methodology utilized a combination of multiple methods, allowing the identification of territorial differences and inequalities. The research is presided over by the hypothesis that municipalities that explicitly manifest the 2030 Agenda in their planning processes and management mechanisms have presented better SDG indicators. The research results partly confirm the raised hypothesis, and the organization and systematization of available literature on SDG localization can constitute an effective tool for disseminating and adopting the theme. We conclude that we are behind schedule. Halfway through the period, there is still much to be accomplished, both in therms of the concrete materialization of actions and initiatives and in terms of achieving the desired results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAkerman, MarcoMoriya, Rubens Yoshimassa2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-02082024-175156/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T20:57:03Zoai:teses.usp.br:tde-02082024-175156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T20:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Introdução: A Agenda 2030 é um pacto global para a \"transformação do nosso mundo\" firmado por 193 países em 2015. Em 2016 o grupo interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 lança a adaptação em português da publicação \"Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: implementação e acompanhamento no nível subnacional\" para apoiar cidades e regiões no cumprimento da Agenda 2030 em âmbito local. Em outras palavras, explicita que embora a agenda 2030 seja formulada globalmente, apresenta uma preocupação com a territorialização reconhecendo o papel fundamental dos governos locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável. O objetivo desta pesquisa foi colocar em cena a implementação da Agenda 2030 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Especificamente, levando em conta o marco teórico da gestão do conhecimento e da necessária tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas, organizamos um conjunto de publicações sobre a localização da Agenda 2030; discutimos os aspectos que levaram alguns municípios a adotarem a Agenda 2030 em seus Planos Plurianuais (PPA); interpretamos indicadores sobre a situação dos ODS na Região Metropolitana de São Paulo; analisamos o caso da criação da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na cidade de São Paulo. A metodologia da pesquisa se valeu da combinação de múltiplos métodos que permitiu identificar diferenças e desigualdades territoriais. A pesquisa é presidida pela hipótese de que os municípios que explicitamente manifestam a Agenda 2030 em seus processos de planejamentos e mecanismos de gestão apresentaram melhores indicadores dos ODS. Os resultados da pesquisa evidenciam em parte a hipótese levantada e a organização e sistematização da literatura disponível sobre localização dos ODS pode se constituir em um dispositivo efetivo para a disseminação do tema e sua adoção. Concluímos que estamos atrasados. Passado metade do período ainda há muito a ser realizado, tanto no que diz respeito à materialidade concreta das ações e iniciativas, quanto no sentido do alcance dos resultados desejados. |
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