Jovens e adultos no mercado de trabalho: impacto dos programas de transferência condicional de renda e uma análise agregada usando séries temporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Andrea Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-02102007-134755/
Resumo: Esta tese propõe-se a investigar a relação entre o trabalho infanto-juvenil e o trabalho adulto, sob o ponto de vista das famílias e do mercado, através de dois ensaios. No primeiro ensaio, investiga-se o impacto do programa Bolsa Escola sobre o trabalho de crianças e adultos. Programas de transferência condicional de renda, como o Bolsa Escola, tornaram-se bastante utilizados em países pobres e em desenvolvimento como uma forma de aliviar a pobreza presente e incentivar investimentos em capital humano que podem levar as famílias (e indivíduos) a melhores condições de vida no longo prazo. No entanto, esses programas podem influenciar a decisão de trabalhar entre os membros das famílias beneficiárias. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – PNAD 2003, conclui-se que o programa Bolsa Escola reduz a probabilidade de trabalho das crianças mas, condicional à decisão de trabalhar, a jornada de trabalho não é alterada. Por outro lado, a decisão de trabalho de pais e mães não é afetada pela participação no programa, mas a jornada semanal é alterada nas famílias que participam do Bolsa Escola. O objetivo do segundo ensaio é investigar a relação entre o emprego de jovens e adultos no Brasil sob o ponto de vista do mercado de trabalho. Utilizam-se dados da Pesquisa Mensal de Emprego – PME de janeiro de 1991 a dezembro de 1999 e o ferramental econométrico de séries temporais. Os resultados obtidos mostram que o emprego de jovens está positivamente relacionado com o emprego de homens e mulheres adultos.
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