A tradição na produção de louças de mesa na região de Campo Largo, a Capital da Louça, no Paraná: investigação histórica das décadas de 1920 a 1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-01112018-174624/ |
Resumo: | Em Campo Largo existe uma concentração de fábricas para a produção de louças de mesa branca de uso doméstico e por conta disso, em dezembro de 2010, a Lei no. 16.773, declarou \"O Município de Campo Largo como Capital da Louça, Porcelana de Mesa e da Cerâmica do Estado do Paraná\", tal evento pareceu confirmar um processo de formalização e de uma ritualização, que carrega do passado práticas desenvolvidas por meio de uma tradição. Para realizar o estudo que envolveu a história da produção de louças nesse município, uma questão central norteadora foi formulada buscando responder ao que se pode depreender do design de louças de mesa branca de uso doméstico, produzidas em Campo Largo, nas décadas de 1920 a 1960? Para responder à essa questão um estudo voltado para o paradigma qualitativo, na modalidade histórica, foi aplicado e como métodos de coletas de informações, entrevistas individuais e semiestruturadas, além delas, também foram feitas consultas a acervos particulares, de museus, memoriais, documentos históricos e consultas a dados da hemeroteca. As informações geradas pela coleta dos dados foram interpretadas e depois disso, divididas em categorias temáticas, utilizadas para responder a 4 questões que derivaram da questão central. A reconstituição realizada a partir dos dados encontrados de fábricas que existiram no início do século XX possibilitaram a geração de um documento que resgatou um passado, resultado da formação de uma rede de máquinas e equipamentos, associadas a assentamentos humanos que formaram um parque industrial que impactou no design da louça de mesa branca e também foi impactado por ela. Identificar oficialmente a cidade como sendo a Capital da Louça é indício de que um produto pode ser reflexo da sua história cultural, política e econômica além de ter, também, influenciado a construção de valores e hábitos nesse território. |
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A tradição na produção de louças de mesa na região de Campo Largo, a Capital da Louça, no Paraná: investigação histórica das décadas de 1920 a 1960The tradition in the manufacturing of white tableware in the region of Campo Largo in the State of Paraná: Historical ResearchCampo LargoCampo Largo.Indústrias de louças de mesaindustries of tablewareLouça de mesa branca para uso domésticoTradiçãotraditionwhite tableware for domestic useEm Campo Largo existe uma concentração de fábricas para a produção de louças de mesa branca de uso doméstico e por conta disso, em dezembro de 2010, a Lei no. 16.773, declarou \"O Município de Campo Largo como Capital da Louça, Porcelana de Mesa e da Cerâmica do Estado do Paraná\", tal evento pareceu confirmar um processo de formalização e de uma ritualização, que carrega do passado práticas desenvolvidas por meio de uma tradição. Para realizar o estudo que envolveu a história da produção de louças nesse município, uma questão central norteadora foi formulada buscando responder ao que se pode depreender do design de louças de mesa branca de uso doméstico, produzidas em Campo Largo, nas décadas de 1920 a 1960? Para responder à essa questão um estudo voltado para o paradigma qualitativo, na modalidade histórica, foi aplicado e como métodos de coletas de informações, entrevistas individuais e semiestruturadas, além delas, também foram feitas consultas a acervos particulares, de museus, memoriais, documentos históricos e consultas a dados da hemeroteca. As informações geradas pela coleta dos dados foram interpretadas e depois disso, divididas em categorias temáticas, utilizadas para responder a 4 questões que derivaram da questão central. A reconstituição realizada a partir dos dados encontrados de fábricas que existiram no início do século XX possibilitaram a geração de um documento que resgatou um passado, resultado da formação de uma rede de máquinas e equipamentos, associadas a assentamentos humanos que formaram um parque industrial que impactou no design da louça de mesa branca e também foi impactado por ela. Identificar oficialmente a cidade como sendo a Capital da Louça é indício de que um produto pode ser reflexo da sua história cultural, política e econômica além de ter, também, influenciado a construção de valores e hábitos nesse território.In Campo Largo in the State of Paraná - Brazil, there is a concentration of factories that manufacture white tableware for domestic use, and because of that, in December 2010 the law no 16.773, decreed Campo Largo as \"Parana\'s white tableware capital\". Such event might have confirmed a process of formalization and a ritualization which carries from the past practices developed by means of a tradition. In order to carry out the research that included the history of the manufacturing of white tableware in this city, a fundamental guiding question was made up, seeking to answer what can be understood from the design of white tableware for domestic use manufactured in the city of Campo Largo, from the 1920\'s to the 1960\'s. To answer such question, a study focused on the qualitative paradigm with emphasis on the historic genre has been carried out using as data collect methods such as: in-depth interviews, visits to museums, visits to private collections, memorials and also the analysis of historic documents and newspapers. The information generated by the data collect was interpreted and then divided into thematic categories used to answer four questions derived from the fundamental one. The reconstitution made from the data found from factories that had been around in the early twentieth century enabled the generation of a document that rescued a past, which was the result of the formation of a network of machines and equipment, associated with human settlements, which in turn made up an industrial complex that impacted on the design of white tableware, and was also impacted by its design. Identifying officially the city of Campo Largo as being the capital of white tableware implies that a product can reflect its cultural, political and economic history and also this product has influenced the construction of values and habits in that territory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Luís Cláudio Portugal doRocha, Leticia de Sá2018-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-01112018-174624/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-01112018-174624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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