Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevez, Lucas Fiaschetti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166
Resumo: Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições.  Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira.
id USP-41_ba56abb602dcc37bceafe7f3a8988783
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/214166
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin JayA century of the Frankfurt School: a conversation with Martin JayFrankfurt SchoolCritical TheoryMartin JayEscola de FrankfurtTeoria CríticaMartin JayEm 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições.  Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira.In 2023, the Institute for Social Research in Frankfurt celebrates its 100th birthday. Since then, the “Frankfurt School” carried out a broad diagnosis of the permanence of capitalism and its contradictions. Until the mid-1960s, however, the English-speaking world was still relatively unaware of the important legacy of this experience. Largely responsible for reversing this situation, is published in 1973 the work Dialectic Imagination: A History of the Frankfurt School and the Institute of Social Research 1923-1950, by Martin Jay. In this conversation with the author, we discuss the history and assumptions of critical theory, its relationship with other currents of thought and, finally, its contemporaneity and relevance for thinking about the peripheral Brazilian situation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/21416610.11606/0103-2070.ts.2023.214166Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 191-214Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 191-214Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 191-2141809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166/201195Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstevez, Lucas Fiaschetti2023-12-15T19:30:57Zoai:revistas.usp.br:article/214166Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-12-15T19:30:57Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
A century of the Frankfurt School: a conversation with Martin Jay
title Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
spellingShingle Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
Estevez, Lucas Fiaschetti
Frankfurt School
Critical Theory
Martin Jay
Escola de Frankfurt
Teoria Crítica
Martin Jay
title_short Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
title_full Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
title_fullStr Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
title_full_unstemmed Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
title_sort Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay
author Estevez, Lucas Fiaschetti
author_facet Estevez, Lucas Fiaschetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevez, Lucas Fiaschetti
dc.subject.por.fl_str_mv Frankfurt School
Critical Theory
Martin Jay
Escola de Frankfurt
Teoria Crítica
Martin Jay
topic Frankfurt School
Critical Theory
Martin Jay
Escola de Frankfurt
Teoria Crítica
Martin Jay
description Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições.  Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166
10.11606/0103-2070.ts.2023.214166
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166
identifier_str_mv 10.11606/0103-2070.ts.2023.214166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/214166/201195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lucas Fiaschetti Estevez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; Vol. 35 No. 3 (2023); 191-214
Tempo Social; v. 35 n. 3 (2023); 191-214
Tempo Social; Vol. 35 Núm. 3 (2023); 191-214
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1800221917815242752