Interfaces entre Comunicação, Cultura e Comprometimento no fortalecimento do Capital Social em Cooperativas: estudo múltiplo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maura Padula de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17092018-175001/
Resumo: O modelo de gestão cooperativista tem sido estudado em diversos campos do conhecimento, tais como a Economia, a Administração, as Ciências Sociais, entre outros. Nesta pesquisa, trazemos as cooperativas para ser o objeto de estudo por meio da Comunicação, Cultura Organizacional, Comprometimento e Capital Social. Especificamente no campo comunicacional, são poucos os estudos que se debruçaram sobre o conhecimento de como se dão os relacionamentos dos associados com a sua cooperativa. Este estudo teve como objetivo analisar a relação cooperativa-cooperado a partir do campo da comunicação, da cultura e do grau de comprometimento dos associados em relação ao empreendimento cooperativo, tomando-se como base de análise a Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas, de Grunig (1992; 2009), as dimensões de Hofstede (2001) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), desenvolvida e testada pela primeira vez por Medeiros (2005). Adotou-se como metodologia o estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), desenvolvido em quatro cooperativas de dois dos ramos mais representativos do cooperativismo no Brasil, que são o agropecuário e o crédito. Os resultados ratificam a influência dos traços culturais de distância de poder e individualismo (Hofstede, 2001; 2010) e das práticas comunicacionais no grau de comprometimento dos cooperados com suas respectivas cooperativas. Constatou-se também que, nas sociedades com os índices de distância de poder e de individualismo mais altos, a participação dos cooperados nos seus empreendimentos cooperativos é inversamente proporcional. As cooperativas que investem em práticas de comunicação excelente (Grunig, 1992) apresentam níveis mais altos de comprometimento e de participação. Por fim, o alto grau de comprometimento dos associados cria um ambiente propício para fortalecimento do capital social em cooperativas.
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