"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07072004-102032/ |
Resumo: | Este estudo apresentou como meta contribuir para o ensino da disciplina de administração de enfermagem hospitalar, através de uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores, em um processo crítico-reflexivo sobre a sua prática docente. A trajetória metodológica da pesquisa-ação, foi operacionalizada em duas etapas: na primeira, foram identificadas as situações dilemáticas acontecidas no estágio disciplinar, por intermédio da reflexão sobre a reflexão-na-ação feita por uma professora após a supervisão diária dos alunos; na segunda, foram efetuados os círculos de reflexão por todos os professores que ministraram a disciplina no período da coleta de dados, utilizando como ponto de partida as situações dilemáticas identificadas anteriormente. A análise temática dos dados coletados nos círculos de reflexão revelou que a reflexão realizada entre os pares possibilitou a objetivação dos saberes experienciais dos professores, assim como a construção de novos saberes pedagógicos. Os saberes docentes elaborados durante os círculos de reflexão foram utilizados para propor mudanças na referida disciplina. |
id |
USP_0e4392faeca113cd75e8366174b2ff45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07072004-102032 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" Reflective teaching practices in the subject of Hospital Management Nursing: an experience of professional empowerment of teachers-researchers.Competências para EnsinarDesenvolvimento ProfissionalPrática Reflexivaprofessional empowermentProfessor-PesquisadorReflexive practiceSaberes Docentesteachers-researchersteaching hnowledteteaching skillsEste estudo apresentou como meta contribuir para o ensino da disciplina de administração de enfermagem hospitalar, através de uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores, em um processo crítico-reflexivo sobre a sua prática docente. A trajetória metodológica da pesquisa-ação, foi operacionalizada em duas etapas: na primeira, foram identificadas as situações dilemáticas acontecidas no estágio disciplinar, por intermédio da reflexão sobre a reflexão-na-ação feita por uma professora após a supervisão diária dos alunos; na segunda, foram efetuados os círculos de reflexão por todos os professores que ministraram a disciplina no período da coleta de dados, utilizando como ponto de partida as situações dilemáticas identificadas anteriormente. A análise temática dos dados coletados nos círculos de reflexão revelou que a reflexão realizada entre os pares possibilitou a objetivação dos saberes experienciais dos professores, assim como a construção de novos saberes pedagógicos. Os saberes docentes elaborados durante os círculos de reflexão foram utilizados para propor mudanças na referida disciplina.This study aims to contribute to the teaching of the subject Hospital Management Nursing, through an experience of professional empowerment of teachers-researchers, using a critical-reflexive approach to their teaching practices. The study followed the action-research methods, in two stages: first, the dilemma" situations teachers faced in the disciplinary training of students, were identified through the reflection about the reflection-on-action" process, used by a teacher after daily supervision of students; second, all the teachers responsible for the classes during the data collection period, participated of reflection circles", using as starting point, the dilemma" situations previously identified. Thematic content analysis of data obtained on these reflection circles" revealed that reflection done among pairs turned objective the experiential knowledge of the teachers, and also made possible the construction of new pedagogic knowledge. This teaching knowledge was used to propose a change on the subject of Hospital Management Nursing for a graduation course.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCasagrande, Lisete Diniz RibasFaria, Josimerci Ittavo Lamana2003-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07072004-102032/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-07072004-102032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" Reflective teaching practices in the subject of Hospital Management Nursing: an experience of professional empowerment of teachers-researchers. |
title |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
spellingShingle |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" Faria, Josimerci Ittavo Lamana Competências para Ensinar Desenvolvimento Profissional Prática Reflexiva professional empowerment Professor-Pesquisador Reflexive practice Saberes Docentes teachers-researchers teaching hnowledte teaching skills |
title_short |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
title_full |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
title_fullStr |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
title_full_unstemmed |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
title_sort |
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores" |
author |
Faria, Josimerci Ittavo Lamana |
author_facet |
Faria, Josimerci Ittavo Lamana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casagrande, Lisete Diniz Ribas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Josimerci Ittavo Lamana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências para Ensinar Desenvolvimento Profissional Prática Reflexiva professional empowerment Professor-Pesquisador Reflexive practice Saberes Docentes teachers-researchers teaching hnowledte teaching skills |
topic |
Competências para Ensinar Desenvolvimento Profissional Prática Reflexiva professional empowerment Professor-Pesquisador Reflexive practice Saberes Docentes teachers-researchers teaching hnowledte teaching skills |
description |
Este estudo apresentou como meta contribuir para o ensino da disciplina de administração de enfermagem hospitalar, através de uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores, em um processo crítico-reflexivo sobre a sua prática docente. A trajetória metodológica da pesquisa-ação, foi operacionalizada em duas etapas: na primeira, foram identificadas as situações dilemáticas acontecidas no estágio disciplinar, por intermédio da reflexão sobre a reflexão-na-ação feita por uma professora após a supervisão diária dos alunos; na segunda, foram efetuados os círculos de reflexão por todos os professores que ministraram a disciplina no período da coleta de dados, utilizando como ponto de partida as situações dilemáticas identificadas anteriormente. A análise temática dos dados coletados nos círculos de reflexão revelou que a reflexão realizada entre os pares possibilitou a objetivação dos saberes experienciais dos professores, assim como a construção de novos saberes pedagógicos. Os saberes docentes elaborados durante os círculos de reflexão foram utilizados para propor mudanças na referida disciplina. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-09-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07072004-102032/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07072004-102032/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256786767183872 |