Intervenção nutricional educativa: promovendo a saúde de adultos e idosos em universidades abertas à terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancuso, Ana Maria Cervato
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-19082014-115532/
Resumo: Objetivo: avaliar uma intervenção nutricional educativa desenvolvida para alunos de Universidades Abertas à Terceira Idade. Metodologia: a população de estudo foi constituída por indivíduos com 45 anos de idade ou mais, freqüentadores de quatro instituições de ensino no Município de São Paulo. O delineamento consistiu em estudo quase experimental do tipo \"antes\" e \"depois\", sem grupo controle. A ação educativa (quatro aulas de três horas cada; distribuição de uma apostila com o conteúdo das aulas e de guia alimentar com orientações gerais) era parte das atividades oferecidas pelas instituições e foi desenvolvida por nutricionistas durante o segundo semestre de 1996. Os dados pessoais, morbidade referida e de conhecimentos sobre nutrição foram coletados por meio de questionário autoaplicado. O conhecimento foi identificado aplicando-se teste especialmente elaborado. As práticas alimentares, identificadas por meio de registro de alimentos de três dias, tiveram como variáveis analisadas: valor energético total, proporção de macro nutrientes. teor de colesterol, de vitamina A, de cálcio e de ferro. O estado nutricional foi diagnosticado pelo Índice de Massa Corpórea. Resultados: a população inicial era constituída de 121 indivíduos, a maioria do sexo feminino, com idade inferior a 60 anos e situação sócio-cultural privilegiada quando comparada com a média da população brasileira; perfil de morbidade identificando sobrepeso, problemas de coluna, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Os temas de nutrição com maior porcentagem de respostas adequadas relacionaram-se aos cuidados preventivos da osteoporose e do envelhecimento precoce, à substituição de alimentos reguladores, número de refeições da dieta e à fonte de nutrientes antioxidantes. O desconhecimento maior foi sobre a função das gorduras dietéticas, alimentos ricos em colesterol e alimentos que colaboram no controle da hipercolesterolemia. A maioria desses indivíduos apresentou dieta adequada em termos de vitamina A, ferro e colesterol; e inadequada em termos de energia e distribuição calórica dos macro nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios). O consumo adequado apresentou associação estatística significativa entre percentual de gorduras e presença de doença cardíaca; percentual de gorduras e conhecimento sobre função dos lipídios; consumo de colesterol e sexo; consumo de vitamina A e responsabilidade pelas despesas no domicílio. A população estudada após a intervenção educativa constituiu-se de 44 indivíduos. Para esse grupo de indivíduos, as modificações identificadas foram: aumento dos conhecimentos sobre nutrição, diminuição de consumo de lipídios, de proteínas e de colesterol. As modificações citadas referiram-se ao tipo de alimento consumido, ingestão de água e maneira de preparar os alimentos. Estas modificações ocorreram por motivos de saúde, sendo as fontes de informações sobre nutrição mais citadas, a Universidade Aberta e o médico pessoal. Conclusão: apesar das limitações do estudo, concluiu-se que a intervenção nutricional educativa foi uma atividade importante para a promoção da saúde do grupo populacional analisado e que foi uma fonte de informação para as modificações realizadas.
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Os dados pessoais, morbidade referida e de conhecimentos sobre nutrição foram coletados por meio de questionário autoaplicado. O conhecimento foi identificado aplicando-se teste especialmente elaborado. As práticas alimentares, identificadas por meio de registro de alimentos de três dias, tiveram como variáveis analisadas: valor energético total, proporção de macro nutrientes. teor de colesterol, de vitamina A, de cálcio e de ferro. O estado nutricional foi diagnosticado pelo Índice de Massa Corpórea. Resultados: a população inicial era constituída de 121 indivíduos, a maioria do sexo feminino, com idade inferior a 60 anos e situação sócio-cultural privilegiada quando comparada com a média da população brasileira; perfil de morbidade identificando sobrepeso, problemas de coluna, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Os temas de nutrição com maior porcentagem de respostas adequadas relacionaram-se aos cuidados preventivos da osteoporose e do envelhecimento precoce, à substituição de alimentos reguladores, número de refeições da dieta e à fonte de nutrientes antioxidantes. O desconhecimento maior foi sobre a função das gorduras dietéticas, alimentos ricos em colesterol e alimentos que colaboram no controle da hipercolesterolemia. A maioria desses indivíduos apresentou dieta adequada em termos de vitamina A, ferro e colesterol; e inadequada em termos de energia e distribuição calórica dos macro nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios). O consumo adequado apresentou associação estatística significativa entre percentual de gorduras e presença de doença cardíaca; percentual de gorduras e conhecimento sobre função dos lipídios; consumo de colesterol e sexo; consumo de vitamina A e responsabilidade pelas despesas no domicílio. A população estudada após a intervenção educativa constituiu-se de 44 indivíduos. Para esse grupo de indivíduos, as modificações identificadas foram: aumento dos conhecimentos sobre nutrição, diminuição de consumo de lipídios, de proteínas e de colesterol. As modificações citadas referiram-se ao tipo de alimento consumido, ingestão de água e maneira de preparar os alimentos. Estas modificações ocorreram por motivos de saúde, sendo as fontes de informações sobre nutrição mais citadas, a Universidade Aberta e o médico pessoal. Conclusão: apesar das limitações do estudo, concluiu-se que a intervenção nutricional educativa foi uma atividade importante para a promoção da saúde do grupo populacional analisado e que foi uma fonte de informação para as modificações realizadas.Objective: to evaluate an educational nutrition intervention developed for students of Open Universities to the Third Age. Methodology: the studied population was constituted by individuals with 45 years or older, who frequent four teaching institutions in São Paulo County. The general plan consisted of quasi experimental study of the kind pre/test and post/test, with no control group. The educational action (four classes of three hours each; distribution of a study outline with the classes contents and a food guide with general information) was part of the activities offered by the institutions and was developed by nutritionists during the second term of 1996. The personal data, referred morbidity and concerning knowledge about nutrition were gathered by a self-applied questionnaire. The knowledge was identified applying specially elaborated test. The alimentary practices, identified by three days\' food diary, had as analyzed variables: total energetic value. macronutrient proportion. cholesterol. vitamin A, calcium and iron content. The nutrition status was diagnosed by the Body Mass Index. Results: the initial population was constituted of 121 individuals, mostly female, with age under 60 years old and privileged socio-cultural situation when compared with the average of Brazilian population; morbidity profile indicating overweight, column problems, arterial hypertension and hypercholesterolemia. The nutrition subject with greater percentage of adequate answers related to the preventive care of the osteoporosis and early aging, to the replacement of regulators foods, number of the meals and the sources of antioxidant nutrients. The greater lack of knowledge was about the function of the dietary fats, foods riches in cholesterol and foods that contribute to hypercholesterolemia control. Most ofthese individuaIs presented an adequate diet in terms of vitamin A, iron, calcium and cholesterol; and inadequate in terms of energy and caloric distribution of the nutrients (proteins, carbohydrates and lipids). The appropriate intake presented a significant statistical association among percentage of fats and presence of heart disease; percentage of fats and knowledge about function of the lipids; intake of cholesterol and sex; intake of vitamin A and responsibility for domestic expenses. After the educational intervention the studied population consisted of 44 individuais. For this group of individuals, the identified modifications were: increase of the knowledge about nutrition, decrease of consumption of lipids, protein and cholesterol. The mentioned modifications referred to the kind of food consumed, ingestion of water and ways of preparing the foods. These alterations occurred for health reasons, with the most mentioned information sources being the Open University and the personal doctor. Conclusion: despite of the limitations of the study, it was concluded that the educational nutritional intervention was an important activity for the health promotion to the analyzed population group besides being an information source for accomplished alterations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarucci, Maria de Fátima NunesMancuso, Ana Maria Cervato1999-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-19082014-115532/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:54Zoai:teses.usp.br:tde-19082014-115532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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