Teleducação como instrumento de capacitação para professores de crianças com fissura labiopalatina e síndromes relacionadas à queixa atencional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-173632/ |
Resumo: | Introdução: compreender o funcionamento atencional é de suma relevância para o professor enquanto mediador do processo educativo, devido à necessidade de compreender seu aluno em sala de aula. A insipiente qualificação dos profissionais da Educação para lidar com o aprendiz, com desenvolvimento preservado ou na sua diversidade, tem representado uma barreira para o êxito do processo de aprendizagem de alunos na escola regular e no ensino especial. O ensino à distância, cada vez mais, tem se mostrado um recurso que implica em praticidade, pelo acesso rápido e disponível para o treinamento direcionado ao aprimoramento do conhecimento, e consequentemente, da qualificação do professor. Objetivo: capacitar o professor do ensino fundamental para a identificação das alterações da função atencional de alunos com fissura labiopalatina e síndromes relacionadas com a queixa atencional. Método: a amostra foi composta por 129 professores de ensino regular, de ambos os gêneros. Após aprovação do CEP, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa do estudo foi criada uma base virtual de treinamento cujo modelo metodológico estratégico foi relacionado ao conceito da aprendizagem sem erro da análise do comportamento, comtemplando temas sobre a função neuropsicológica atencional e fundamentos do desenvolvimento atípico de crianças com anomalias craniofaciais. O Programa de treinamento em anomalias craniofaciais - estratégias educativas da função atencional (PTAC/A) - foi construído em quatro módulos, sendo ao final de cada módulo, incluídas questões de múltipla escolha, com o objetivo de reforçar e avaliar o entendimento do conteúdo apresentado. Na segunda etapa do estudo, como linha de base, foi aplicado o Protocolo de Investigação da Informação Atencional (PIIA) contendo questões referentes à caracterização da amostra e à identificação do conhecimento dos participantes sobre as temáticas. Na terceira etapa, os participantes foram submetidos ao treinamento do PTAC/A, por um período aproximado de 30 dias. Na quarta etapa foi reaplicado o PIIA, para a comparação do aproveitamento e da evidência de validade do instrumento utilizado. Resultados: os dados foram analisados de forma descritiva e submetidos ao estudo estatístico para obtenção de níveis de significância. As estratégias educativas adotadas mostraram-se eficazes no ensino dos temas sobre a função e alterações atencionais, e a outros correlatos à proposição, evidenciados pela evolução de respostas positivas de acerto dos participantes. A capacitação do professor foi considerada efetiva, uma vez que alcançou o ganho de 50% em relação ao inicialmente demonstrado, o que revelou aproveitamento satisfatório. Os resultados de fidedignidade do programa (<0,05), evidenciaram a sua eficácia como ferramenta que possibilita o aprendizado do professor e a melhoria na qualidade do conhecimento sobre a temática relacionada. Conclusão: após a realização do Programa, verificou-se desempenhos otimizados, obtidos por meio do protocolo adotado, sendo possível caracterizar o nível de informação do professor, que apresentou 37,2% de otimização do desempenho pós-curso. Desta forma, o estudo permitiu concluir que o programa construído e validado foi classificado mediador das informações e mostrou-se eficiente na sua construção e aplicabilidade para a formação continuada do professor |
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Teleducação como instrumento de capacitação para professores de crianças com fissura labiopalatina e síndromes relacionadas à queixa atencionalTeleducation as a training tool for teacher of children with cleft lip and palate syndromes related to the attentional complaintAtençãoAttentionCleft palateFissura palatinaNeuropsicologiaNeuropsychologyProfessorSíndromeSyndromeTeacherIntrodução: compreender o funcionamento atencional é de suma relevância para o professor enquanto mediador do processo educativo, devido à necessidade de compreender seu aluno em sala de aula. A insipiente qualificação dos profissionais da Educação para lidar com o aprendiz, com desenvolvimento preservado ou na sua diversidade, tem representado uma barreira para o êxito do processo de aprendizagem de alunos na escola regular e no ensino especial. O ensino à distância, cada vez mais, tem se mostrado um recurso que implica em praticidade, pelo acesso rápido e disponível para o treinamento direcionado ao aprimoramento do conhecimento, e consequentemente, da qualificação do professor. Objetivo: capacitar o professor do ensino fundamental para a identificação das alterações da função atencional de alunos com fissura labiopalatina e síndromes relacionadas com a queixa atencional. Método: a amostra foi composta por 129 professores de ensino regular, de ambos os gêneros. Após aprovação do CEP, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa do estudo foi criada uma base virtual de treinamento cujo modelo metodológico estratégico foi relacionado ao conceito da aprendizagem sem erro da análise do comportamento, comtemplando temas sobre a função neuropsicológica atencional e fundamentos do desenvolvimento atípico de crianças com anomalias craniofaciais. O Programa de treinamento em anomalias craniofaciais - estratégias educativas da função atencional (PTAC/A) - foi construído em quatro módulos, sendo ao final de cada módulo, incluídas questões de múltipla escolha, com o objetivo de reforçar e avaliar o entendimento do conteúdo apresentado. Na segunda etapa do estudo, como linha de base, foi aplicado o Protocolo de Investigação da Informação Atencional (PIIA) contendo questões referentes à caracterização da amostra e à identificação do conhecimento dos participantes sobre as temáticas. Na terceira etapa, os participantes foram submetidos ao treinamento do PTAC/A, por um período aproximado de 30 dias. Na quarta etapa foi reaplicado o PIIA, para a comparação do aproveitamento e da evidência de validade do instrumento utilizado. Resultados: os dados foram analisados de forma descritiva e submetidos ao estudo estatístico para obtenção de níveis de significância. As estratégias educativas adotadas mostraram-se eficazes no ensino dos temas sobre a função e alterações atencionais, e a outros correlatos à proposição, evidenciados pela evolução de respostas positivas de acerto dos participantes. A capacitação do professor foi considerada efetiva, uma vez que alcançou o ganho de 50% em relação ao inicialmente demonstrado, o que revelou aproveitamento satisfatório. Os resultados de fidedignidade do programa (<0,05), evidenciaram a sua eficácia como ferramenta que possibilita o aprendizado do professor e a melhoria na qualidade do conhecimento sobre a temática relacionada. Conclusão: após a realização do Programa, verificou-se desempenhos otimizados, obtidos por meio do protocolo adotado, sendo possível caracterizar o nível de informação do professor, que apresentou 37,2% de otimização do desempenho pós-curso. Desta forma, o estudo permitiu concluir que o programa construído e validado foi classificado mediador das informações e mostrou-se eficiente na sua construção e aplicabilidade para a formação continuada do professorIntroduction: understanding the attentional function is one of the most relevance thing for the teacher as educational process mediator due the need to understand his student in the classroom. The insipient qualification of education professionals to deal with the learner with preserved development or its diversity, has represented a barrier to the success of the learning process of students in the regular school and special education. Increasingly the distance education has proved to be a resource that implies practicality by the quick and available access to training aimed at improving knowledge and consequently, teachers qualification. Objective: training the elementary school teacher to identify changes in the attentional function of students with cleft lip and palate and syndromes related to attentional complaint. Method: the sample consisted of 129 regular teachers of both genders. After approval of the CEP, the research was developed in four stages. In the first stage of the study a virtual training base was created whose strategic methodological model was related to the learning concept without error of the behavior analysis, contemplating themes about attentional neuropsychological function and fundamentals of the atypical development of children with craniofacial anomalies. The training program in craniofacial anomalies - educational strategies of the attentional function (PTAC/A) - was built in four modules and at the end of each module is included questions of multiple choice, with the purpose of reinforcing and evaluating the understanding of the presented content. In the second stage of the study, as a baseline, the Attention Information Research Protocol (AIRP) was applied, containing questions related to the sample characterization and the participants\' knowledge identification about the themes. In the third stage, the participants were submitted to 30-day PTAC/A training. Results: the data were analyzed descriptively and submitted to the statistical study to obtain levels of significance. The educational strategies adopted were effective in teaching the themes about the function and attention changes, and other correlates to the proposition, evidenced by the evolution of positive answers participants` correctness. The teacher training was considered effective, since it achieved a 50% gain in relation to the initially demonstrated, which showed satisfactory achievement. The reliability results of the program (<0.05) showed its effectiveness as a tool that enables teacher learning and improvement in the quality of knowledge in the related topic. Conclusion: after completing the program, it was possible to characterize the level of information provided by the teacher, which presented a 37.2% optimization of post-course performance. Therefore, the study allowed to conclude that the built and validated program was classified mediator of the information and proved to be efficient in its construction and applicability for the continued formation of the teacherBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTabaquim, Maria de Lourdes MerighiBozza, Ana Vera Niquerito2017-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-173632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-06102020-173632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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