Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166 |
Resumo: | Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições. Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira. |
id |
USP-41_ba56abb602dcc37bceafe7f3a8988783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/214166 |
network_acronym_str |
USP-41 |
network_name_str |
Tempo Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin JayA century of the Frankfurt School: a conversation with Martin JayFrankfurt SchoolCritical TheoryMartin JayEscola de FrankfurtTeoria CríticaMartin JayEm 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições. Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira.In 2023, the Institute for Social Research in Frankfurt celebrates its 100th birthday. Since then, the “Frankfurt School” carried out a broad diagnosis of the permanence of capitalism and its contradictions. Until the mid-1960s, however, the English-speaking world was still relatively unaware of the important legacy of this experience. Largely responsible for reversing this situation, is published in 1973 the work Dialectic Imagination: A History of the Frankfurt School and the Institute of Social Research 1923-1950, by Martin Jay. In this conversation with the author, we discuss the history and assumptions of critical theory, its relationship with other currents of thought and, finally, its contemporaneity and relevance for thinking about the peripheral Brazilian situation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/21416610.11606/0103-2070.ts.2023.214166Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 191-214Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 191-214Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 191-2141809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166/201195Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstevez, Lucas Fiaschetti2023-12-15T19:30:57Zoai:revistas.usp.br:article/214166Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-12-15T19:30:57Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay A century of the Frankfurt School: a conversation with Martin Jay |
title |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
spellingShingle |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay Estevez, Lucas Fiaschetti Frankfurt School Critical Theory Martin Jay Escola de Frankfurt Teoria Crítica Martin Jay |
title_short |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
title_full |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
title_fullStr |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
title_full_unstemmed |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
title_sort |
Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay |
author |
Estevez, Lucas Fiaschetti |
author_facet |
Estevez, Lucas Fiaschetti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevez, Lucas Fiaschetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frankfurt School Critical Theory Martin Jay Escola de Frankfurt Teoria Crítica Martin Jay |
topic |
Frankfurt School Critical Theory Martin Jay Escola de Frankfurt Teoria Crítica Martin Jay |
description |
Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições. Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166 10.11606/0103-2070.ts.2023.214166 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166 |
identifier_str_mv |
10.11606/0103-2070.ts.2023.214166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166/201195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevez http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevez http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 191-214 Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 191-214 Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 191-214 1809-4554 0103-2070 reponame:Tempo Social (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Tempo Social (Online) |
collection |
Tempo Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
temposoc@edu.usp.br |
_version_ |
1800221917815242752 |