Entre textos e contextos: a história intelectual de Martin Jay
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26082020-172840/ |
Resumo: | A presente dissertação investiga o modelo de conhecimento histórico concreto que Martin Jay propõe para sua área de atuação, a História Intelectual. Em tal modelo, as noções de mônada e constelação caracterizam um projeto metodológico que é viável na prática do historiador, e no qual os pressupostos teóricos mais fundamentais são a dialética e a primazia da não-identidade. Além disso, a dissertação também investiga o encadeamento entre seus diversos interesses teóricos, entre os quais se destacam o interesse na Escola de Frankfurt, na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e nos problemas postos pela desconstrução. Nesse sentido, o argumento central é que em seu modelo teórico-metodológico estão implícitos todos esses interesses e outros. |
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Entre textos e contextos: a história intelectual de Martin JayBetween texts and contexts: the intellectual history of Martin JayEstados UnidosHistória intelectualIntellectual historyMartin JayMartin JayUnited StatesA presente dissertação investiga o modelo de conhecimento histórico concreto que Martin Jay propõe para sua área de atuação, a História Intelectual. Em tal modelo, as noções de mônada e constelação caracterizam um projeto metodológico que é viável na prática do historiador, e no qual os pressupostos teóricos mais fundamentais são a dialética e a primazia da não-identidade. Além disso, a dissertação também investiga o encadeamento entre seus diversos interesses teóricos, entre os quais se destacam o interesse na Escola de Frankfurt, na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e nos problemas postos pela desconstrução. Nesse sentido, o argumento central é que em seu modelo teórico-metodológico estão implícitos todos esses interesses e outros.The present dissertation investigates the model of concrete historical knowledge that Martin Jay proposes for his area of activity, Intellectual History. In such a model, the notions of monad and constellation characterize a methodological project that is viable in the practice of historians, and in which the most basic theoretical assumptions are the dialectics and the primacy of non-identity. In addition, the dissertation also investigates the link between his various theoretical interests, among which are the interest in the Frankfurt School, in the hermeneutics of Hans-Georg Gadamer and in the problems posed by deconstruction. In this sense, the central argument is that all these interests, and others, are implicit in his theoretical-methodological model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Jose AntonioPenteado, Cecília Magalhães e Ribeiro2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26082020-172840/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-27T02:13:01Zoai:teses.usp.br:tde-26082020-172840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-27T02:13:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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