Processos de construção da performance em regência coral: análise, experimentação, ensino e memória na experiência do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA-USP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02072024-123035/ |
Resumo: | Este trabalho visa discutir, no âmbito dos estudos da performance, a produção artística e os processos criativos envolvidos durante o período de realização do Doutorado em Performance em Regência Coral na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com enfoque na análise e no preparo de obras corais brasileiras que fazem uso de novas grafias e recursos expressivos não tradicionais. O desenvolvimento dos estudos e das ações práticas, no âmbito da pesquisa artística, se deu a partir dos trabalhos junto ao Coro de Câmara Comunicantus (de 2019 a 2022) e junto ao Coral da ECA-USP (em 2023), ambos os grupos integrantes do Comunicantus: Laboratório Coral. Nosso trabalho está dividido em duas partes: a primeira parte consiste em um relato de experiência, apresentado em dois capítulos, nos quais discorremos sobre todas as atividades desenvolvidas com os coros, incluindo discussões sobre escolha, montagem e processos de aprendizagem dos repertórios selecionados, em ambiente online e presencial. A segunda parte consiste na análise interpretativa de três obras que foram montadas e apresentadas ao longo do período da pesquisa, a saber: Dona Nobis Pacem Op. 28 e Minimalisticamixololidicosaxvox Op. 109, de Lindembergue Cardoso; e Motet em Ré menor (Beba Coca-Cola), de Gilberto Mendes, com texto de Décio Pignatari. Nossas propostas de análises interpretativas apresentam ênfases diferentes, mas tiveram como fundamento o Referencial de Análise Silva Ramos (2003). Identificamos nas obras analisadas procedimentos composicionais experimentais, tais como: exploração de massas de sons, utilização de clusters, uso de repetição estrita e variada e desenvolvimento do texto como recurso timbrístico e de construção textural. Os pensamentos expostos ao longo do trabalho abordam a concepção dos critérios para escolha das obras, os processos de ensino-aprendizagem do repertório, bem como a análise musical e a relação dos aspectos musicais com a regência. Além disso, refletem a forma como me relacionei tanto com a música voltada a parâmetros de estética e escrita tradicional quanto com a música de caráter experimental. |
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Processos de construção da performance em regência coral: análise, experimentação, ensino e memória na experiência do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA-USPThe processes of constructing performance in choral conducting: analysis, experimentation, teaching and memory in the experience of the Comunicantus Chamber Choir and the ChoirAnálise para performanceAnalysis for performanceBrazilian choral repertoire of the 20th centuryCanto coralChoir of ECA-USPChoral conducting performanceChoral singingComunicantus Chamber ChoirConductor-EducatorCoral da ECA-USPCoral virtualCoro de Câmara ComunicantusPerformance em regência coralRegente-EducadorRepertório coral brasileiro do século XXVirtual choirEste trabalho visa discutir, no âmbito dos estudos da performance, a produção artística e os processos criativos envolvidos durante o período de realização do Doutorado em Performance em Regência Coral na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com enfoque na análise e no preparo de obras corais brasileiras que fazem uso de novas grafias e recursos expressivos não tradicionais. O desenvolvimento dos estudos e das ações práticas, no âmbito da pesquisa artística, se deu a partir dos trabalhos junto ao Coro de Câmara Comunicantus (de 2019 a 2022) e junto ao Coral da ECA-USP (em 2023), ambos os grupos integrantes do Comunicantus: Laboratório Coral. Nosso trabalho está dividido em duas partes: a primeira parte consiste em um relato de experiência, apresentado em dois capítulos, nos quais discorremos sobre todas as atividades desenvolvidas com os coros, incluindo discussões sobre escolha, montagem e processos de aprendizagem dos repertórios selecionados, em ambiente online e presencial. A segunda parte consiste na análise interpretativa de três obras que foram montadas e apresentadas ao longo do período da pesquisa, a saber: Dona Nobis Pacem Op. 28 e Minimalisticamixololidicosaxvox Op. 109, de Lindembergue Cardoso; e Motet em Ré menor (Beba Coca-Cola), de Gilberto Mendes, com texto de Décio Pignatari. Nossas propostas de análises interpretativas apresentam ênfases diferentes, mas tiveram como fundamento o Referencial de Análise Silva Ramos (2003). Identificamos nas obras analisadas procedimentos composicionais experimentais, tais como: exploração de massas de sons, utilização de clusters, uso de repetição estrita e variada e desenvolvimento do texto como recurso timbrístico e de construção textural. Os pensamentos expostos ao longo do trabalho abordam a concepção dos critérios para escolha das obras, os processos de ensino-aprendizagem do repertório, bem como a análise musical e a relação dos aspectos musicais com a regência. Além disso, refletem a forma como me relacionei tanto com a música voltada a parâmetros de estética e escrita tradicional quanto com a música de caráter experimental.This work aims to discuss, within the scope of performance studies, the artistic production and creative processes involved during the period of the Doctorate in Choral Conducting Performance at ECA-USP (School of Communications and Arts of the University of São Paulo), focusing on the analysis and preparation of Brazilian choral works that use new notations and non-traditional expressive resources. The development of studies and practical actions, within the context of artistic research, has been based on work with the Comunicantus Chamber Choir (from 2019 to 2022) and with the Choir of ECA-USP (in 2023), both groups being part of Comunicantus: Choral Laboratory. Our work is divided into two parts: the first part consists of an experiential report, presented in two chapters, in which we discuss all the activities developed with the choirs, including discussions on the choice, assembly and learning processes of the selected repertoires, in both online and in-person settings. The second part consists of an interpretative analysis of three works assembled and performed during the research period, namely: Dona Nobis Pacem Op. 28 and Minimalisticamixololidicosaxvox Op. 109, by Lindembergue Cardoso; and Motet in D minor (Beba Coca-Cola), by Gilberto Mendes, with text by Décio Pignatari. Our proposed interpretative analyses have different emphases but are grounded in the Silva Ramos Analysis Framework (2003). We identified in the analyzed works experimental compositional procedures, such as the exploration of sound masses, the use of clusters, strict and varied repetition, and the development of the text as a timbral and textural construction resource. The thoughts expressed throughout the work address the conception of criteria for choosing works, the teaching-learning processes of the repertoire, as well as musical analysis and the relationship of musical aspects with conducting. Furthermore, they reflect the way I related to both music focused on parameters of aesthetics and traditional writing and music of an experimental nature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos, Marco Antonio da SilvaCocareli, Denise Castilho de Oliveira2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02072024-123035/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-02T16:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-02072024-123035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-02T16:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este trabalho visa discutir, no âmbito dos estudos da performance, a produção artística e os processos criativos envolvidos durante o período de realização do Doutorado em Performance em Regência Coral na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com enfoque na análise e no preparo de obras corais brasileiras que fazem uso de novas grafias e recursos expressivos não tradicionais. O desenvolvimento dos estudos e das ações práticas, no âmbito da pesquisa artística, se deu a partir dos trabalhos junto ao Coro de Câmara Comunicantus (de 2019 a 2022) e junto ao Coral da ECA-USP (em 2023), ambos os grupos integrantes do Comunicantus: Laboratório Coral. Nosso trabalho está dividido em duas partes: a primeira parte consiste em um relato de experiência, apresentado em dois capítulos, nos quais discorremos sobre todas as atividades desenvolvidas com os coros, incluindo discussões sobre escolha, montagem e processos de aprendizagem dos repertórios selecionados, em ambiente online e presencial. A segunda parte consiste na análise interpretativa de três obras que foram montadas e apresentadas ao longo do período da pesquisa, a saber: Dona Nobis Pacem Op. 28 e Minimalisticamixololidicosaxvox Op. 109, de Lindembergue Cardoso; e Motet em Ré menor (Beba Coca-Cola), de Gilberto Mendes, com texto de Décio Pignatari. Nossas propostas de análises interpretativas apresentam ênfases diferentes, mas tiveram como fundamento o Referencial de Análise Silva Ramos (2003). Identificamos nas obras analisadas procedimentos composicionais experimentais, tais como: exploração de massas de sons, utilização de clusters, uso de repetição estrita e variada e desenvolvimento do texto como recurso timbrístico e de construção textural. Os pensamentos expostos ao longo do trabalho abordam a concepção dos critérios para escolha das obras, os processos de ensino-aprendizagem do repertório, bem como a análise musical e a relação dos aspectos musicais com a regência. Além disso, refletem a forma como me relacionei tanto com a música voltada a parâmetros de estética e escrita tradicional quanto com a música de caráter experimental. |
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