Ensino de ferramentas estatísticas que aproximam a sociedade do controle estatístico de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão Junior, Francisco Constantino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20122021-154356/
Resumo: O controle estatístico de qualidade é uma metodologia vital para que qualquer empresa assegure com confiança que um produto ou serviço fornecido cumpra com seus requisitos de qualidade, exercendo assim a função de satisfazer as necessidades de seus clientes e consumidores. Porém, ao se referir às micro e pequenas empresas (MPE) do setor de alimentação de Poços de CaldasMG, a realidade mostra que o ensinamento e/ou conhecimento de tal metodologia e das ferramentas estatísticas associadas não estão presentes para esses negócios. Artigos descrevem que a sociedade, em geral, não tem conhecimento adequado dos métodos e ferramentas estatísticas, devido basicamente a uma necessidade de revisão do currículo de ensino da Estatística para as escolas de ensino básico, médio e superior, tanto no Brasil quanto no exterior, e há muitas lacunas que precisariam ser preenchidas e/ou muitas condições de ensino que precisariam ser melhoradas para que a Estatística se torne um disciplina que agregue valor ao conhecimento do aluno e também na sua formação de cidadão. Para preencher essa lacuna, atualmente empresas de consultoria especializadas oferecem este serviço, porém suspeitamos que o custo deste serviço costuma ser elevado para muitas MPE. Dois objetivos foram estabelecidos para esse projeto: traçar um perfil que mostre como o controle estatístico de qualidade está inserido nas MPE do setor de alimentação da cidade de Poços de CaldasMG, utilizando como método a pesquisa do tipo descritiva com estudo de levantamento e a adoção do questionário como técnica padronizada de coleta de dados, e em função do resultado do objetivo anterior, desenvolver e apresentar um material de educação e treinamento básico sobre o ensino de forma simples referente à aplicação de ferramentas e metodologias estatísticas elementares para os processos produtivos dessas MPE. O delineamento da pesquisa utilizada consistiu dos seguintes passos: formulação do problema, construção de hipóteses, operacionalização dos conceitos e variáveis, elaboração do instrumento de coleta de dados, préteste dos instrumentos, seleção da amostra, coleta e verificação dos dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Entre os resultados da pesquisa, pudemos concluir principalmente que os negócios que apresentam os fatores 6M de manufatura (Mão-de-Obra, Matéria-Prima, Máquina, Método, Medição e Meio-Ambiente) padronizados, controlados e melhorados continuamente, num índice superior a 70%, têm menor taxa de reclamação de clientes que os demais, conclusão essa baseada num nível de significância estatística de 5%. Essa condição permite que as MPE citadas mantenham uma melhor qualidade, ajudando a reforçar a hipótese de que os negócios que têm a Estatística (conceitos, ferramentas) inseridas em seus processos conseguem obter uma qualidade uniforme (variabilidade reduzida e controlada) em seus produtos. Assim concluímos que, para que qualquer negócio forneça produtos uniformes e seja competitivo no mercado, é necessário o conhecimento e a implementação do controle estatístico de qualidade na gestão dos negócios, e por essa razão tal conhecimento deve ser disponibilizado à sociedade, provendo a curto e médio prazo educação e treinamento básico em metodologias e ferramentas estatísticas simples especificamente direcionado para esses setores, e a longo prazo através da revisão dos currículos escolares e nas condições de ensino na disciplina Estatística.
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Artigos descrevem que a sociedade, em geral, não tem conhecimento adequado dos métodos e ferramentas estatísticas, devido basicamente a uma necessidade de revisão do currículo de ensino da Estatística para as escolas de ensino básico, médio e superior, tanto no Brasil quanto no exterior, e há muitas lacunas que precisariam ser preenchidas e/ou muitas condições de ensino que precisariam ser melhoradas para que a Estatística se torne um disciplina que agregue valor ao conhecimento do aluno e também na sua formação de cidadão. Para preencher essa lacuna, atualmente empresas de consultoria especializadas oferecem este serviço, porém suspeitamos que o custo deste serviço costuma ser elevado para muitas MPE. Dois objetivos foram estabelecidos para esse projeto: traçar um perfil que mostre como o controle estatístico de qualidade está inserido nas MPE do setor de alimentação da cidade de Poços de CaldasMG, utilizando como método a pesquisa do tipo descritiva com estudo de levantamento e a adoção do questionário como técnica padronizada de coleta de dados, e em função do resultado do objetivo anterior, desenvolver e apresentar um material de educação e treinamento básico sobre o ensino de forma simples referente à aplicação de ferramentas e metodologias estatísticas elementares para os processos produtivos dessas MPE. O delineamento da pesquisa utilizada consistiu dos seguintes passos: formulação do problema, construção de hipóteses, operacionalização dos conceitos e variáveis, elaboração do instrumento de coleta de dados, préteste dos instrumentos, seleção da amostra, coleta e verificação dos dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. Entre os resultados da pesquisa, pudemos concluir principalmente que os negócios que apresentam os fatores 6M de manufatura (Mão-de-Obra, Matéria-Prima, Máquina, Método, Medição e Meio-Ambiente) padronizados, controlados e melhorados continuamente, num índice superior a 70%, têm menor taxa de reclamação de clientes que os demais, conclusão essa baseada num nível de significância estatística de 5%. Essa condição permite que as MPE citadas mantenham uma melhor qualidade, ajudando a reforçar a hipótese de que os negócios que têm a Estatística (conceitos, ferramentas) inseridas em seus processos conseguem obter uma qualidade uniforme (variabilidade reduzida e controlada) em seus produtos. Assim concluímos que, para que qualquer negócio forneça produtos uniformes e seja competitivo no mercado, é necessário o conhecimento e a implementação do controle estatístico de qualidade na gestão dos negócios, e por essa razão tal conhecimento deve ser disponibilizado à sociedade, provendo a curto e médio prazo educação e treinamento básico em metodologias e ferramentas estatísticas simples especificamente direcionado para esses setores, e a longo prazo através da revisão dos currículos escolares e nas condições de ensino na disciplina Estatística.Statistical quality control is a vital methodology for any company to confidently ensure that a product or service provided complies with its quality requirements, thus fulfilling the function of satisfying the needs of its customers and consumers. However, when referring to micro and small companies in the food sector of Poços de Caldas-MG, the reality shows that the teaching and/or knowledge of such methodology and associated statistical tools are not present for these businesses. Articles describe the society, in general, does not have adequate knowledge of statistical methods and tools, basically due to a need to revise the Statistics teaching curriculum for primary, secondary and higher education schools, both in Brazil and abroad, and there are many gaps that would need to be filled and/or many teaching conditions that would need to be improved in order to Statistics become a discipline that adds value to the student\'s knowledge and also to his education as a citizen. To fill this gap, specialized consulting companies currently offer this service, but we suspect the cost for it is often high for many micro and small businesses. Two objectives were established for this project: to draw a profile that shows how statistical quality control is inserted in these businesses of food sector in the city of Poços de Caldas-MG, using descriptive survey study as a research method and the adoption of questionnaire as a standardized data collection technique, and based on the result of the previous objective develop and present a basic education and training material on teaching in a simple way, referring to the application of elementary statistical tools and methodologies for the productive processes of these businesses. The research design used consisted of the following steps: problem formulation, construction of hypotheses, operationalization of concepts and variables, development of data collection instrument, pre-test of instruments, sample selection, gathering and verification of data, analysis and interpretation of data and presentation of results. Among the survey results, we were able to conclude mainly the businesses that have the 6Ms of production (Manpower, Material, Machine, Method, Measurement and Mother Nature/ Milieu) standardized, controlled, and continuously improved, in a superior index at 70%, they have a lower rate of customer complaints than the others, a conclusion based on a 5% of statistical significance level. This condition allows the aforementioned businesses to maintain a better quality, helping to reinforce the hypothesis the businesses that have the Statistics (concepts, tools) included in their processes are able to obtain uniform quality (reduced and controlled variability) in their products. Thus, we conclude that, for any business provides uniform products and be competitive in the market, knowledge and implementation of statistical quality control in the business management is necessary, and for this reason such knowledge must be made available to society, providing education and basic training in simple statistical methodologies and tools specifically targeted to these sectors (for short and medium term), and through reviewing of school curriculum and teaching conditions in the Statistics discipline (for long term).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCobre, JulianaSimão Junior, Francisco Constantino2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-20122021-154356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T22:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-20122021-154356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T22:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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