A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/ |
Resumo: | O objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha. |
id |
USP_1080a94626ba4002fba10bd49c6513e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11032022-211649 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft powerThe Cultural Diplomacy of Spain in Brazil (1998-2021): teaching and promotion of Spanish language and culture as elements of soft powerCultural DiplomacyCultural institutions - SpainDiplomacia CulturalEnsino de Língua estrangeiraForeign Relations Brazil-SpainInstituições culturais - EspanhaInternational RelationsLíngua espanholaRelações Exteriores Brasil-EspanhaRelações InternacionaisSpanish LanguageTeaching of Foreign LanguageO objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha.The general objective of this work is to analyze the amplitude of the presence of Spanish Cultural Diplomacy in Brazil from the theoretical perspective of soft power. The central hypothesis is that since the 1990s Brazil has been a priority for Spanish Cultural Diplomacy, made possible mainly through the promotion of the Spanish language. As a method of verification, a hypothetical-deductive research was carried out, characterized as a case study, with a qualitative approach and developed with bibliographic and documentary procedures for each of the bodies of the Spanish Cultural Diplomacy operating in Brazil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Spanish Agency for International Development Cooperation (AECID), Spanish Cultural Action (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), academic mobility institutions (Fundación Carolina, AUIP and Grupo Tordesillas) and also multilateral Ibero-American cooperation (Ibero-American General Secretariat). On the conditions of teaching Spanish in Brazil, the present work presents, firstly, a study on the relevance of the Spanish language globally and in Brazil, in particular, considering Mercosur as an intensifying factor of the importance and interest of the Spanish language among Brazilians. An analysis was also carried out on the presence of Spanish language teaching in the Brazilian education system, as well as on current state law projects aimed at including the provision of the Spanish language in schools and the role played by Spanish teachers in favor of Hispanism in Brazil. The results obtained indicate that Brazil is a priority for the action of Spanish public bodies responsible for promoting the language and culture of Spain abroad, with the Instituto Cervantes identified as the main representative of this activity through the largest network of centers in a single country, for offering Spanish language courses, teacher training, digital learning resources, cultural events and for exams and certifications of proficiency in Spanish as a foreign language. The work also made it possible to identify possible points for improving the performance of the promotion of the Spanish language and culture through better inter-institutional coordination of the various bodies of the Spanish Cultural Diplomacy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, LucileneSouza, Ayrton Ribeiro de2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-14T11:00:05Zoai:teses.usp.br:tde-11032022-211649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-14T11:00:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power The Cultural Diplomacy of Spain in Brazil (1998-2021): teaching and promotion of Spanish language and culture as elements of soft power |
title |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
spellingShingle |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power Souza, Ayrton Ribeiro de Cultural Diplomacy Cultural institutions - Spain Diplomacia Cultural Ensino de Língua estrangeira Foreign Relations Brazil-Spain Instituições culturais - Espanha International Relations Língua espanhola Relações Exteriores Brasil-Espanha Relações Internacionais Spanish Language Teaching of Foreign Language |
title_short |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
title_full |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
title_fullStr |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
title_full_unstemmed |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
title_sort |
A Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil (1998-2021): ensino e promoção da língua e cultura espanholas como elementos de soft power |
author |
Souza, Ayrton Ribeiro de |
author_facet |
Souza, Ayrton Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cury, Lucilene |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ayrton Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural Diplomacy Cultural institutions - Spain Diplomacia Cultural Ensino de Língua estrangeira Foreign Relations Brazil-Spain Instituições culturais - Espanha International Relations Língua espanhola Relações Exteriores Brasil-Espanha Relações Internacionais Spanish Language Teaching of Foreign Language |
topic |
Cultural Diplomacy Cultural institutions - Spain Diplomacia Cultural Ensino de Língua estrangeira Foreign Relations Brazil-Spain Instituições culturais - Espanha International Relations Língua espanhola Relações Exteriores Brasil-Espanha Relações Internacionais Spanish Language Teaching of Foreign Language |
description |
O objetivo geral do presente trabalho é analisar a amplitude da presença da Diplomacia Cultural da Espanha no Brasil sob a perspectiva teórica do soft power. A hipótese principal é que o Brasil constitui desde os anos 1990 uma prioridade para a Diplomacia Cultural espanhola, oportunizada principalmente por meio da promoção da língua espanhola. Como método de verificação, realizou-se pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, caracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e desenvolvida com procedimentos bibliográficos e documentais para cada um dos órgãos da Diplomacia Cultural espanhola atuantes no Brasil: Instituto Cervantes, Consejería de Educación, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Ação Cultural Espanhola (AC/E), Instituto de Turismo de España (TURESPAÑA), instituições de mobilidade acadêmica (Fundação Carolina, AUIP e Grupo Tordesilhas) e também da cooperação multilateral ibero-americana (Secretaria Geral Ibero-Americana). Sobre as condições do ensino no espanhol no Brasil, o presente trabalho apresenta, primeiramente, um estudo sobre a relevância do idioma espanhol a nível global e no Brasil, em particular, considerando ainda o Mercosul como fator intensificador da importância e interesse pelo idioma espanhol entre os brasileiros. Também foi realizada uma análise sobre a presença do ensino da língua espanhola no sistema educativo brasileiro, bem como sobre os atuais projetos de leis estaduais visando a inclusão da oferta da língua espanhola nas escolas e do papel representado pelos professores de espanhol em prol do hispanismo no país. Os resultados obtidos indicam que o Brasil constitui uma prioridade para a ação dos órgãos públicos espanhóis responsáveis pela promoção do idioma e cultura da Espanha no exterior, sendo o Instituto Cervantes identificado como o órgão mais representativo desta atuação por meio da maior rede de centros em um único país, pela oferta de cursos de língua espanhola, aperfeiçoamento de professores, recursos digitais de aprendizagem, eventos culturais e pelos exames e certificações de proficiência de espanhol como língua estrangeira. O trabalho permitiu constatar, ainda, possíveis pontos de aprimoramento da atuação da promoção da língua e cultura espanholas por meio de uma melhor coordenação interinstitucional dos diversos órgãos da Diplomacia Cultural da Espanha. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-11032022-211649/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090609004150784 |