Semioses das imersões sci-nestésicas: uma diagramática das obras de arte em espaços expositivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lívia Cristina de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-30082021-214208/
Resumo: Esta tese tem como objetivo diagramar possibilidades de experiência e relações fruitivas entre corpos e signos de obras de arte em audiovisualidades de espaços expositivos. Por espaços expositivos entendem-se museus contemporâneos, galerias de arte e institutos culturais. A hipótese é que a possibilidade da imersão nas obras de arte dos espaços expositivos pode ser entendida como sci-nestésica - hipótese esta que é também conceito e esqueleto de relações para a elaboração de uma máquina de inferências e raciocínios lógico - com metodologia estruturada nas semióticas de Charles Peirce e Iuri Lótman e estudos dos processos tradutórios das linguagens. Em tal diagrama, a proposta da imersão sci-nestésica surge a partir de três planos distintos: (i) sinestesia como fenômenos de cruzamentos modais perceptivos, combinatórias de texturas sonoras e visuais e ressonância háptica em experiência corpórea integral, com a diluição da segmentação entre sentidos; (ii) sinestesia como cinestesia, considerando a imagem em movimento como latência corpórea entre a propriocepção, a exploração do corpo perante curadorias e o próprio deslocamento háptico e tradutório proporcionado por obras; (iii) sinestesia como sci-nestesia como uma experiência proporcionada por obras que são geradas por imagens técnicas (numéricas e binárias) e que estabelecem uma relação sistêmica entre corpos e máquinas, em uma sci-nestesia onde a experiência passa necessariamente, em diferentes graus, por digitalizações - seja na mixagem, no processamento, projeção ou no próprio modo de exibição. O desenho icônico-diagramático será proposto de duas formas distintas, mas que se complementam: por meio de uma pirâmide para análises de sinalizações sci-nestésicas quantitativas e fatores para a sci-nestesia, e outro, com uma versão mais qualitativa - não segmentando categorias, mas tentando pontuar uma série de características: (i) traduções intersemióticas por sistemas computacionais; (ii) traduções intersemióticas por componentes subjetivos; (iii) componentes hápticos e combinatória de efeitos; (iv) cinestesias em imagens em movimentos e sistemas multitelas; (v) propriocepção e relações do corpo no espaço curatorial, virtual e digital. Dentre artistas que possuem obras analisadas estão: Vivian Caccuri, Mariana Manhães, VJ Suave, Anri Sala, Bill Viola, Arthur Jafa e obras da Plastic Studios (Bound) e do Culturespaces (Starry Night).
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Em tal diagrama, a proposta da imersão sci-nestésica surge a partir de três planos distintos: (i) sinestesia como fenômenos de cruzamentos modais perceptivos, combinatórias de texturas sonoras e visuais e ressonância háptica em experiência corpórea integral, com a diluição da segmentação entre sentidos; (ii) sinestesia como cinestesia, considerando a imagem em movimento como latência corpórea entre a propriocepção, a exploração do corpo perante curadorias e o próprio deslocamento háptico e tradutório proporcionado por obras; (iii) sinestesia como sci-nestesia como uma experiência proporcionada por obras que são geradas por imagens técnicas (numéricas e binárias) e que estabelecem uma relação sistêmica entre corpos e máquinas, em uma sci-nestesia onde a experiência passa necessariamente, em diferentes graus, por digitalizações - seja na mixagem, no processamento, projeção ou no próprio modo de exibição. O desenho icônico-diagramático será proposto de duas formas distintas, mas que se complementam: por meio de uma pirâmide para análises de sinalizações sci-nestésicas quantitativas e fatores para a sci-nestesia, e outro, com uma versão mais qualitativa - não segmentando categorias, mas tentando pontuar uma série de características: (i) traduções intersemióticas por sistemas computacionais; (ii) traduções intersemióticas por componentes subjetivos; (iii) componentes hápticos e combinatória de efeitos; (iv) cinestesias em imagens em movimentos e sistemas multitelas; (v) propriocepção e relações do corpo no espaço curatorial, virtual e digital. Dentre artistas que possuem obras analisadas estão: Vivian Caccuri, Mariana Manhães, VJ Suave, Anri Sala, Bill Viola, Arthur Jafa e obras da Plastic Studios (Bound) e do Culturespaces (Starry Night).This thesis aims to provide a diagram of possibilities of experience and fruitive relationships between bodies and signs of audiovisual artworks in exhibition spaces. Exhibition spaces, here, include contemporary museums, art galleries and cultural institutes. The hypothesis is that the possibility of immersion in the artworks exhibited in those spaces can be understood as sci-nesthetic - a hypothesis that is also a concept, and serves as a skeleton of relationships for elaborating a machine of inferences and logical reasoning - with a methodology based in the semiotics of Charles Peirce and of Yuri Lotman, and in translation studies. In this diagram, the proposal for sci-nesthetic immersion arises from three distinct planes: (i) synesthesia understood as phenomena of perceptual modal crossings, combinations of sound and visual textures and haptic resonance in integral body experience, with the dilution of segmentation between senses; (ii) synesthesia understood as kinesthesia, considering the moving image as a bodily latency between proprioception, the exploration of the body in face of the curatorship, and the haptic and translational displacement provided by artworks; (iii) synesthesia understood as sci-nestesia: an experience provided by artworks that are generated by technical images (numerical and binary), and which establish a systemic relationship between bodies and machines, in a sci-nestesia where the experience necessarily includes, in different degrees, some digitalization - whether in the mixing, processing, projection or in the mode of display itself. The iconic-diagrammatic design will be proposed in two distinct and complementary ways: by means of a pyramid for analysis of quantitative sci-nesthetic signaling and factors for sci-nestesia, and another, with a more qualitative version - not segmenting categories, but trying to underline a series of characteristics: (i) intersemiotic translations by computer systems; (ii) intersemiotic translations by subjective components; (iii) haptic components and combinations of effects; (iv) kinesthesia in motion images and multi-screen systems; (v) proprioception and relations of the body in the curatorial, virtual and digital space. Artists whose works are analyzed include: Vivian Caccuri, Mariana Manhães, VJ Suave, Anri Sala, Bill Viola, Arthur Jafa and works by Plastic Studios (Bound) and Culturespaces (Starry Night).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Irene de AraujoMachado, Lívia Cristina de Souza2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-30082021-214208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-31T02:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082021-214208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T02:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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