A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ayrton Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha.
id USP_1080a94626ba4002fba10bd49c6513e5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032022-211649
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft powerThe Cultural Diplomacy of Spain in Brazil (1998-2021): teaching and promotion of Spanish language and culture as elements of soft powerCultural DiplomacyCultural institutions - SpainDiplomacia CulturalEnsino de Língua estrangeiraForeign Relations Brazil-SpainInstituições culturais - EspanhaInternational RelationsLíngua espanholaRelações Exteriores Brasil-EspanhaRelações InternacionaisSpanish LanguageTeaching of Foreign LanguageO objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha.The general objective of this work is to analyze the amplitude of the presence of Spanish Cultural Diplomacy in Brazil from the theoretical perspective of soft power. The central hypothesis is that since the 1990s Brazil has been a priority for Spanish Cultural Diplomacy, made possible mainly through the promotion of the Spanish language. As a method of verification, a hypothetical-deductive research was carried out, characterized as a case study, with a qualitative approach and developed with bibliographic and documentary procedures for each of the bodies of the Spanish Cultural Diplomacy operating in Brazil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Spanish Agency for International Development Cooperation (AECID), Spanish Cultural Action (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), academic mobility institutions (Fundación Carolina, AUIP and Grupo Tordesillas) and also multilateral Ibero-American cooperation (Ibero-American General Secretariat). On the conditions of teaching Spanish in Brazil, the present work presents, firstly, a study on the relevance of the Spanish language globally and in Brazil, in particular, considering Mercosur as an intensifying factor of the importance and interest of the Spanish language among Brazilians. An analysis was also carried out on the presence of Spanish language teaching in the Brazilian education system, as well as on current state law projects aimed at including the provision of the Spanish language in schools and the role played by Spanish teachers in favor of Hispanism in Brazil. The results obtained indicate that Brazil is a priority for the action of Spanish public bodies responsible for promoting the language and culture of Spain abroad, with the Instituto Cervantes identified as the main representative of this activity through the largest network of centers in a single country, for offering Spanish language courses, teacher training, digital learning resources, cultural events and for exams and certifications of proficiency in Spanish as a foreign language. The work also made it possible to identify possible points for improving the performance of the promotion of the Spanish language and culture through better inter-institutional coordination of the various bodies of the Spanish Cultural Diplomacy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneSouza, Ayrton Ribeiro de2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-14T11:00:05Zoai:teses.usp.br:tde-11032022-211649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-14T11:00:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
The Cultural Diplomacy of Spain in Brazil (1998-2021): teaching and promotion of Spanish language and culture as elements of soft power
title A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
spellingShingle A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
Souza, Ayrton Ribeiro de
Cultural Diplomacy
Cultural institutions - Spain
Diplomacia Cultural
Ensino de Língua estrangeira
Foreign Relations Brazil-Spain
Instituições culturais - Espanha
International Relations
Língua espanhola
Relações Exteriores Brasil-Espanha
Relações Internacionais
Spanish Language
Teaching of Foreign Language
title_short A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
title_full A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
title_fullStr A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
title_full_unstemmed A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
title_sort A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
author Souza, Ayrton Ribeiro de
author_facet Souza, Ayrton Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cury, Lucilene
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ayrton Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural Diplomacy
Cultural institutions - Spain
Diplomacia Cultural
Ensino de Língua estrangeira
Foreign Relations Brazil-Spain
Instituições culturais - Espanha
International Relations
Língua espanhola
Relações Exteriores Brasil-Espanha
Relações Internacionais
Spanish Language
Teaching of Foreign Language
topic Cultural Diplomacy
Cultural institutions - Spain
Diplomacia Cultural
Ensino de Língua estrangeira
Foreign Relations Brazil-Spain
Instituições culturais - Espanha
International Relations
Língua espanhola
Relações Exteriores Brasil-Espanha
Relações Internacionais
Spanish Language
Teaching of Foreign Language
description O objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090609004150784